Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Fusco, Natália [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89919
Resumo: Escolares com dislexia do desenvolvimento apresentam alterações perceptivas visuais pelo fato de apresentarem disfunções em áreas cerebrais responsáveis pela percepção viso-espaciais implícitas na grafia. Para que o escolar seja capaz de ler e escrever é necessário que ele chegue a um grau de maturidade, quanto as habilidade de percepção viso motora, por esta razão a habilidade de percepção viso-motora é fundamental para o sucesso escolar. Esta pesquisa foi desenvolvida em dois estudos: o estudo 1, com o objetivo de elaborar um programa de intervenção com as habilidades de percepto-viso-motora. Como parte da metodologia foram elaboradas exercícios para o trabalho com a coordenação viso-motora, a discriminação visual, a memória visual, a relação viso- espacial, a constância de forma, a memória sequencial, a figura-fundo visual e a closura visual. O estudo piloto foi realizado com 5 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia em 12 sessões individuais de 40 minutos. Os resultados indicaram a necessidade de reestruturação de alguns itens do programa de intervenção o que tornou o mesmo com aplicabilidade para utilização com escolares com dislexia. O estudo 2 teve como objetivo verificar a eficácia do programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motora em escolares com dislexia do desenvolvimento. Participaram deste estudo 20 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental público da cidade de Marília-SP, na faixa etária de oito a 11 anos e 11 meses de idade, sendo distribuídos nos seguintes grupos: GI (10 escolares com dislexia do desenvolvimento) e GII (10 escolares com bom desempenho acadêmico). Em situação de pré e pós testagem, todos os grupos deste estudo foram submetidos à aplicação do Teste de Habilidades Perceptuais Visuais (TVPS-3) e a análise da escrita foi realizada...
id UNSP_70c2b4250d043f270b83aa8c7582ae76
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89919
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimentoEscritaFonoaudiologiaApredizagemDislexiaEscolares com dislexia do desenvolvimento apresentam alterações perceptivas visuais pelo fato de apresentarem disfunções em áreas cerebrais responsáveis pela percepção viso-espaciais implícitas na grafia. Para que o escolar seja capaz de ler e escrever é necessário que ele chegue a um grau de maturidade, quanto as habilidade de percepção viso motora, por esta razão a habilidade de percepção viso-motora é fundamental para o sucesso escolar. Esta pesquisa foi desenvolvida em dois estudos: o estudo 1, com o objetivo de elaborar um programa de intervenção com as habilidades de percepto-viso-motora. Como parte da metodologia foram elaboradas exercícios para o trabalho com a coordenação viso-motora, a discriminação visual, a memória visual, a relação viso- espacial, a constância de forma, a memória sequencial, a figura-fundo visual e a closura visual. O estudo piloto foi realizado com 5 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia em 12 sessões individuais de 40 minutos. Os resultados indicaram a necessidade de reestruturação de alguns itens do programa de intervenção o que tornou o mesmo com aplicabilidade para utilização com escolares com dislexia. O estudo 2 teve como objetivo verificar a eficácia do programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motora em escolares com dislexia do desenvolvimento. Participaram deste estudo 20 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental público da cidade de Marília-SP, na faixa etária de oito a 11 anos e 11 meses de idade, sendo distribuídos nos seguintes grupos: GI (10 escolares com dislexia do desenvolvimento) e GII (10 escolares com bom desempenho acadêmico). Em situação de pré e pós testagem, todos os grupos deste estudo foram submetidos à aplicação do Teste de Habilidades Perceptuais Visuais (TVPS-3) e a análise da escrita foi realizada...Students with developmental dyslexia have visual perceptual difficulties caused by dysfunctions in brain areas which are responsible for visuospatial perception implicit in writing. For the student being able to read and write it is necessary a level of maturity, regarding the ability of perception visuo-motor, therefore the ability to visual-motor perception is fundamental for school success. This research was conducted in two studies: Study 1, with the aim was to elaborate an intervention program with perceptual-visual-motor skills. As part of the methodology, it was developed exercises to work with visual-motor coordination, visual discrimination, visual memory, visual-spatial relationship, constancy of form, sequential memory, figure-ground visual and visual closura. The pilot study was conducted with 5 children with interdisciplinary diagnosed of dyslexia submitted in 12 individual sessions of 40 minutes. The results indicated the need of restructuring of some items of the intervention program which allowed the program to become applicable for use with students with dyslexia. The Study 2 aimed to verify the effectiveness of the intervention program with perceptual-visual-motor skills in students with developmental dyslexia. Twenty students participated of this study, from 3rd to 5th grade of elementary public school in Marília-SP, aged between 8 years old to 11 years and 11 months years, being divided into two groups: GI (10 students with developmental dyslexia) and GII (10 students with good academic performance). In pre and post testing, all groups in this study were submitted to the Visual Perceptual Skills Test (TVPs-3) and written analysis performed by writing Scale Dysgraphia. The results were statistically analyzed and showed that both groups of students showed dysgraphia in pre testing, however students with developmental... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Germano, Giseli Donadon [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fusco, Natália [UNESP]2014-06-11T19:24:15Z2014-06-11T19:24:15Z2013-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 f.application/pdfFUSCO, Natália. Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento. 2013. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/89919000718958fusco_n_me_mar.pdf33004110045P79057316530389548Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89919Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-08T06:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento
title Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento
spellingShingle Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento
Fusco, Natália [UNESP]
Escrita
Fonoaudiologia
Apredizagem
Dislexia
title_short Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_full Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_fullStr Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_full_unstemmed Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_sort Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento
author Fusco, Natália [UNESP]
author_facet Fusco, Natália [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Germano, Giseli Donadon [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fusco, Natália [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Fonoaudiologia
Apredizagem
Dislexia
topic Escrita
Fonoaudiologia
Apredizagem
Dislexia
description Escolares com dislexia do desenvolvimento apresentam alterações perceptivas visuais pelo fato de apresentarem disfunções em áreas cerebrais responsáveis pela percepção viso-espaciais implícitas na grafia. Para que o escolar seja capaz de ler e escrever é necessário que ele chegue a um grau de maturidade, quanto as habilidade de percepção viso motora, por esta razão a habilidade de percepção viso-motora é fundamental para o sucesso escolar. Esta pesquisa foi desenvolvida em dois estudos: o estudo 1, com o objetivo de elaborar um programa de intervenção com as habilidades de percepto-viso-motora. Como parte da metodologia foram elaboradas exercícios para o trabalho com a coordenação viso-motora, a discriminação visual, a memória visual, a relação viso- espacial, a constância de forma, a memória sequencial, a figura-fundo visual e a closura visual. O estudo piloto foi realizado com 5 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia em 12 sessões individuais de 40 minutos. Os resultados indicaram a necessidade de reestruturação de alguns itens do programa de intervenção o que tornou o mesmo com aplicabilidade para utilização com escolares com dislexia. O estudo 2 teve como objetivo verificar a eficácia do programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motora em escolares com dislexia do desenvolvimento. Participaram deste estudo 20 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental público da cidade de Marília-SP, na faixa etária de oito a 11 anos e 11 meses de idade, sendo distribuídos nos seguintes grupos: GI (10 escolares com dislexia do desenvolvimento) e GII (10 escolares com bom desempenho acadêmico). Em situação de pré e pós testagem, todos os grupos deste estudo foram submetidos à aplicação do Teste de Habilidades Perceptuais Visuais (TVPS-3) e a análise da escrita foi realizada...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-28
2014-06-11T19:24:15Z
2014-06-11T19:24:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FUSCO, Natália. Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento. 2013. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/89919
000718958
fusco_n_me_mar.pdf
33004110045P7
9057316530389548
identifier_str_mv FUSCO, Natália. Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento. 2013. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
000718958
fusco_n_me_mar.pdf
33004110045P7
9057316530389548
url http://hdl.handle.net/11449/89919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790872546312192