Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Ishida, Francine Leandra de Melo Rodrigues [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/138948
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a participação da família na construção do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Municipal de Educação Básica do interior do Estado de São Paulo. Ao final apresenta uma proposta de intervenção que pretende contribuir para que as escolas coloquem em prática ações voltadas ao maior envolvimento da família nas decisões, a fim de implementar a gestão democrática. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, ao final de um ano em que a escola realizava ações com vistas à implantação da gestão democrática. Foram realizadas entrevistas com seis professoras, oito mães e com a diretora para analisar a participação destas na gestão da escola. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e debatidos com autores e legislação que tratam da gestão democrática. Os dados mostraram uma maior clareza sobre o conceito de gestão democrática, por parte das professoras, apesar de ainda ser um conhecimento superficial. Verifica-se pouca e, algumas vezes, nenhuma clareza por parte da família sobre o tema. A pesquisa indica que as ações que vem sendo realizadas pela escola precisam ser revistas, com ênfase na necessidade de fortalecimento do Conselho Escolar e uma maior participação da família na elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico, para que se consiga implementar, de fato, a gestão democrática. Espera-se que o presente estudo, juntamente com a proposta de intervenção apresentada, possa contribuir para aperfeiçoar as formas de gestão compartilhada, de forma a inserir, de fato, as famílias nos processos decisórios das instituições escolares.
id UNSP_92793371267043b365fcef9ad35a3601
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138948
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São PauloDemocratic management: participation of the Family in a Municipal School of Basic Education in the State of São PauloGestão democráticaParticipaçãoProjeto político pedagógicoIntervençãoDemocratic managementParticipationPedagogical political projectInterventionO presente estudo teve como objetivo analisar a participação da família na construção do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Municipal de Educação Básica do interior do Estado de São Paulo. Ao final apresenta uma proposta de intervenção que pretende contribuir para que as escolas coloquem em prática ações voltadas ao maior envolvimento da família nas decisões, a fim de implementar a gestão democrática. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, ao final de um ano em que a escola realizava ações com vistas à implantação da gestão democrática. Foram realizadas entrevistas com seis professoras, oito mães e com a diretora para analisar a participação destas na gestão da escola. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e debatidos com autores e legislação que tratam da gestão democrática. Os dados mostraram uma maior clareza sobre o conceito de gestão democrática, por parte das professoras, apesar de ainda ser um conhecimento superficial. Verifica-se pouca e, algumas vezes, nenhuma clareza por parte da família sobre o tema. A pesquisa indica que as ações que vem sendo realizadas pela escola precisam ser revistas, com ênfase na necessidade de fortalecimento do Conselho Escolar e uma maior participação da família na elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico, para que se consiga implementar, de fato, a gestão democrática. Espera-se que o presente estudo, juntamente com a proposta de intervenção apresentada, possa contribuir para aperfeiçoar as formas de gestão compartilhada, de forma a inserir, de fato, as famílias nos processos decisórios das instituições escolares.This study aimed to analyze the participation of the family in the construction of the Pedagogical Political Project of a Municipal School of Basic Education in the state of São Paulo. At the end, the study presents an intervention proposal that aims to help schools put into practice some actions to greater family involvement in decisions in order to implement democratic management. Data collection was performed through interviews at the end of a year in which the school performed actions that aimed the implementation of democratic management. It was made interviews with six teachers, eight mothers and the director of the school, in order to analyze their participation in school management. Data were analyzed using content analysis and discussed with authors and legislation concerning democratic management. The data show greater clarity on the concept of democratic management by the teachers, although it is still superficial. There is little and sometimes no clarity on the part of the family on the subject. The research indicates that the actions that have been carried out by the school need to be reviewed, with emphasis on the need to strengthen the School Board and greater family involvement in the preparation, implementation and evaluation of the Educational Policy Project, so that they can implement, in fact, democratic management. It is expected that this study, along with the presented proposal for intervention, will contribute to improving forms of shared management, in order to insert, in fact, families in decision-making processes in schools.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ishida, Francine Leandra de Melo Rodrigues [UNESP]2016-06-03T19:10:51Z2016-06-03T19:10:51Z2016-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13894800087176033004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:06:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138948Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:06:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São Paulo
Democratic management: participation of the Family in a Municipal School of Basic Education in the State of São Paulo
title Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São Paulo
spellingShingle Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São Paulo
Ishida, Francine Leandra de Melo Rodrigues [UNESP]
Gestão democrática
Participação
Projeto político pedagógico
Intervenção
Democratic management
Participation
Pedagogical political project
Intervention
title_short Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São Paulo
title_full Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São Paulo
title_fullStr Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São Paulo
title_sort Gestão democrática: participação da família em uma Escola Municipal de Educação Básica no interior do Estado de São Paulo
author Ishida, Francine Leandra de Melo Rodrigues [UNESP]
author_facet Ishida, Francine Leandra de Melo Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ishida, Francine Leandra de Melo Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Participação
Projeto político pedagógico
Intervenção
Democratic management
Participation
Pedagogical political project
Intervention
topic Gestão democrática
Participação
Projeto político pedagógico
Intervenção
Democratic management
Participation
Pedagogical political project
Intervention
description O presente estudo teve como objetivo analisar a participação da família na construção do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Municipal de Educação Básica do interior do Estado de São Paulo. Ao final apresenta uma proposta de intervenção que pretende contribuir para que as escolas coloquem em prática ações voltadas ao maior envolvimento da família nas decisões, a fim de implementar a gestão democrática. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, ao final de um ano em que a escola realizava ações com vistas à implantação da gestão democrática. Foram realizadas entrevistas com seis professoras, oito mães e com a diretora para analisar a participação destas na gestão da escola. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e debatidos com autores e legislação que tratam da gestão democrática. Os dados mostraram uma maior clareza sobre o conceito de gestão democrática, por parte das professoras, apesar de ainda ser um conhecimento superficial. Verifica-se pouca e, algumas vezes, nenhuma clareza por parte da família sobre o tema. A pesquisa indica que as ações que vem sendo realizadas pela escola precisam ser revistas, com ênfase na necessidade de fortalecimento do Conselho Escolar e uma maior participação da família na elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico, para que se consiga implementar, de fato, a gestão democrática. Espera-se que o presente estudo, juntamente com a proposta de intervenção apresentada, possa contribuir para aperfeiçoar as formas de gestão compartilhada, de forma a inserir, de fato, as famílias nos processos decisórios das instituições escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-03T19:10:51Z
2016-06-03T19:10:51Z
2016-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138948
000871760
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/138948
identifier_str_mv 000871760
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965433349898240