A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Toledo, Maria Elvira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/98447
Resumo: A urgência em saúde bucal, passa a ser destaque na atual política nacional de Saúde Bucal como um direito de cidadania. Passados 20 anos desde a implantação do SUS, este salienta a necessidade de se reorganizar os serviços com outro olhar, evidenciando que o binômio saúde–doença está na dependência de fatores sociais. Considerando que os serviços de urgência são includentes, não discriminatórios, com uma ampla superfície de contato com a população, promovendo uma captação passiva da provável população de maior atividade de doença, com agravos não só de origem biológica, mas também advindos de iniqüidades sociais, estes devem se preparar para um atendimento humanizado, minimizar iniqüidades, monitorar e avaliar técnicamente, participar da rede de referência e contra referência, para cumprir os princípios do SUS. Esta pesquisa analisou a prática de um serviço de urgência e emergência do SUS, com atendimento em Saúde Bucal, no município de São Paulo, em 2006, visando sistematizar saberes que possam contribuir para uma reorganização da assistência e construção de parâmetros que subsidiem o desenvolvimento de modelos de atenção a urgência adequados e humanizados. Foi analisada uma amostra dos Boletins Emergenciais dos atendimentos de um mês por trimestre do ano, digitalizados no sistema HOSPUB. Os resultados demonstraram que a faixa etária que mais procura o serviço é a de 20 a 29 anos com 45% de freqüência, não havendo distinção entre sexo, sendo 85% de pessoas da própria região. Foram realizadas 106.632 consultas no ano, 5,1% de Saúde Bucal, com uma média de 462,6 atendimentos/mês e 15,4 atendimentos/ plantão de 24 horas. A cobertura regional para consultas de urgência foi de 1 consulta/ ano a cada 67,8 habitantes. Foram realizados 2,5 procedimentos/atendimento, com uma espera de 60 minutos em média...
id UNSP_8a6ef661656dc13363a21bf17dabc144
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/98447
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006Saúde bucalOdontologia - Aspectos sociaisOral HealthUrgencyHealth PoliciesA urgência em saúde bucal, passa a ser destaque na atual política nacional de Saúde Bucal como um direito de cidadania. Passados 20 anos desde a implantação do SUS, este salienta a necessidade de se reorganizar os serviços com outro olhar, evidenciando que o binômio saúde–doença está na dependência de fatores sociais. Considerando que os serviços de urgência são includentes, não discriminatórios, com uma ampla superfície de contato com a população, promovendo uma captação passiva da provável população de maior atividade de doença, com agravos não só de origem biológica, mas também advindos de iniqüidades sociais, estes devem se preparar para um atendimento humanizado, minimizar iniqüidades, monitorar e avaliar técnicamente, participar da rede de referência e contra referência, para cumprir os princípios do SUS. Esta pesquisa analisou a prática de um serviço de urgência e emergência do SUS, com atendimento em Saúde Bucal, no município de São Paulo, em 2006, visando sistematizar saberes que possam contribuir para uma reorganização da assistência e construção de parâmetros que subsidiem o desenvolvimento de modelos de atenção a urgência adequados e humanizados. Foi analisada uma amostra dos Boletins Emergenciais dos atendimentos de um mês por trimestre do ano, digitalizados no sistema HOSPUB. Os resultados demonstraram que a faixa etária que mais procura o serviço é a de 20 a 29 anos com 45% de freqüência, não havendo distinção entre sexo, sendo 85% de pessoas da própria região. Foram realizadas 106.632 consultas no ano, 5,1% de Saúde Bucal, com uma média de 462,6 atendimentos/mês e 15,4 atendimentos/ plantão de 24 horas. A cobertura regional para consultas de urgência foi de 1 consulta/ ano a cada 67,8 habitantes. Foram realizados 2,5 procedimentos/atendimento, com uma espera de 60 minutos em média...Urgency in health care, assumes a new prominent role in The National Oral Health Policy as a citizenship right. In 20 years of the SUS’s implantation, this system proves the need of restructuring the services with a new approach, putting in evidence the binomial health illness is on the dependence of social factors. Considering that services in urgency are comprehensive, not discriminatory, a large contact surface with the population, a passive capture of the likely population with the most activity of the illness, with disorders not only of biological origin, but also from social iniquities, these services must be prepared for a humanized care of the population, minimizing inequities, with monitoring and technical assessment, participating in the network of reference and counter reference, fulfilling the principle of comprehensiveness in the SUS. This research examined the practice of an urgency and emergency service of the SUS, with Oral Health Care, in São Paulo, in 2006 with the goal of systematizing all knowledge that can contribute to a reorganization of such assistance towards the construction of parameters that subsidize the development of appropriate and humanized models of attention to the urgency. A sample of one month per quarter was analyzed, and inputted into the HOSPUB system. The results showed that the age group that most demand the service is from 20 to 29 years old with 45% of frequency and there is no meaningful distinction between sex and 85% of the demand is from individuals of the region itself. Regarding the conditions of service of the unit studied, from 106,632 consultations held in the year, 5.1% were of Oral Health, with an average of 462.6/month and 15.4 consultations/each 24 hours on-call. The regional coverage for emergency consultations on Oral health was 1 consultation / year for every 67.8 inhabitants. An average of 2.5 procedures... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tomita, Nilce Emy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toledo, Maria Elvira [UNESP]2014-06-11T19:29:34Z2014-06-11T19:29:34Z2008-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164 f.application/pdfTOLEDO, Maria Elvira. A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006. 2008. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/98447000578759toledo_me_me_botfm.pdf33004064078P9Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-10T06:16:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98447Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-10T06:16:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006
title A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006
spellingShingle A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006
Toledo, Maria Elvira [UNESP]
Saúde bucal
Odontologia - Aspectos sociais
Oral Health
Urgency
Health Policies
title_short A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006
title_full A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006
title_fullStr A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006
title_full_unstemmed A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006
title_sort A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006
author Toledo, Maria Elvira [UNESP]
author_facet Toledo, Maria Elvira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomita, Nilce Emy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Maria Elvira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde bucal
Odontologia - Aspectos sociais
Oral Health
Urgency
Health Policies
topic Saúde bucal
Odontologia - Aspectos sociais
Oral Health
Urgency
Health Policies
description A urgência em saúde bucal, passa a ser destaque na atual política nacional de Saúde Bucal como um direito de cidadania. Passados 20 anos desde a implantação do SUS, este salienta a necessidade de se reorganizar os serviços com outro olhar, evidenciando que o binômio saúde–doença está na dependência de fatores sociais. Considerando que os serviços de urgência são includentes, não discriminatórios, com uma ampla superfície de contato com a população, promovendo uma captação passiva da provável população de maior atividade de doença, com agravos não só de origem biológica, mas também advindos de iniqüidades sociais, estes devem se preparar para um atendimento humanizado, minimizar iniqüidades, monitorar e avaliar técnicamente, participar da rede de referência e contra referência, para cumprir os princípios do SUS. Esta pesquisa analisou a prática de um serviço de urgência e emergência do SUS, com atendimento em Saúde Bucal, no município de São Paulo, em 2006, visando sistematizar saberes que possam contribuir para uma reorganização da assistência e construção de parâmetros que subsidiem o desenvolvimento de modelos de atenção a urgência adequados e humanizados. Foi analisada uma amostra dos Boletins Emergenciais dos atendimentos de um mês por trimestre do ano, digitalizados no sistema HOSPUB. Os resultados demonstraram que a faixa etária que mais procura o serviço é a de 20 a 29 anos com 45% de freqüência, não havendo distinção entre sexo, sendo 85% de pessoas da própria região. Foram realizadas 106.632 consultas no ano, 5,1% de Saúde Bucal, com uma média de 462,6 atendimentos/mês e 15,4 atendimentos/ plantão de 24 horas. A cobertura regional para consultas de urgência foi de 1 consulta/ ano a cada 67,8 habitantes. Foram realizados 2,5 procedimentos/atendimento, com uma espera de 60 minutos em média...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-26
2014-06-11T19:29:34Z
2014-06-11T19:29:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOLEDO, Maria Elvira. A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006. 2008. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/98447
000578759
toledo_me_me_botfm.pdf
33004064078P9
identifier_str_mv TOLEDO, Maria Elvira. A interface da urgência em saúde bucal no SUS: o caso de um Pronto Socorro, no município de São Paulo, 2006. 2008. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2008.
000578759
toledo_me_me_botfm.pdf
33004064078P9
url http://hdl.handle.net/11449/98447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965655130013696