Orientação profissional: percepção e participação familiar no processo de escolha profissional de pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Ariane Marta de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Job
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/192433
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho tem sido ampliada no Brasil por meio de legislações, de pesquisas e de programas profissionalizantes que priorizam o desenvolvimento e a inclusão, portanto a quebra de paradigmas e preconceitos em relação à deficiência. O relatório mundial sobre a deficiência, publicado pela Organização Mundial de Saúde em 2012 apontou que embora existam políticas afirmativas para garantir o direito ao trabalho para PcD, ainda é baixa a empregabilidade e alto o número de desemprego de PcD se comparadas às pessoas sem deficiência, sendo o fornecimento de orientação profissional (OP) e programas de treinamento acessíveis às PcD formas de enfrentamento deste cenário. Levando-se em consideração o importante papel dos familiares e do psicólogo no processo de orientação e inclusão profissional, o objetivo deste trabalho foi compreender os desafios no processo de OP e inclusão da PcD no mercado de trabalho, bem como refletir e discutir a percepção e participação familiar nestes processos. Após revisão bibliográfica e registro de dados sociodemográficos das PcD e de sua família, foram realizadas 19 entrevistas com roteiro semiestruturado com os familiares de PcD encaminhados para um programa de preparo profissional e inclusão no mercado de trabalho. A análise de conteúdo das entrevistas mostrou que as famílias participantes têm interesse na inclusão da PcD no mercado de trabalho e consciência da importância do trabalho para o desenvolvimento pessoal, independência e autonomia, mas apresentam muitas incertezas sobre como dar suporte à escolha e inclusão ao familiar com deficiência. Concluiu-se que a atuação do psicólogo no processo de OP para PcD com foco nas expectativas, percepção de potencialidades e desconstrução de preconceitos que permeiam o processo de escolha e inclusão profissional, pode contribuir para a redução da desigualdade social que afeta primordialmente as PcD e suas famílias.
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O relatório mundial sobre a deficiência, publicado pela Organização Mundial de Saúde em 2012 apontou que embora existam políticas afirmativas para garantir o direito ao trabalho para PcD, ainda é baixa a empregabilidade e alto o número de desemprego de PcD se comparadas às pessoas sem deficiência, sendo o fornecimento de orientação profissional (OP) e programas de treinamento acessíveis às PcD formas de enfrentamento deste cenário. Levando-se em consideração o importante papel dos familiares e do psicólogo no processo de orientação e inclusão profissional, o objetivo deste trabalho foi compreender os desafios no processo de OP e inclusão da PcD no mercado de trabalho, bem como refletir e discutir a percepção e participação familiar nestes processos. Após revisão bibliográfica e registro de dados sociodemográficos das PcD e de sua família, foram realizadas 19 entrevistas com roteiro semiestruturado com os familiares de PcD encaminhados para um programa de preparo profissional e inclusão no mercado de trabalho. A análise de conteúdo das entrevistas mostrou que as famílias participantes têm interesse na inclusão da PcD no mercado de trabalho e consciência da importância do trabalho para o desenvolvimento pessoal, independência e autonomia, mas apresentam muitas incertezas sobre como dar suporte à escolha e inclusão ao familiar com deficiência. Concluiu-se que a atuação do psicólogo no processo de OP para PcD com foco nas expectativas, percepção de potencialidades e desconstrução de preconceitos que permeiam o processo de escolha e inclusão profissional, pode contribuir para a redução da desigualdade social que afeta primordialmente as PcD e suas famílias.The inclusion of people with disabilities (PwD) in the labor market has been expanded in Brazil through legislation, research and professional programs that prioritize development and inclusion, therefore breaking paradigms and prejudices in relation to disability. The world report on disability, published by the World Health Organization in 2012, pointed out that although there are affirmative policies to guarantee the right to work for PwD, employability is still low and the number of PwD unemployment high compared to people without disabilities, the provision of professional guidance (PG) and training programs accessible to PwD are ways of coping with this scenario. Taking into account the important role of family members and the psychologist in the process of orientation and professional inclusion, the objective of this work is to understand the challenges in the process of OP and inclusion of PwD in the labor market, as well as to reflect and discuss the perception and family participation in these processes. After a bibliographic review and registration of sociodemographic data on PwD and their family, 19 interviews were conducted with a semi-structured script with family members of PwD who were referred to a professional training and inclusion in the job market program. The content analysis of the interviews showed that the participating families are interested in the inclusion of PwD in the labor market and are aware of the importance of work for personal development, independence and autonomy, but have many uncertainties about how to support the choice and inclusion of the relative with disabilities. It was concluded that the role of the psychologist in the OP process for PwD with a focus on expectations, perception of potentialities and deconstruction of prejudices that permeate the process of professional choice and inclusion, can contribute to the reduction of social inequality that primarily affects PwD and your families.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Feijó, Marianne Ramos [UNESP]Camargo, Mário Lázaro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ariane Marta de Lima2020-05-03T17:43:46Z2020-05-03T17:43:46Z2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19243300093032633004056085P02394858284625316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-06T06:06:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192433Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-06T06:06:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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