Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva, Amanda de Oliveira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/115925
Resumo: Segundo Bakhtin/Volochinov (2010), a língua(gem) é um fenômeno que se constitui na interação entre os sujeitos e, consequentemente, não é apenas um conjunto de formas linguísticas, mas, sim, de signos carregados de valores culturais que relevam no seu uso o recorte de mundo dado por uma sociedade. Dessa forma, os sujeitos constituem o seu próprio discurso com os discursos outros com os quais entram em contato, revelando o dialogismo da língua(gem). Nas aulas de LE, também podemos observar o diálogo existente entre o discurso dos sujeitos, já que a aquisição/aprendizagem de LE ocorre na comunicação interpessoal e envolve aspectos culturais da sociedade na qual esse processo se localiza. Esta pesquisa (Mestrado) tem como objetivo principal analisar as produções linguísticas em LE (inglês) de crianças que iniciam seu contato formal com essa língua em um ambiente de ensino, no caso uma escola de idiomas no interior paulista. Para tanto, o uso feito da LE pelos aprendizes foi considerado em situações nas quais há uma pergunta e/ou instrução da professora e situações nas quais não há uma pergunta e/ou instrução. No primeiro tipo de situação, a LE aparece no discurso dos aprendizes sob a forma de resposta a uma pergunta feita pela professora, que atua como mediadora entre LE e sujeito-criança no contexto escolar. Já no segundo tipo, as crianças tomam a iniciativa de usar o inglês sem que a professora precise pedir esse uso, fato que, acreditamos, revela de maneira mais evidente uma aproximação das crianças com a língua alvo. Pretendemos, também, elaborar uma reflexão de como a LE é tratada dentro da sala de aula e o que esse tratamento pode acarretar para a aquisição/aprendizagem dos alunos. Acreditamos que a abordagem adotada, a saber, a reflexão bakhtiniana e do Círculo (1976, 1997, 2010) a respeito das noções de língua(gem), subjetividade, gênero etc....
id UNSP_8c93acf8e0edc12878f5928c44a2b7c7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115925
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anosBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975LinguísticaCriançasLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnglish language Study and teachingSegundo Bakhtin/Volochinov (2010), a língua(gem) é um fenômeno que se constitui na interação entre os sujeitos e, consequentemente, não é apenas um conjunto de formas linguísticas, mas, sim, de signos carregados de valores culturais que relevam no seu uso o recorte de mundo dado por uma sociedade. Dessa forma, os sujeitos constituem o seu próprio discurso com os discursos outros com os quais entram em contato, revelando o dialogismo da língua(gem). Nas aulas de LE, também podemos observar o diálogo existente entre o discurso dos sujeitos, já que a aquisição/aprendizagem de LE ocorre na comunicação interpessoal e envolve aspectos culturais da sociedade na qual esse processo se localiza. Esta pesquisa (Mestrado) tem como objetivo principal analisar as produções linguísticas em LE (inglês) de crianças que iniciam seu contato formal com essa língua em um ambiente de ensino, no caso uma escola de idiomas no interior paulista. Para tanto, o uso feito da LE pelos aprendizes foi considerado em situações nas quais há uma pergunta e/ou instrução da professora e situações nas quais não há uma pergunta e/ou instrução. No primeiro tipo de situação, a LE aparece no discurso dos aprendizes sob a forma de resposta a uma pergunta feita pela professora, que atua como mediadora entre LE e sujeito-criança no contexto escolar. Já no segundo tipo, as crianças tomam a iniciativa de usar o inglês sem que a professora precise pedir esse uso, fato que, acreditamos, revela de maneira mais evidente uma aproximação das crianças com a língua alvo. Pretendemos, também, elaborar uma reflexão de como a LE é tratada dentro da sala de aula e o que esse tratamento pode acarretar para a aquisição/aprendizagem dos alunos. Acreditamos que a abordagem adotada, a saber, a reflexão bakhtiniana e do Círculo (1976, 1997, 2010) a respeito das noções de língua(gem), subjetividade, gênero etc....According to Bahktin/Volochinov (2010) language is a phenomenon constituted in the interactions among people and, consequently, it is not a group of signals, but rather of linguistics signs with cultural values that reveal in their use the world view of a society. For this reason, people constitute their own discourse with other discourses with which they have been in contact, revealing the language dialogism. In the foreign language (FL) classes, we can also observe the dialogue that exists between people"s discourse as the acquisition/learning of a FL happens in the interpersonal communication and involves cultural aspects of the society in which this process occurs. The main objective of this research (Master"s degree) is to analyze student"s utterances using a foreign language (English). The students in our study are children that began their formal contact with this language in a school environment, a language school in Sao Paulo countryside. In order to achieve our goal, the use made of the FL by the learners was considered in situations in which there was a question and/or an instruction of the teacher and situations in which there were no questions and/or instructions. In the case of the first type of situations, the FL appears in the learner"s discourse as an answer for the questions made by the teacher who is the mediator between the FL and the children in the classroom. In the second type, the students take the initiative of using English without the teacher"s request. We believe that this use reveals more effectively the closeness between the children and the language they are learning. We also intend to elaborate a reflection about how the FL is introduced in the classroom and the consequences to the acquisition/learning process. We believe that our approach, Bakhtin"s and the Circle"s (1976, 1997, 2010) view on language, subjectivity, genres etc. contributes significantly to the discussions in the area of FL...Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del Re, Alessandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Amanda de Oliveira [UNESP]2015-03-03T11:52:42Z2015-03-03T11:52:42Z2014-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f. : il. color.application/pdfSILVA, Amanda de Oliveira. Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos. 2014. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115925000809675000809675.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T07:08:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115925Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-23T07:08:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos
title Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos
spellingShingle Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos
Silva, Amanda de Oliveira [UNESP]
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975
Linguística
Crianças
Língua inglesa - Estudo e ensino
English language Study and teaching
title_short Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos
title_full Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos
title_fullStr Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos
title_full_unstemmed Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos
title_sort Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos
author Silva, Amanda de Oliveira [UNESP]
author_facet Silva, Amanda de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Del Re, Alessandra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975
Linguística
Crianças
Língua inglesa - Estudo e ensino
English language Study and teaching
topic Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975
Linguística
Crianças
Língua inglesa - Estudo e ensino
English language Study and teaching
description Segundo Bakhtin/Volochinov (2010), a língua(gem) é um fenômeno que se constitui na interação entre os sujeitos e, consequentemente, não é apenas um conjunto de formas linguísticas, mas, sim, de signos carregados de valores culturais que relevam no seu uso o recorte de mundo dado por uma sociedade. Dessa forma, os sujeitos constituem o seu próprio discurso com os discursos outros com os quais entram em contato, revelando o dialogismo da língua(gem). Nas aulas de LE, também podemos observar o diálogo existente entre o discurso dos sujeitos, já que a aquisição/aprendizagem de LE ocorre na comunicação interpessoal e envolve aspectos culturais da sociedade na qual esse processo se localiza. Esta pesquisa (Mestrado) tem como objetivo principal analisar as produções linguísticas em LE (inglês) de crianças que iniciam seu contato formal com essa língua em um ambiente de ensino, no caso uma escola de idiomas no interior paulista. Para tanto, o uso feito da LE pelos aprendizes foi considerado em situações nas quais há uma pergunta e/ou instrução da professora e situações nas quais não há uma pergunta e/ou instrução. No primeiro tipo de situação, a LE aparece no discurso dos aprendizes sob a forma de resposta a uma pergunta feita pela professora, que atua como mediadora entre LE e sujeito-criança no contexto escolar. Já no segundo tipo, as crianças tomam a iniciativa de usar o inglês sem que a professora precise pedir esse uso, fato que, acreditamos, revela de maneira mais evidente uma aproximação das crianças com a língua alvo. Pretendemos, também, elaborar uma reflexão de como a LE é tratada dentro da sala de aula e o que esse tratamento pode acarretar para a aquisição/aprendizagem dos alunos. Acreditamos que a abordagem adotada, a saber, a reflexão bakhtiniana e do Círculo (1976, 1997, 2010) a respeito das noções de língua(gem), subjetividade, gênero etc....
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-25
2015-03-03T11:52:42Z
2015-03-03T11:52:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Amanda de Oliveira. Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos. 2014. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115925
000809675
000809675.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv SILVA, Amanda de Oliveira. Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos. 2014. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000809675
000809675.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/115925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791239858290688