Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Gimenes, Jucelene [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90364
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa norteada pela seguinte pergunta: Quais as contribuições de um grupo de estudo para o professor que busca conhecer os porquês de conteúdos matemáticos? Seus dados são provenientes de um grupo constituído por professoras para estudar os porquês do sistema de numeração decimal e das operações fundamentais, assuntos que foram escolhidos por elas, pois, segundo seus depoimentos, são conceitos difíceis de ensinar e que mereciam um maior aprofundamento. Os dados foram coletados por meio de filmagem, caderno de campo, entrevistas semi-estruturadas e fichas de acompanhamento. A análise teve como suporte teórico os estudos sobre formação de professores e grupos de estudos. Os resultados nos mostram que as contribuições têm a ver com troca de experiências, segurança, valorização e reflexão sobre a prática que já vem sendo desenvolvida, e principalmente, contribuições em relação às justificativas dos conteúdos matemáticos mencionados. Considera-se que essas contribuições podem refletir positivamente na atuação do professor em sala de aula o que é um dos principais objetivos da pesquisa. Além de trazer subsídios para estudos em diferentes esferas que tratam de formação de professores e, ainda, contribuir para organizações e estruturações de grupos de estudos.
id UNSP_8f860f0efbfd8490b758e879f95df0ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90364
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciaisProfessores - FormaçãoMathematics educationEsta dissertação apresenta uma pesquisa norteada pela seguinte pergunta: Quais as contribuições de um grupo de estudo para o professor que busca conhecer os porquês de conteúdos matemáticos? Seus dados são provenientes de um grupo constituído por professoras para estudar os porquês do sistema de numeração decimal e das operações fundamentais, assuntos que foram escolhidos por elas, pois, segundo seus depoimentos, são conceitos difíceis de ensinar e que mereciam um maior aprofundamento. Os dados foram coletados por meio de filmagem, caderno de campo, entrevistas semi-estruturadas e fichas de acompanhamento. A análise teve como suporte teórico os estudos sobre formação de professores e grupos de estudos. Os resultados nos mostram que as contribuições têm a ver com troca de experiências, segurança, valorização e reflexão sobre a prática que já vem sendo desenvolvida, e principalmente, contribuições em relação às justificativas dos conteúdos matemáticos mencionados. Considera-se que essas contribuições podem refletir positivamente na atuação do professor em sala de aula o que é um dos principais objetivos da pesquisa. Além de trazer subsídios para estudos em diferentes esferas que tratam de formação de professores e, ainda, contribuir para organizações e estruturações de grupos de estudos.This dissertation reports on a research guided by the following question: What is the benefit of participating in a study group for a teacher who is trying to understand the why(s) and wherefore(s) of mathematical content? The research draws on data obtained from a study group constituted by teachers who wanted to study the why(s) and wherefore(s) of the decimal system and the four fundamental operations (+, -, *, /), contents which were chosen by them because according to their speech they are difficult conceipts to teach and deserve to be studied. The data where collected through video recordings, interviews, field notes by the researcher and notes by the teachers. The data analysis was based on the literature on teacher education and on study groups. The results show the benefits of participation are related to the possibility of sharing experiences and reflecting on the ongoing practice as well as to the justification of the mathematical content that were studied. All this together helped to increase the teachers self confidence. It is considered that this could positively reflect on teacher way of acting in the classroom. Besides offering tools for studies on different fields of teachers graduation can still contribute to structures and organizations of study groups.SeeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gimenes, Jucelene [UNESP]2014-06-11T19:24:36Z2014-06-11T19:24:36Z2006-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f. : il., figs., quadrosapplication/pdfGIMENES, Jucelene. Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais. 2006. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90364000481770gimenes_j_me_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T06:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90364Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-17T06:09:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais
title Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais
spellingShingle Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais
Gimenes, Jucelene [UNESP]
Professores - Formação
Mathematics education
title_short Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais
title_full Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais
title_fullStr Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais
title_full_unstemmed Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais
title_sort Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais
author Gimenes, Jucelene [UNESP]
author_facet Gimenes, Jucelene [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Jucelene [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Mathematics education
topic Professores - Formação
Mathematics education
description Esta dissertação apresenta uma pesquisa norteada pela seguinte pergunta: Quais as contribuições de um grupo de estudo para o professor que busca conhecer os porquês de conteúdos matemáticos? Seus dados são provenientes de um grupo constituído por professoras para estudar os porquês do sistema de numeração decimal e das operações fundamentais, assuntos que foram escolhidos por elas, pois, segundo seus depoimentos, são conceitos difíceis de ensinar e que mereciam um maior aprofundamento. Os dados foram coletados por meio de filmagem, caderno de campo, entrevistas semi-estruturadas e fichas de acompanhamento. A análise teve como suporte teórico os estudos sobre formação de professores e grupos de estudos. Os resultados nos mostram que as contribuições têm a ver com troca de experiências, segurança, valorização e reflexão sobre a prática que já vem sendo desenvolvida, e principalmente, contribuições em relação às justificativas dos conteúdos matemáticos mencionados. Considera-se que essas contribuições podem refletir positivamente na atuação do professor em sala de aula o que é um dos principais objetivos da pesquisa. Além de trazer subsídios para estudos em diferentes esferas que tratam de formação de professores e, ainda, contribuir para organizações e estruturações de grupos de estudos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-05
2014-06-11T19:24:36Z
2014-06-11T19:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIMENES, Jucelene. Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais. 2006. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/90364
000481770
gimenes_j_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
identifier_str_mv GIMENES, Jucelene. Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais. 2006. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
000481770
gimenes_j_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/90364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f. : il., figs., quadros
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965426082217984