Escola Estadual Bento de Abreu: um estudo das representações sobre um instituição de ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Ancelmo, Muriel Carmo Lameira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90103
Resumo: As instituições escolares assim como as pessoas, são portadoras de memórias. Uma memória gerada em contraposição a outras memórias, que corre ao ritmo do tempo, das pessoas e das gerações. Tendo por finalidade compreender como a sociedade araraquarense construiu representações sobre a Escola Estadual Bento de Abreu, objetivamos investigar como a escola aparece nas representações dos ex-alunos no que diz respeito à concepção de escola de “boa qualidade”. O estudo incide sobre o ensino de nível médio ministrado nessa escola na década de 1970, momento da implementação da Lei Federal 5.692/71 que fixou as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º Graus no país impactando profundamente o funcionamento das escolas e a organização didática pedagógica do ensino básico brasileiro, contribuindo para a intensificação do processo de democratização desse ramo de ensino. A partir da implantação desta nova medida, este estabelecimento educacional passou a oferecer somente ensino de 2º Grau, atendendo ao nome de Instituto de Educação Estadual de 2º Grau “Bento de Abreu”. Valendo-se da história oral como metodologia para coleta e análise dos dados cotejada com a documentação do Arquivo Permanente dessa escola, entrevistamos esses sujeitos que tiveram parte de sua carreira escolar nesta instituição de ensino. A memória desses entrevistados nos permitiu recuperar e investigar as representações dos sujeitos educacionais sobre essa escola, principalmente no que se refere às questões de qualidade do ensino, a relação escola-sociedade, bem como a cultura produzida por essa escola que se inseriu na formação da cultura da cidade de Araraquara. Com esse resgate busca-se compreender e aprofundar o estudo sobre a história dessa instituição educativa, contribuindo para a compreensão da educação secundária no Estado de São Paulo na década de 1970.
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O estudo incide sobre o ensino de nível médio ministrado nessa escola na década de 1970, momento da implementação da Lei Federal 5.692/71 que fixou as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º Graus no país impactando profundamente o funcionamento das escolas e a organização didática pedagógica do ensino básico brasileiro, contribuindo para a intensificação do processo de democratização desse ramo de ensino. A partir da implantação desta nova medida, este estabelecimento educacional passou a oferecer somente ensino de 2º Grau, atendendo ao nome de Instituto de Educação Estadual de 2º Grau “Bento de Abreu”. Valendo-se da história oral como metodologia para coleta e análise dos dados cotejada com a documentação do Arquivo Permanente dessa escola, entrevistamos esses sujeitos que tiveram parte de sua carreira escolar nesta instituição de ensino. A memória desses entrevistados nos permitiu recuperar e investigar as representações dos sujeitos educacionais sobre essa escola, principalmente no que se refere às questões de qualidade do ensino, a relação escola-sociedade, bem como a cultura produzida por essa escola que se inseriu na formação da cultura da cidade de Araraquara. Com esse resgate busca-se compreender e aprofundar o estudo sobre a história dessa instituição educativa, contribuindo para a compreensão da educação secundária no Estado de São Paulo na década de 1970.Educational institutions, like people, are carriers of memories. A memory generated in contrast to other memories, which flows to the rhythm of time, people and generations. Having the aim to understand how the Araraquarense society builds representations about the State School “Bento de Abreu”, we objective to investigate how the school appears in representations of ex-students with respect to conception of school in good quality. The study focuses on teaching of high school ministered in this school in the 1970’s decade, moment of implementation of Federal Law 5.692/71 that fixes Guidelines for teaching 1st and 2nd degrees in the country, impacting profoundly the functioning of schools and the didactical and pedagogical organizations teaching of basic Brazilian education, contributing to the intensification of the democratization process of this branch of education. After the implementation of this new measure, this educational establishment has offered only teaching of 2nd Degree, given the name of State Institute of Education of 2nd Degree “Bento de Abreu”. Drawing on oral history as methodology for collecting and analyzing data collated by recording Permanent Archive of this school, we interviewed those subjects that had part of his school career in this educational institution. The memory of these respondents allowed us to recover and investigate the representations of educational subjects about this school, especially with regard to issues of quality of teaching, a school-society relationship, and the culture produced by this school which was included in the training culture of the city of Araraquara. With this rescue we attempt to understand and deepen the study about the history of this educational institution, contributing to the understanding of secondary education in the State of Sao Paulo in the 1970’s decade.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaloba, Rosa Fátima de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ancelmo, Muriel Carmo Lameira [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2010-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis195 f. : il. (algumas color.), gráfs.application/pdfANCELMO, Muriel Carmo Lameira. Escola Estadual Bento de Abreu: um estudo das representações sobre um instituição de ensino. 2010. 195 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90103000625187ancelmo_mcl_me_arafcl.pdf33004030079P26453276942134992Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T06:15:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90103Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:15:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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