Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/154295
Resumo: O objetivo desta tese foi buscar, nos estudos estéticos de György Lukács, contribuições para entender como a arte contribui no processo de formação da individualidade para-si. Desse modo, mostramos como o ensino de arte, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, caminha na mesma direção dos estudos lukacsianos quando se afirma o caráter educativo das objetivações artísticas em evocar os sentimentos humanos mais genuínos reunindo, assim, os pressupostos básicos para desenvolver a individualidade para-si. Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fonte principal a produção dos principais autores da pedagogia histórico-crítica e os estudos de Lukács sobre a estética. Concluímos o estudo confirmando nossa hipótese inicial de que os estudos estéticos de Lukács apresentam importantes contribuições para a compreensão do caráter formativo da arte, constituindo-se em um importante aporte para propostas sobre o ensino de arte nas escolas na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.
id UNSP_86cb79c70f508f57b0cfe141cd0c1f4c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154295
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-críticaSchool education and individuality: aesthetic foundations of historical-critical pedagogyPedagogia histórico-críticaEstéticaIndividualidade para-siEducação escolarHistorical-critical pedagogyAestheticsIndividuality for itselfSchoolingO objetivo desta tese foi buscar, nos estudos estéticos de György Lukács, contribuições para entender como a arte contribui no processo de formação da individualidade para-si. Desse modo, mostramos como o ensino de arte, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, caminha na mesma direção dos estudos lukacsianos quando se afirma o caráter educativo das objetivações artísticas em evocar os sentimentos humanos mais genuínos reunindo, assim, os pressupostos básicos para desenvolver a individualidade para-si. Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fonte principal a produção dos principais autores da pedagogia histórico-crítica e os estudos de Lukács sobre a estética. Concluímos o estudo confirmando nossa hipótese inicial de que os estudos estéticos de Lukács apresentam importantes contribuições para a compreensão do caráter formativo da arte, constituindo-se em um importante aporte para propostas sobre o ensino de arte nas escolas na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.The aim of this thesis was to seek, in the aesthetic studies of György Lukács, contributions to understand how art contributes in the process of education and development of individuality for itself. In this way, we show how art education, grounded in historical-critical pedagogy, moves in the same direction as Lukács studies when it affirms the educational character of artistic objectivations in evoking the most genuine human feelings, thus gathering the basic assumptions to develop the individuality for itself. This was a theoretical work founded on the historical-dialectical method, which used the technique of bibliographical research considering as main source the production of the main authors of historical-critical pedagogy and Lukács studies on aesthetics. We conclude the study by confirming our initial hypothesis that Lukács aesthetic studies have important contributions to the understanding of the humanizing character of art, constituting an important contribution to proposals on the teaching of art in schools in the perspective of historical-critical pedagogy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1585875Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP]2018-06-19T11:39:53Z2018-06-19T11:39:53Z2018-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15429500090523933004030079P22161593951236436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-07T06:07:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154295Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-07T06:07:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
School education and individuality: aesthetic foundations of historical-critical pedagogy
title Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP]
Pedagogia histórico-crítica
Estética
Individualidade para-si
Educação escolar
Historical-critical pedagogy
Aesthetics
Individuality for itself
Schooling
title_short Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
title_full Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
title_sort Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
author Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP]
author_facet Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica
Estética
Individualidade para-si
Educação escolar
Historical-critical pedagogy
Aesthetics
Individuality for itself
Schooling
topic Pedagogia histórico-crítica
Estética
Individualidade para-si
Educação escolar
Historical-critical pedagogy
Aesthetics
Individuality for itself
Schooling
description O objetivo desta tese foi buscar, nos estudos estéticos de György Lukács, contribuições para entender como a arte contribui no processo de formação da individualidade para-si. Desse modo, mostramos como o ensino de arte, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, caminha na mesma direção dos estudos lukacsianos quando se afirma o caráter educativo das objetivações artísticas em evocar os sentimentos humanos mais genuínos reunindo, assim, os pressupostos básicos para desenvolver a individualidade para-si. Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fonte principal a produção dos principais autores da pedagogia histórico-crítica e os estudos de Lukács sobre a estética. Concluímos o estudo confirmando nossa hipótese inicial de que os estudos estéticos de Lukács apresentam importantes contribuições para a compreensão do caráter formativo da arte, constituindo-se em um importante aporte para propostas sobre o ensino de arte nas escolas na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-19T11:39:53Z
2018-06-19T11:39:53Z
2018-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154295
000905239
33004030079P2
2161593951236436
url http://hdl.handle.net/11449/154295
identifier_str_mv 000905239
33004030079P2
2161593951236436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790865527144448