Estabelecimento de um índice de sensibilidade ambiental ao óleo em ambientes fluviais, com o suporte da ferramenta MORPH
Ano de defesa: | 2013 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/92737 |
Resumo: | A presente pesquisa propõe um sistema de classificação que visa determinar a sensibilidade ambiental ao óleo dos diversos ambientes fluviais. Esse sistema de classificação se baseou nos principais sistemas existentes utilizados na atualidade pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), para os principais sistemas fluviais e Grandes Lagos norte americanos e pela Petrobras, para os rios amazônicos. Essa proposição se deve em razão da recorrência cada vez maior de acidentes envolvendo derramamento de óleo em áreas continentais, com consequentes danos ambientais aos cursos fluviais e por não haver um sistema de classificação abrangente, que atenda aos mais diversos tipos de ambientes encontrados em cursos fluviais, pois grande parte dos estudos de sensibilidade estão voltados aos ambientes costeiros. Com isso, para uma melhor avaliação das bibliografias existentes sobre estes sistemas, foi utilizada uma ferramenta de análise denominada MORPH (Modelo Orientado a Representação do Pensamento Humano). Esta ferramenta auxiliou na comparação de muitas variáveis interdependentes, o que possibilitou a identificação dos parâmetros físicos fundamentais utilizados para determinar os principais ambientes que compõem o sistema de classificação. Como resultados foram obtidos os parâmetros físicos fundamentais que devem ser observados para avaliar a sensibilidade ambiental ao óleo, como: tipo e natureza do substrato (substrato rochoso, substratos inconsolidados, estruturas artificiais, substratos vegetados), ação do hidrodinamismo, declividade das feições marginais, fácies dos sistemas deposicionais fluviais e presença de vegetação. Com base nesses parâmetros e nos sistemas de classificação existentes, oito ambientes fluviais foram selecionados para compor um sistema denominado Índice de Sensibilidade Fluvial (ISF). Este sistema propõe que os seguintes ambientes sejam considerados: margens rochosas... |
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Estabelecimento de um índice de sensibilidade ambiental ao óleo em ambientes fluviais, com o suporte da ferramenta MORPHAquatic ecologyGeomorfologia ambientalEcologia aquaticaClassificaçãoRiosAgua - Poluição por petroleoA presente pesquisa propõe um sistema de classificação que visa determinar a sensibilidade ambiental ao óleo dos diversos ambientes fluviais. Esse sistema de classificação se baseou nos principais sistemas existentes utilizados na atualidade pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), para os principais sistemas fluviais e Grandes Lagos norte americanos e pela Petrobras, para os rios amazônicos. Essa proposição se deve em razão da recorrência cada vez maior de acidentes envolvendo derramamento de óleo em áreas continentais, com consequentes danos ambientais aos cursos fluviais e por não haver um sistema de classificação abrangente, que atenda aos mais diversos tipos de ambientes encontrados em cursos fluviais, pois grande parte dos estudos de sensibilidade estão voltados aos ambientes costeiros. Com isso, para uma melhor avaliação das bibliografias existentes sobre estes sistemas, foi utilizada uma ferramenta de análise denominada MORPH (Modelo Orientado a Representação do Pensamento Humano). Esta ferramenta auxiliou na comparação de muitas variáveis interdependentes, o que possibilitou a identificação dos parâmetros físicos fundamentais utilizados para determinar os principais ambientes que compõem o sistema de classificação. Como resultados foram obtidos os parâmetros físicos fundamentais que devem ser observados para avaliar a sensibilidade ambiental ao óleo, como: tipo e natureza do substrato (substrato rochoso, substratos inconsolidados, estruturas artificiais, substratos vegetados), ação do hidrodinamismo, declividade das feições marginais, fácies dos sistemas deposicionais fluviais e presença de vegetação. Com base nesses parâmetros e nos sistemas de classificação existentes, oito ambientes fluviais foram selecionados para compor um sistema denominado Índice de Sensibilidade Fluvial (ISF). Este sistema propõe que os seguintes ambientes sejam considerados: margens rochosas...The present study proposes a classification system that aims to determine the environmental sensitivity to oil in various water way settings. This classification system is based on the main existing systems used today by the National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), for the most important North American rivers and Great Lakes, and by Petrobras, for the Amazon rivers. This proposal came about because of ever increasing reoccurrences of oil spills in areas on the continent, with consequent environmental damage to water ways, and because there is no broad classification system that meets the needs of the different types of environments found in water ways, seeing that a good part of the sensitivity studies are directed towards coastal settings. Therefore, so as to have a better assessment of existing bibliographies on these systems, an analysis tool was used, which is called Human Thinking Representation Oriented Model (MORPH). This tool simplified the comparison of many interdependent variables, which made it possible to identify the fundamental physical parameters used to determine the main environments that make up the classification system. As a result, the fundamental physical parameters that should be observed to evaluate environment sensitivity to oil, like for instance: type and nature of the substrate (rock substrate, unconsolidated substrates, artificial structures, vegetated substrates), hydrodynamic effect, river sloping features, system depositional surfaces, and vegetation presence. Based on these parameters and on existing classification systems, eight river environments were selected to make up one system, which was named the Fluvial Sensitivity Index (FSI). This system proposes that the following environments be considered: rocky shores, artificial structures, beaches, muddy substrate banks, point-bars, natural dikes, vegetated shores and flood plains associated with vegetation. The FSI classified each...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Riedel, Paulina Setti [UNESP]Cunha, Cenira Maria Lupinacci da [UNESP]Zambon, Antonio Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Daiana Marques [UNESP]2014-06-11T19:26:10Z2014-06-11T19:26:10Z2013-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis193 p. : il., tabs.application/pdfCOSTA, Daiana Marques. Estabelecimento de um índice de sensibilidade ambiental ao óleo em ambientes fluviais, com o suporte da ferramenta MORPH. 2013. 193 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92737000758339000758339.pdf33004137036P9686333755591576726898213239421990000-0002-4732-1421Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T06:07:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-17T06:07:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente pesquisa propõe um sistema de classificação que visa determinar a sensibilidade ambiental ao óleo dos diversos ambientes fluviais. Esse sistema de classificação se baseou nos principais sistemas existentes utilizados na atualidade pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), para os principais sistemas fluviais e Grandes Lagos norte americanos e pela Petrobras, para os rios amazônicos. Essa proposição se deve em razão da recorrência cada vez maior de acidentes envolvendo derramamento de óleo em áreas continentais, com consequentes danos ambientais aos cursos fluviais e por não haver um sistema de classificação abrangente, que atenda aos mais diversos tipos de ambientes encontrados em cursos fluviais, pois grande parte dos estudos de sensibilidade estão voltados aos ambientes costeiros. Com isso, para uma melhor avaliação das bibliografias existentes sobre estes sistemas, foi utilizada uma ferramenta de análise denominada MORPH (Modelo Orientado a Representação do Pensamento Humano). Esta ferramenta auxiliou na comparação de muitas variáveis interdependentes, o que possibilitou a identificação dos parâmetros físicos fundamentais utilizados para determinar os principais ambientes que compõem o sistema de classificação. Como resultados foram obtidos os parâmetros físicos fundamentais que devem ser observados para avaliar a sensibilidade ambiental ao óleo, como: tipo e natureza do substrato (substrato rochoso, substratos inconsolidados, estruturas artificiais, substratos vegetados), ação do hidrodinamismo, declividade das feições marginais, fácies dos sistemas deposicionais fluviais e presença de vegetação. Com base nesses parâmetros e nos sistemas de classificação existentes, oito ambientes fluviais foram selecionados para compor um sistema denominado Índice de Sensibilidade Fluvial (ISF). Este sistema propõe que os seguintes ambientes sejam considerados: margens rochosas... |
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