O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Bomfim, Juliana Cristina [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91170
Resumo: Sustentada pelos aportes da Teoria Histórico-Cultural, esta investigação visou a verificar o papel do brincar no processo de apropriação da linguagem escrita na criança pré-escolar, ressaltando-o como fonte de desenvolvimento das formas superiores de conduta, dentre elas a função simbólica que é tão importante no processo complexo do desenvolvimento histórico e cultural da aquisição da linguagem escrita na criança pré-escolar. Além disso, de forma específica, buscamos verificar como se dá o processo de formação das funções psíquicas superiores no desenvolvimento infantil, analisar a função do brincar na formação das funções psíquicas superiores e verificar o brincar como momento constituinte da pré-história do desenvolvimento da linguagem escrita. Para a realização desta pesquisa qualitativa, que foi constituída por levantamento e estudo bibliográfico/teórico, a investigação se sustentou na análise interpretativa do processo de interiorização da cultura na formação das formas superiores de conduta da criança pré-escolar em concordância com os postulados da Teoria Histórico- Cultural. De modo especial, o brincar cumpre papel primordial na pré-história da linguagem escrita, uma vez que a criança passa a utilizar um objeto com o valor de outro (a tampa de panela significando o volante do carro para brincar de motorista), por meio do gesto significativo. Este é um salto qualitativo de extrema importância, pois a criança, por meio da imaginação, das experiências individuais e das características do meio, cria estratégias de adaptação dos objetos às suas necessidades que ainda não são passíveis de concretização (ela ainda não pode na realidade dirigir um carro). Assim, questionamos a eficiência do ensino realizado por meio...
id UNSP_8cd20296d6e191847e5c3908c3083430
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91170
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O papel do brincar na apropriação da linguagem escritaComunicação escritaRecreaçãoEducação de criançasSustentada pelos aportes da Teoria Histórico-Cultural, esta investigação visou a verificar o papel do brincar no processo de apropriação da linguagem escrita na criança pré-escolar, ressaltando-o como fonte de desenvolvimento das formas superiores de conduta, dentre elas a função simbólica que é tão importante no processo complexo do desenvolvimento histórico e cultural da aquisição da linguagem escrita na criança pré-escolar. Além disso, de forma específica, buscamos verificar como se dá o processo de formação das funções psíquicas superiores no desenvolvimento infantil, analisar a função do brincar na formação das funções psíquicas superiores e verificar o brincar como momento constituinte da pré-história do desenvolvimento da linguagem escrita. Para a realização desta pesquisa qualitativa, que foi constituída por levantamento e estudo bibliográfico/teórico, a investigação se sustentou na análise interpretativa do processo de interiorização da cultura na formação das formas superiores de conduta da criança pré-escolar em concordância com os postulados da Teoria Histórico- Cultural. De modo especial, o brincar cumpre papel primordial na pré-história da linguagem escrita, uma vez que a criança passa a utilizar um objeto com o valor de outro (a tampa de panela significando o volante do carro para brincar de motorista), por meio do gesto significativo. Este é um salto qualitativo de extrema importância, pois a criança, por meio da imaginação, das experiências individuais e das características do meio, cria estratégias de adaptação dos objetos às suas necessidades que ainda não são passíveis de concretização (ela ainda não pode na realidade dirigir um carro). Assim, questionamos a eficiência do ensino realizado por meio...Supported by the Historical-Cultural Theory, this study aimed to evaluate the role of playing in the process of written language appropriation in the preschool child, standing it out as a source of superior behavior development, including the symbolic function which is so important in the complex process of the historical and cultural development of written language appropriation in the preschool child. Moreover, in a more specific way, we tried to verify how the superior psychic functions formation takes place in the infantile development, as well as to analyze the function of playing in their formation and also to verify playing as a constituent moment of the prehistory of the written language development. For the accomplishment of this qualitative research, constituted of survey and bibliographical/theoretician study, the inquiry was supported in the interpretative analysis of the internalization process of the culture in the formation of the superior forms of behavior of the preschool child, in agreement with the postulates of the Historical-Cultural Theory. In a special way, playing fulfills a primordial paper in the prehistory of the written language, since the child starts to use an object which has the value of another one (the pan cover meaning the projection of the car, to play the driver), by means of the significant gesture. This is a qualitative jump of extreme importance, therefore the child, by means of imagination, individual experiences and environmental characteristics, creates adaptation strategies of objects of its necessity, which are not yet susceptible of concretion (the child cannot yet drive a car). Thus, we question the efficiency of the education carried through by techniques of letter traces in the development of the... (Complete abstract click electronic access below)Fundação FordUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bomfim, Juliana Cristina [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2012-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 f.application/pdfBOMFIM, Juliana Cristina. O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita. 2012. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências e Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91170000695756bomfim_jc_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:11:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91170Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-08T06:11:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita
title O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita
spellingShingle O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita
Bomfim, Juliana Cristina [UNESP]
Comunicação escrita
Recreação
Educação de crianças
title_short O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita
title_full O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita
title_fullStr O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita
title_full_unstemmed O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita
title_sort O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita
author Bomfim, Juliana Cristina [UNESP]
author_facet Bomfim, Juliana Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Stela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Juliana Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação escrita
Recreação
Educação de crianças
topic Comunicação escrita
Recreação
Educação de crianças
description Sustentada pelos aportes da Teoria Histórico-Cultural, esta investigação visou a verificar o papel do brincar no processo de apropriação da linguagem escrita na criança pré-escolar, ressaltando-o como fonte de desenvolvimento das formas superiores de conduta, dentre elas a função simbólica que é tão importante no processo complexo do desenvolvimento histórico e cultural da aquisição da linguagem escrita na criança pré-escolar. Além disso, de forma específica, buscamos verificar como se dá o processo de formação das funções psíquicas superiores no desenvolvimento infantil, analisar a função do brincar na formação das funções psíquicas superiores e verificar o brincar como momento constituinte da pré-história do desenvolvimento da linguagem escrita. Para a realização desta pesquisa qualitativa, que foi constituída por levantamento e estudo bibliográfico/teórico, a investigação se sustentou na análise interpretativa do processo de interiorização da cultura na formação das formas superiores de conduta da criança pré-escolar em concordância com os postulados da Teoria Histórico- Cultural. De modo especial, o brincar cumpre papel primordial na pré-história da linguagem escrita, uma vez que a criança passa a utilizar um objeto com o valor de outro (a tampa de panela significando o volante do carro para brincar de motorista), por meio do gesto significativo. Este é um salto qualitativo de extrema importância, pois a criança, por meio da imaginação, das experiências individuais e das características do meio, cria estratégias de adaptação dos objetos às suas necessidades que ainda não são passíveis de concretização (ela ainda não pode na realidade dirigir um carro). Assim, questionamos a eficiência do ensino realizado por meio...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-17
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOMFIM, Juliana Cristina. O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita. 2012. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências e Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/91170
000695756
bomfim_jc_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv BOMFIM, Juliana Cristina. O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita. 2012. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências e Marília, 2012.
000695756
bomfim_jc_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790873024462848