Dificuldades de aprendizagem de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Fonte, Camila Camargo Diniz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/191520
Resumo: A presente pesquisa levantou os dados das dificuldades de aprendizagem dos alunos do final de ciclo (3º e 5º ano), do Ensino Fundamental I, de uma escola na região periférica do Município de Rio Claro- SP. A escolha pela escola ocorreu em decorrência da queixa constante de alunos com muitas dificuldades de aprendizagem, o que configura um cenário de angústia, por parte da equipe escolar, assim como pela gestão e Secretaria Municipal da Educação. Foram investigados dados relativos as características das dificuldades de aprendizagem, com base na percepção dos professores que regem essas classes, bem como verificado os fatores que esses docentes apontam como causa da dificuldade dos alunos. Metodologicamente foi aplicado um questionário em que os professores responderam a respeito das dificuldades de cada aluno. Os resultados mostraram que os alunos de 3º ano são os que mais apresentam dificuldades de aprendizagem em relação aos alunos de 5º ano, já que representam 37,2% dos alunos com D.A e nas salas de aula dos 5º ano, estima-se que 22,6% dos alunos apresentam as dificuldades de aprendizagem, índice alto para apenas uma escola. Há dificuldades de aprendizagem de alunos em todas as salas de aula que foram estudadas. Em relação as principais características baseando nas informações dadas pelas professoras, as dificuldades de aprendizagem dos alunos está na falta de atenção e concentração, problemas familiares, memória, dificuldades na leitura, na escrita e no raciocínio lógico matemático e a questão comportamental daqueles alunos que conversam muito até os alunos considerados por elas como apáticos e tímido.Em relação aos fatores determinantes sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, em primeiro lugar foi considerado pelas professoras o fator social, em segundo familiar, terceiro psicológico, quarto cognitivo e por último o fator metodológico. Sobre as intervenções educativas, todas as professoras apontam procedimentos e estratégias diferenciadas para esses alunos, assim como o encaminhamento para as aulas de reforço, oferecido pela Secretaria Municipal da Educação do Município. Essa pesquisa possibilitou um melhor entendimento sobre a temática das dificuldades de aprendizagem no contexto desta unidade escolar, instigando a reflexão sobre as metodologias da escola, ações da Secretaria Municipal da Educação do município e participação da comunidade.
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Metodologicamente foi aplicado um questionário em que os professores responderam a respeito das dificuldades de cada aluno. Os resultados mostraram que os alunos de 3º ano são os que mais apresentam dificuldades de aprendizagem em relação aos alunos de 5º ano, já que representam 37,2% dos alunos com D.A e nas salas de aula dos 5º ano, estima-se que 22,6% dos alunos apresentam as dificuldades de aprendizagem, índice alto para apenas uma escola. Há dificuldades de aprendizagem de alunos em todas as salas de aula que foram estudadas. Em relação as principais características baseando nas informações dadas pelas professoras, as dificuldades de aprendizagem dos alunos está na falta de atenção e concentração, problemas familiares, memória, dificuldades na leitura, na escrita e no raciocínio lógico matemático e a questão comportamental daqueles alunos que conversam muito até os alunos considerados por elas como apáticos e tímido.Em relação aos fatores determinantes sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, em primeiro lugar foi considerado pelas professoras o fator social, em segundo familiar, terceiro psicológico, quarto cognitivo e por último o fator metodológico. Sobre as intervenções educativas, todas as professoras apontam procedimentos e estratégias diferenciadas para esses alunos, assim como o encaminhamento para as aulas de reforço, oferecido pela Secretaria Municipal da Educação do Município. Essa pesquisa possibilitou um melhor entendimento sobre a temática das dificuldades de aprendizagem no contexto desta unidade escolar, instigando a reflexão sobre as metodologias da escola, ações da Secretaria Municipal da Educação do município e participação da comunidade.The present research collected data on learning difficulties of the students of the end of the cycle (3rd and 5th grade), of the Elementary School I, of a school in the peripheral region of Rio Claro-SP. The choice for the school was due to the constant complaint of students with many learning difficulties, which configures a scenario of distress on the part of the school staff, as well as by the management and the Municipal Department of Education. Data regarding the characteristics of learning difficulties were investigated, based on the perception of the teachers who govern these classes, as well as the factors that these teachers point out as the cause of the students' difficulties. Methodologically a questionnaire was applied in which the teachers answered about the difficulties of each student. The results showed that students in the 3rd year are the ones with more learning difficulties compared to students in the 5th grade, since they represent 37.2% of the students with AD and in the 5th grade classrooms, it is estimated that 22 , 6% of students have learning disabilities, a high rate for only one school. There are student learning difficulties in all classrooms that have been studied. Regarding the main characteristics based on the information given by the teachers, the students' learning difficulties are lack of attention and concentration, family problems, memory, reading difficulties, writing and logical mathematical reasoning and the behavioral question of those students who talk. very much even the students considered by them as apathetic and shy. Regarding the determining factors on the students' learning difficulties, the teachers first considered the social factor, the second family member, the psychological third, the cognitive fourth and the last factor. Methodological Regarding educational interventions, all teachers indicate different procedures and strategies for these students, as well as the referral to the reinforcement classes, offered by the Municipal Secretariat of Education of the Municipality. This research enabled a better understanding of the learning disability theme in the context of this school unit, prompting reflection on the school's methodologies, actions of the municipality's Municipal Secretariat of Education and community participation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonte, Camila Camargo Diniz2020-02-04T14:05:15Z2020-02-04T14:05:15Z2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19152000092875033004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:12:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191520Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:12:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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