As relações entre uma intervenção pedagógica investigativa em atividades experimentais e a motivação dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Gil, João Pedro Molina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/250139
Resumo: As aulas experimentais são utilizadas como estratégias para estimular a motivação dos estudantes para aprender e para aperfeiçoar a qualidade do processo de aprendizagem de conceitos científicos abstratos. A metodologia de Ensino por Investigação é usada para aperfeiçoar os protocolos do laboratório didático de forma a estimular o engajamento do aluno, desenvolver habilidades cognitivas e auxiliar na construção de novos conhecimentos. As Sequências de Ensino Investigativas propostas por Carvalho foram adaptadas para o ensino superior e, assim, embasaram o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica investigativa que foi aplicada em uma disciplina anual do curso de licenciatura em química do Instituto de Química da UNESP Araraquara. Os novos experimentos investigativos foram desenvolvidos para instigar os alunos a assumirem postura ativa no processo de aprendizagem e desenvolver noções de Natureza da Ciência. Além disso, também foram elaborados para estimular a motivação dos estudantes, pois este construto psicológico está relacionado com a forma pela qual eles se envolvem nos experimentos. A Teoria da Autodeterminação possibilita analisar a motivação dos estudantes, dada a robustez de seus princípios, a fundamentação empírica e sua relevância no contexto de pesquisa em educação. A TAD elenca diferentes qualidades motivacionais de acordo com os estímulos providos para três necessidades psicológicas distintas. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as relações que surgiram entre a progressão dos graus de liberdade intelectual de uma intervenção pedagógica investigativa em uma disciplina experimental de química e a motivação dos estudantes. Foi desenvolvida uma pesquisa não-experimental de caráter misto, embasada no Design-Based Research, e os dados coletados por meio do The Situational Motivation Scale foram analisados quantitativa e qualitativamente para determinar as variações motivacionais observadas nos perfis dos alunos. Com base nos dados obtidos, percebeu-se que a intervenção teve uma influência neutra sobre o perfil motivacional dos estudantes, dado que ao longo de toda a intervenção, sempre houve predomínio das motivações autônomas, especificamente a regulação identificada. Dado o perfil motivacional, pode-se afirmar que as metas extrínsecas, como obtenção de notas e motivos egóicos, foram objetivos secundários quando comparados à prioridade dada aos estímulos para o interesse e à internalização dos valores do conhecimento químico e das habilidades científicas. Apesar dessa constância no perfil motivacional, os dados evidenciaram que houve influência da intervenção sobre as intensidades das orientações motivacionais, visto que as motivações autônomas reduziram em magnitude, enquanto as motivações controladas aumentaram. Acredita-se que tal redução foi causada por desestímulos à necessidade de competência dos estudantes. Por isso, foi proposto um redesign da intervenção que alterou alguns elementos, objetivando aumentar o desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes e facilitar sua adaptação aos moldes investigativos. Em conjunto com os princípios de design elencados, a adaptação da proposta da SEI de Carvalho para o ensino superior se mostrou uma estratégia bastante intrigante para ser utilizada em disciplinas introdutórias de química, especialmente após o aperfeiçoamento do design da intervenção. Assim, a estrutura da intervenção pedagógica investigativa se mostrou satisfatória perante uma análise da perspectiva psicológica e motivacional dos licenciandos.
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As Sequências de Ensino Investigativas propostas por Carvalho foram adaptadas para o ensino superior e, assim, embasaram o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica investigativa que foi aplicada em uma disciplina anual do curso de licenciatura em química do Instituto de Química da UNESP Araraquara. Os novos experimentos investigativos foram desenvolvidos para instigar os alunos a assumirem postura ativa no processo de aprendizagem e desenvolver noções de Natureza da Ciência. Além disso, também foram elaborados para estimular a motivação dos estudantes, pois este construto psicológico está relacionado com a forma pela qual eles se envolvem nos experimentos. A Teoria da Autodeterminação possibilita analisar a motivação dos estudantes, dada a robustez de seus princípios, a fundamentação empírica e sua relevância no contexto de pesquisa em educação. A TAD elenca diferentes qualidades motivacionais de acordo com os estímulos providos para três necessidades psicológicas distintas. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as relações que surgiram entre a progressão dos graus de liberdade intelectual de uma intervenção pedagógica investigativa em uma disciplina experimental de química e a motivação dos estudantes. Foi desenvolvida uma pesquisa não-experimental de caráter misto, embasada no Design-Based Research, e os dados coletados por meio do The Situational Motivation Scale foram analisados quantitativa e qualitativamente para determinar as variações motivacionais observadas nos perfis dos alunos. Com base nos dados obtidos, percebeu-se que a intervenção teve uma influência neutra sobre o perfil motivacional dos estudantes, dado que ao longo de toda a intervenção, sempre houve predomínio das motivações autônomas, especificamente a regulação identificada. Dado o perfil motivacional, pode-se afirmar que as metas extrínsecas, como obtenção de notas e motivos egóicos, foram objetivos secundários quando comparados à prioridade dada aos estímulos para o interesse e à internalização dos valores do conhecimento químico e das habilidades científicas. Apesar dessa constância no perfil motivacional, os dados evidenciaram que houve influência da intervenção sobre as intensidades das orientações motivacionais, visto que as motivações autônomas reduziram em magnitude, enquanto as motivações controladas aumentaram. Acredita-se que tal redução foi causada por desestímulos à necessidade de competência dos estudantes. Por isso, foi proposto um redesign da intervenção que alterou alguns elementos, objetivando aumentar o desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes e facilitar sua adaptação aos moldes investigativos. Em conjunto com os princípios de design elencados, a adaptação da proposta da SEI de Carvalho para o ensino superior se mostrou uma estratégia bastante intrigante para ser utilizada em disciplinas introdutórias de química, especialmente após o aperfeiçoamento do design da intervenção. Assim, a estrutura da intervenção pedagógica investigativa se mostrou satisfatória perante uma análise da perspectiva psicológica e motivacional dos licenciandos.Experimental classes are used as strategies to stimulate students' motivation to learn and to improve the quality of the learning process of abstract scientific concepts. Inquiry methodology is used to improve the didactic laboratory protocols in order to encourage student engagement, develop cognitive skills and assist in the construction of new knowledge. Carvalho's Sequências de Ensino Investigativas were adapted for higher education and, thus, supported the development of an investigative pedagogical intervention that was applied in an annual discipline of the undergraduate course in chemistry at the Institute of Chemistry of UNESP Araraquara. The new investigative experiments were developed to encourage students to take an active role in the learning process and develop notions of the Nature of Science. In addition, they were also designed to stimulate student motivation, as this psychological construct is related to the way in which they engage in experiments. The Theory of Self-Determination supported the analysis of students' motivation, given the robustness of its principles, its empirical foundation and its relevance in the context of research in education. The SDT lists different motivational qualities according to the stimuli provided for three distinct psychological needs. Given this context, the objective of this research was to analyze the relationships that emerged between the progression degrees of intellectual freedom of an investigative pedagogical intervention in an experimental chemistry discipline and students' motivation. A mixed non-experimental research, based on Design-Based Research, was developed and the data collected through The Situational Motivation Scale were analyzed quantitatively and qualitatively to determine the motivational variations observed in the students' profiles. Based on the data obtained, it was noticed that the intervention had a neutral influence on students' motivational profile, given that throughout the entire intervention, there was always a predominance of autonomous motivations, specifically the identified regulation. Given the motivational profile, it can be said that extrinsic goals, such as obtaining grades and egoic motives, were secondary objectives when compared to the priority given to stimuli for interest and the internalization of the values of chemical knowledge and scientific skills. Despite this constancy in the motivational profile, the data showed that there was an influence of the intervention on the intensities of the motivational orientations, since the autonomous motivations reduced in magnitude, while the controlled motivations increased. It is believed that this reduction was caused by disincentives to the students' need for competence. Therefore, a redesign of the intervention was proposed, which changed some elements, aiming to increase the development of students' self-confidence and facilitate their adaptation to the investigative framework. Together with the listed design principles, the adaptation of Carvalho's SEI proposal for higher education proved to be a very intriguing strategy to be used in introductory chemistry courses, especially after refining the intervention design. Thus, the structure of the investigative pedagogical intervention proved to be satisfactory in view of an analysis of the psychological and motivational perspective of the undergraduates.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoi, Denis Ricardo Martins de [UNESP]Bego, Amadeu Moura [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gil, João Pedro Molina2023-08-04T13:03:48Z2023-08-04T13:03:48Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25013933004030072P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-06T06:04:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250139Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-06T06:04:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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