A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Souza, Allan Christian Domingues [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/182209
Resumo: “A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” tem enquanto ponto de partida as discussões contidas em “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” (SOUZA, 2014). Perante a confirmação da incidência de influência oriunda do modelo contrapontístico sobre a concepção do modelo micropolifônico (MARTÍN, 2001; HOLLOWAY, 2004; HALSEY, 2012; FERRAZ, 2010; CLENDINNING, 1989; GRIFFITHS, 1983; BERNARD, 1994; RODRIGUES, 2008; STEINITZ, 2003), ficou latente a hipótese de que o modelo contrapontístico pudesse ser mais um elemento fundamental a esta desta confluência. Desta maneira, a presente tese visa investigar se o modelo micropolifônico consiste em uma tríplice confluência entre os modelos serial, eletrônico e contrapontístico – de maneira que estes três modelos sejam caracterizados enquanto indissociáveis perante o conceito de micropolifonia. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise das obras concluídas durante a fase micropolifônica de Ligeti (1957-1967), orientada sob a ótica da tríplice confluência aqui posposta. A investigação da hipótese aqui levantada, assim como de suas implicações e, consequentemente, da maneira como teria se dado esta reação, constam como objetivos fundamentais à presente pesquisa.
id UNSP_87bc2e275f5add04fec7e199aca5aaaf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182209
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbridoThe triple historical-technical confluence in the concept of micropolyphony by György Ligeti (1957-1967): the conception of a hybrid technomorphic stylemaMicropolifoniaGyörgy LigetiTecnomorfismoContrapontoMúsica eletrônicaMúsica serialMassas sonorasMicropolyphonyGyörgy LigetiTechnomorphismCounterpointElectronic musicSerial musicSound masses“A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” tem enquanto ponto de partida as discussões contidas em “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” (SOUZA, 2014). Perante a confirmação da incidência de influência oriunda do modelo contrapontístico sobre a concepção do modelo micropolifônico (MARTÍN, 2001; HOLLOWAY, 2004; HALSEY, 2012; FERRAZ, 2010; CLENDINNING, 1989; GRIFFITHS, 1983; BERNARD, 1994; RODRIGUES, 2008; STEINITZ, 2003), ficou latente a hipótese de que o modelo contrapontístico pudesse ser mais um elemento fundamental a esta desta confluência. Desta maneira, a presente tese visa investigar se o modelo micropolifônico consiste em uma tríplice confluência entre os modelos serial, eletrônico e contrapontístico – de maneira que estes três modelos sejam caracterizados enquanto indissociáveis perante o conceito de micropolifonia. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise das obras concluídas durante a fase micropolifônica de Ligeti (1957-1967), orientada sob a ótica da tríplice confluência aqui posposta. A investigação da hipótese aqui levantada, assim como de suas implicações e, consequentemente, da maneira como teria se dado esta reação, constam como objetivos fundamentais à presente pesquisa.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Allan Christian Domingues [UNESP]2019-06-03T19:51:29Z2019-06-03T19:51:29Z2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18220900091728933004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:12:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182209Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-16T06:12:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
The triple historical-technical confluence in the concept of micropolyphony by György Ligeti (1957-1967): the conception of a hybrid technomorphic stylema
title A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
spellingShingle A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
Souza, Allan Christian Domingues [UNESP]
Micropolifonia
György Ligeti
Tecnomorfismo
Contraponto
Música eletrônica
Música serial
Massas sonoras
Micropolyphony
György Ligeti
Technomorphism
Counterpoint
Electronic music
Serial music
Sound masses
title_short A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
title_full A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
title_fullStr A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
title_full_unstemmed A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
title_sort A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
author Souza, Allan Christian Domingues [UNESP]
author_facet Souza, Allan Christian Domingues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortz, Graziela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Allan Christian Domingues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Micropolifonia
György Ligeti
Tecnomorfismo
Contraponto
Música eletrônica
Música serial
Massas sonoras
Micropolyphony
György Ligeti
Technomorphism
Counterpoint
Electronic music
Serial music
Sound masses
topic Micropolifonia
György Ligeti
Tecnomorfismo
Contraponto
Música eletrônica
Música serial
Massas sonoras
Micropolyphony
György Ligeti
Technomorphism
Counterpoint
Electronic music
Serial music
Sound masses
description “A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” tem enquanto ponto de partida as discussões contidas em “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” (SOUZA, 2014). Perante a confirmação da incidência de influência oriunda do modelo contrapontístico sobre a concepção do modelo micropolifônico (MARTÍN, 2001; HOLLOWAY, 2004; HALSEY, 2012; FERRAZ, 2010; CLENDINNING, 1989; GRIFFITHS, 1983; BERNARD, 1994; RODRIGUES, 2008; STEINITZ, 2003), ficou latente a hipótese de que o modelo contrapontístico pudesse ser mais um elemento fundamental a esta desta confluência. Desta maneira, a presente tese visa investigar se o modelo micropolifônico consiste em uma tríplice confluência entre os modelos serial, eletrônico e contrapontístico – de maneira que estes três modelos sejam caracterizados enquanto indissociáveis perante o conceito de micropolifonia. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise das obras concluídas durante a fase micropolifônica de Ligeti (1957-1967), orientada sob a ótica da tríplice confluência aqui posposta. A investigação da hipótese aqui levantada, assim como de suas implicações e, consequentemente, da maneira como teria se dado esta reação, constam como objetivos fundamentais à presente pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-03T19:51:29Z
2019-06-03T19:51:29Z
2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182209
000917289
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/182209
identifier_str_mv 000917289
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790915371204608