Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Pinto, Keila Santos [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/243052
Resumo: Apresento nesta pesquisa parte da minha prática profissional, ao trabalhar na coordenação pedagógica no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP, no período de 2017 a 2020. Considero então, como objeto de estudo dois processos formativos coordenados por mim: a) as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, com professores e professoras que estavam iniciando o fazer docente nos Berçários (2018) e b) as Horas de Trabalho Pedagógico Individual, em uma escola da Rede Municipal (2019), do qual participaram duas professoras de Berçários, uma professora coordenadora e uma diretora. Esses processos formativos foram permeados por estudos na interlocução com os participantes, problematizando dimensões presentes na Educação Infantil, como os planejamentos semanais, os objetivos, a rotina, as atividades permanentes, as atividades dirigidas, a relação e a interação com o outro, o cuidado e a atenção pessoal, o tempo, o brincar e a formação docente. O objetivo da pesquisa foi investigar a atuação da coordenação pedagógica referente ao acompanhamento do fazer docente nos Berçários das Escolas Municipais de Rio Claro/SP. A composição deste trabalho pauta-se na pesquisa narrativa, no campo das ciências humanas, ao buscar compreender as experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), a partir de uma perspectiva bakhtiniana que contempla os conceitos de alteridade, exotopia, excedente de visão e responsividade (BAKHTIN, 2010, 2011). As inferências acerca do fazer docente nos Berçários e do cotidiano educacional foram inspiradas pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A experiência significativa vivenciada por mim, ao pesquisar minha própria prática engendrou algumas lições. Uma lição é que ao pesquisar com a escola compreendi o quanto estamos imbricados na relação alteritária, e portanto, dialógica, que, no tensionamento das múltiplas vozes, revela-nos nossa responsabilidade de agir no mundo. Dentre as demais lições destaco que: o fazer docente com os bebês indicia a necessidade da desconstrução de um ideário de professor, já que os bebês interpelam a nossa humanidade; o processo de formação docente precisa afirmar a constituição de um sujeito que esteja aberto e disponível ao outro e aos acontecimentos; ainda é imprescindível a investigação crítica e reflexiva referente à dimensão do cuidado; há a urgente necessidade de considerarmos a temporalidade da vida, ao incomodarmo-nos com o quanto podemos empobrecer as experiências dos bebês nas escolas.
id UNSP_7fcc2ed54a9c696c024efdc6c6c629f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243052
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebêsPedagogical coordination in Early Childhood Education: monitoring of teaching with babiesCoordenação pedagógicaFormação docenteBebêsPesquisa narrativaPedagogical coordinationTeacher trainingBabiesNarrative researchApresento nesta pesquisa parte da minha prática profissional, ao trabalhar na coordenação pedagógica no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP, no período de 2017 a 2020. Considero então, como objeto de estudo dois processos formativos coordenados por mim: a) as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, com professores e professoras que estavam iniciando o fazer docente nos Berçários (2018) e b) as Horas de Trabalho Pedagógico Individual, em uma escola da Rede Municipal (2019), do qual participaram duas professoras de Berçários, uma professora coordenadora e uma diretora. Esses processos formativos foram permeados por estudos na interlocução com os participantes, problematizando dimensões presentes na Educação Infantil, como os planejamentos semanais, os objetivos, a rotina, as atividades permanentes, as atividades dirigidas, a relação e a interação com o outro, o cuidado e a atenção pessoal, o tempo, o brincar e a formação docente. O objetivo da pesquisa foi investigar a atuação da coordenação pedagógica referente ao acompanhamento do fazer docente nos Berçários das Escolas Municipais de Rio Claro/SP. A composição deste trabalho pauta-se na pesquisa narrativa, no campo das ciências humanas, ao buscar compreender as experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), a partir de uma perspectiva bakhtiniana que contempla os conceitos de alteridade, exotopia, excedente de visão e responsividade (BAKHTIN, 2010, 2011). As inferências acerca do fazer docente nos Berçários e do cotidiano educacional foram inspiradas pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A experiência significativa vivenciada por mim, ao pesquisar minha própria prática engendrou algumas lições. Uma lição é que ao pesquisar com a escola compreendi o quanto estamos imbricados na relação alteritária, e portanto, dialógica, que, no tensionamento das múltiplas vozes, revela-nos nossa responsabilidade de agir no mundo. Dentre as demais lições destaco que: o fazer docente com os bebês indicia a necessidade da desconstrução de um ideário de professor, já que os bebês interpelam a nossa humanidade; o processo de formação docente precisa afirmar a constituição de um sujeito que esteja aberto e disponível ao outro e aos acontecimentos; ainda é imprescindível a investigação crítica e reflexiva referente à dimensão do cuidado; há a urgente necessidade de considerarmos a temporalidade da vida, ao incomodarmo-nos com o quanto podemos empobrecer as experiências dos bebês nas escolas.I present in this research part of my professional practice while working in the pedagogical coordination at Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP), from 2017 to 2020, in the Rio Claro City Department of Education, in the state of São Paulo. I considered as the object of study two training processes coordinated by me: a) the Hours of Collective Pedagogical Work, with teachers who were starting to teach in Nurseries (2018) and b) the Hours of Individual Pedagogical Work, in a school of the Municipal School System (2019), in which two teachers of Nurseries, a coordinating teacher and a principal took part. These formative processes were permeated by studies in the dialogue with the participants, questioning dimensions present of Early Childhood Education, such as weekly planning, objectives, routine, permanent activities, directed activities, relationship and interaction with others, care and personal attention, time, play and teacher training. The objective of the research was to investigate the performance of the pedagogical coordination regarding the monitoring of teaching in the Nurseries of Municipal Schools in Rio Claro/SP. The composition of this work is based on narrative research, in the field of human sciences, in seeking to understand lived experiences (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), from a Bakhtinian perspective that contemplates the concepts of alterity, exotopia, surplus of vision and responsiveness (BAKHTIN, 2010, 2011). The inferences about the teaching practice in Nurseries and the educational routine were inspired by the evidential paradigm (GINZBURG, 1989). The significant experience I had, when researching my own practice, engendered some lessons. One lesson is that, when researching with the school, I understood how much we are imbricated in the alteritarian relationship, and therefore, dialogic, which, in the tension of multiple voices, reveals to us our responsibility to act in the world. Among the other lessons, I highlight that: teaching with babies indicates the need to deconstruct a teacher's ideology, since babies challenge our humanity; the teacher training process needs to affirm the constitution of a subject who is open and available to the other and to events; critical and reflective investigation regarding the dimension of care is still essential; there is an urgent need to consider the temporality of life, as we worry about how much we can impoverish babies' experiences in schools.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Keila Santos [UNESP]2023-04-19T20:33:52Z2023-04-19T20:33:52Z2022-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24305233004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:28:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243052Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-25T06:28:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
Pedagogical coordination in Early Childhood Education: monitoring of teaching with babies
title Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
spellingShingle Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
Pinto, Keila Santos [UNESP]
Coordenação pedagógica
Formação docente
Bebês
Pesquisa narrativa
Pedagogical coordination
Teacher training
Babies
Narrative research
title_short Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
title_full Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
title_fullStr Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
title_full_unstemmed Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
title_sort Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
author Pinto, Keila Santos [UNESP]
author_facet Pinto, Keila Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Keila Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Formação docente
Bebês
Pesquisa narrativa
Pedagogical coordination
Teacher training
Babies
Narrative research
topic Coordenação pedagógica
Formação docente
Bebês
Pesquisa narrativa
Pedagogical coordination
Teacher training
Babies
Narrative research
description Apresento nesta pesquisa parte da minha prática profissional, ao trabalhar na coordenação pedagógica no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP, no período de 2017 a 2020. Considero então, como objeto de estudo dois processos formativos coordenados por mim: a) as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, com professores e professoras que estavam iniciando o fazer docente nos Berçários (2018) e b) as Horas de Trabalho Pedagógico Individual, em uma escola da Rede Municipal (2019), do qual participaram duas professoras de Berçários, uma professora coordenadora e uma diretora. Esses processos formativos foram permeados por estudos na interlocução com os participantes, problematizando dimensões presentes na Educação Infantil, como os planejamentos semanais, os objetivos, a rotina, as atividades permanentes, as atividades dirigidas, a relação e a interação com o outro, o cuidado e a atenção pessoal, o tempo, o brincar e a formação docente. O objetivo da pesquisa foi investigar a atuação da coordenação pedagógica referente ao acompanhamento do fazer docente nos Berçários das Escolas Municipais de Rio Claro/SP. A composição deste trabalho pauta-se na pesquisa narrativa, no campo das ciências humanas, ao buscar compreender as experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), a partir de uma perspectiva bakhtiniana que contempla os conceitos de alteridade, exotopia, excedente de visão e responsividade (BAKHTIN, 2010, 2011). As inferências acerca do fazer docente nos Berçários e do cotidiano educacional foram inspiradas pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A experiência significativa vivenciada por mim, ao pesquisar minha própria prática engendrou algumas lições. Uma lição é que ao pesquisar com a escola compreendi o quanto estamos imbricados na relação alteritária, e portanto, dialógica, que, no tensionamento das múltiplas vozes, revela-nos nossa responsabilidade de agir no mundo. Dentre as demais lições destaco que: o fazer docente com os bebês indicia a necessidade da desconstrução de um ideário de professor, já que os bebês interpelam a nossa humanidade; o processo de formação docente precisa afirmar a constituição de um sujeito que esteja aberto e disponível ao outro e aos acontecimentos; ainda é imprescindível a investigação crítica e reflexiva referente à dimensão do cuidado; há a urgente necessidade de considerarmos a temporalidade da vida, ao incomodarmo-nos com o quanto podemos empobrecer as experiências dos bebês nas escolas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
2023-04-19T20:33:52Z
2023-04-19T20:33:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243052
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/243052
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401551745875968