Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Batarce, Marcelo Salles [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91132
Resumo: Neste trabalho caracterizamos duas práticas educacionais. De um lado, o ensino de matemática como sendo toda prática que procura se justificar através da existência de uma única matemática de caráter universal e a priori, e que atribui para si, como missão, a transmissão dessa matemática da forma mais precisa possível. Diante desta concepção nós propomos que a história da matemática para o ensino de matemática tem como pano de fundo uma matemática a priori e que, neste caso, os fatos históricos acabam conectados por uma lógica imposta, de forma implícita, que em última análise está fundamentada em uma concepção de matemática. De outro lado, toda prática que considera determinar e ser determinada por uma concepção de matemática é educação matemática (EM). Assim, a EM considera suas práticas e a matemática como partes de uma dialética. Na EM os estudos de História da Matemática se justificam como um espaço que considera a existência de distintas concepções de matemática. Finalmente, apresentamos um contexto histórico para análise matemática (CHAM) como exemplo de considerações de história da matemática, do ponto de vista da EM caracterizada por nós.
id UNSP_8a06c61f7813ac7a965e1fa1d87ec82a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91132
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemáticaMatemática - HistóriaEducação matemáticaMathematics EducationNeste trabalho caracterizamos duas práticas educacionais. De um lado, o ensino de matemática como sendo toda prática que procura se justificar através da existência de uma única matemática de caráter universal e a priori, e que atribui para si, como missão, a transmissão dessa matemática da forma mais precisa possível. Diante desta concepção nós propomos que a história da matemática para o ensino de matemática tem como pano de fundo uma matemática a priori e que, neste caso, os fatos históricos acabam conectados por uma lógica imposta, de forma implícita, que em última análise está fundamentada em uma concepção de matemática. De outro lado, toda prática que considera determinar e ser determinada por uma concepção de matemática é educação matemática (EM). Assim, a EM considera suas práticas e a matemática como partes de uma dialética. Na EM os estudos de História da Matemática se justificam como um espaço que considera a existência de distintas concepções de matemática. Finalmente, apresentamos um contexto histórico para análise matemática (CHAM) como exemplo de considerações de história da matemática, do ponto de vista da EM caracterizada por nós.In this paper we understand two different educational practices. On one hand the mathematics teaching as all practice that justify itself because one believe there is a mathematics which is universal and a priori. This way of teaching consider that its mission is merely the transmission of the universal mathematics as accurately as possible. In this sense the history of mathematics as tied up to the concepts and to the logic of this priori science. On the other hand the Mathematics Education as a practice that consider that mathematics is engendered dialectically and because of this take into account different mathematical conceptions. In this sense the studies of mathematics history present several conceptions of mathematics. In this paper we also present a historical context for mathematical analysis (HCMA) as an example of how to understand the history of mathematics from the perspective of mathematics education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]Nascimento, Vanderlei Marcos do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batarce, Marcelo Salles [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2003-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis52 f.application/pdfBATARCE, Marcelo Salles. Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática. 2003. 52 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91132000195825batarce_ms_me_rcla.pdf33004137031P75175702819106888Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:21:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:21:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática
title Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática
spellingShingle Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática
Batarce, Marcelo Salles [UNESP]
Matemática - História
Educação matemática
Mathematics Education
title_short Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática
title_full Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática
title_fullStr Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática
title_full_unstemmed Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática
title_sort Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática
author Batarce, Marcelo Salles [UNESP]
author_facet Batarce, Marcelo Salles [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
Nascimento, Vanderlei Marcos do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Batarce, Marcelo Salles [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - História
Educação matemática
Mathematics Education
topic Matemática - História
Educação matemática
Mathematics Education
description Neste trabalho caracterizamos duas práticas educacionais. De um lado, o ensino de matemática como sendo toda prática que procura se justificar através da existência de uma única matemática de caráter universal e a priori, e que atribui para si, como missão, a transmissão dessa matemática da forma mais precisa possível. Diante desta concepção nós propomos que a história da matemática para o ensino de matemática tem como pano de fundo uma matemática a priori e que, neste caso, os fatos históricos acabam conectados por uma lógica imposta, de forma implícita, que em última análise está fundamentada em uma concepção de matemática. De outro lado, toda prática que considera determinar e ser determinada por uma concepção de matemática é educação matemática (EM). Assim, a EM considera suas práticas e a matemática como partes de uma dialética. Na EM os estudos de História da Matemática se justificam como um espaço que considera a existência de distintas concepções de matemática. Finalmente, apresentamos um contexto histórico para análise matemática (CHAM) como exemplo de considerações de história da matemática, do ponto de vista da EM caracterizada por nós.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-06
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATARCE, Marcelo Salles. Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática. 2003. 52 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/91132
000195825
batarce_ms_me_rcla.pdf
33004137031P7
5175702819106888
identifier_str_mv BATARCE, Marcelo Salles. Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática. 2003. 52 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
000195825
batarce_ms_me_rcla.pdf
33004137031P7
5175702819106888
url http://hdl.handle.net/11449/91132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791100942942208