Duas formas da recepção das idéias de Lukács no Brasil: estética e ontologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Nieri, Ederaldo Luiz [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/88524
Resumo: Este trabalho se propôs a abordar dois momentos da receptividade das idéias de Lukács no Brasil: a das idéias filosófico-estéticas; a das idéias filosófico-ontológicas. Demonstrou-se que o significativo consiste no caráter ídeo-político que se conferiu a ambos momentos – configurando uma unidade de continuidade-descontinuidade. No decurso dos anos 1960, jovens comunistas inspiraram-se nas idéias estéticas do filósofo para a elaboração de um projeto de política cultural como um momento de uma “renovação” política (do PCB). Neste contexto, se enfatizou dois pontos: que a política cultural de extração lukacsiana é incompatível com a tradição cultural do partido, que, no campo específico da arte, além de determinar-se por categoriais não-imanentes à produção estético-artística, caracterizara-se por elementos estéticos de extração stalinistazhadnovista; e, que em razão de conceber dialeticamente as relações entre as revoluções burguesa e proletária, As Teses de Blum se distinguem das Teses (de extração terceiro-internacionalista stalinizada) estratégico-políticas propugnadas pelo PCB após 1958. Mediados pelas idéias ontológicas de Lukács, no contexto do capitalismo contemporâneo, autores marxistas (Sérgio Lessa, Ricardo Antunes, José Chasin, José Paulo Netto, Ivo Tonet), explicitam, primeiro, a falácia das teses que propugnam a descentralidade do trabalho do mundo humano-social, segundo, que a determinação do trabalho como o fundamento ontológico do ser social une-se à imperiosa necessidade de se emancipar a humanidade dos ditames do capital – neste sentido, conferem à sua adoção destas idéias lukacsianas, ainda que no âmbito das atividades acadêmicas, uma dimensão ídeo-política. Enfatizou-se esta dimensão em três momentos: mediante a explicitação de que o trabalho abstrato fundamenta as sociedades contemporâneas...
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Neste contexto, se enfatizou dois pontos: que a política cultural de extração lukacsiana é incompatível com a tradição cultural do partido, que, no campo específico da arte, além de determinar-se por categoriais não-imanentes à produção estético-artística, caracterizara-se por elementos estéticos de extração stalinistazhadnovista; e, que em razão de conceber dialeticamente as relações entre as revoluções burguesa e proletária, As Teses de Blum se distinguem das Teses (de extração terceiro-internacionalista stalinizada) estratégico-políticas propugnadas pelo PCB após 1958. Mediados pelas idéias ontológicas de Lukács, no contexto do capitalismo contemporâneo, autores marxistas (Sérgio Lessa, Ricardo Antunes, José Chasin, José Paulo Netto, Ivo Tonet), explicitam, primeiro, a falácia das teses que propugnam a descentralidade do trabalho do mundo humano-social, segundo, que a determinação do trabalho como o fundamento ontológico do ser social une-se à imperiosa necessidade de se emancipar a humanidade dos ditames do capital – neste sentido, conferem à sua adoção destas idéias lukacsianas, ainda que no âmbito das atividades acadêmicas, uma dimensão ídeo-política. Enfatizou-se esta dimensão em três momentos: mediante a explicitação de que o trabalho abstrato fundamenta as sociedades contemporâneas...This work has the objective to learn about two moments of receptivity of the ideas of Lukács here in Brazil: Philosophical Esthetics and Philosophcal-Ontologics. It demonstrated it`s importance based on the aspect of political ideology in both cases forming a unity of continuitydiscontinuity. In the nineteen sixties young communist were inspired by the esthetics of the philosopher to formulate a political-cultural project as part of renovating political ideas (PCB). In this context two important aspects were enphesized: the political-cultural views of Lukács are incompatible with the cultural tradition of the party, arts specifically, are not judged on there esthetic artistic value, but are more an enlightening on esthetics based on Stalin-Zhadnov; because of that there is a dialectic relationship between the bourgeois and proletarian revolution. The Blum Theses distinguish them selves from the Theses (influenced by the third international under Stalin) political strategies defended by the PCB party after 1958. Applying the ontological ideas of Lukács to contemporary capitalism, marxist authors like (Sérgio Lessa, Ricardo Antunes, José Chasin, José Paulo Netto, Ivo Tonet) in first place show fallacy In the theory that defend decentralization of work in the human social society, secondly a definition of work as an ontological foundation that meets the imposing necessity to overcome exploration by capital and in this way they atribute to the receptivity of Lukács ontology ideas, although in the academic world this was a political ideology. In three occasions this ideology demonstrated itself: highlighting that employment is the fundament of contemporary society which confirms Marx social theory to confront the consequences of offensive capital over work; by defending the thesis of ontological dependency of other social interactives in relation to work...(Complete abstract, acess undermentioned eletronic adress)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roio, Marcos Tadeu Del [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nieri, Ederaldo Luiz [UNESP]2014-06-11T19:23:30Z2014-06-11T19:23:30Z2007-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 f.application/pdfNIERI, Ederaldo Luiz. Duas formas da recepção das idéias de Lukács no Brasil: estética e ontologia. 2007. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2007.http://hdl.handle.net/11449/88524000492323nieri_el_me_mar.pdf33004110042P81034829852338994Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T06:04:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88524Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:04:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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