Arquivos e movimentos sociais: um estudo da produção de documentos populares no setor nacional de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Camoleze, Jean Marcel Caum [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
MST
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/234955
Resumo: A tese apresenta um estudo de caso unificado ao estudo bibliográfico que tem por objetivo estabelecer um conceito de arquivos populares e compreender a dinâmica da produção documental proveniente das atividades dos movimentos sociais e suas características como documentos populares. Para tanto, se debruça sobre os documentos do Setor Nacional de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), depositados no acervo do Centro de Documentação e Memória (CEDEM) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). O MST foi fundamental para a história brasileira como parte de um processo de transição política e econômica do país. Também representa um acúmulo de lutas decorrentes das questões agrárias nacionais e da estruturação de políticas públicas para o uso social da terra. Os mais de trinta anos de trajetória do Movimento permitiram um conjunto documental fundamental para a compreensão da história atual brasileira. Porém, a organização e a formação de arquivos dos movimento sociais ainda são pouco estudadas, principalmente tendo os movimentos sociais como protagonistas da produção de conhecimento. Por essa razão, neste estudo, debatemos e argumentamos em torno dos campos teórico-metodológicos referentes ao tema proposto em busca de subsídios para qualificar a produção documental do MST e criar um padrão instrumental para a compreensão de seu arquivo. Consideramos, assim, que abranger os tipos documentais dos documentos do Setor Nacional de Educação do MST é, por conseguinte, sinônimo de contribuição para a pesquisa de elementos para a identificação documental de movimentos sociais em geral.
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spelling Arquivos e movimentos sociais: um estudo da produção de documentos populares no setor nacional de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)Archives and social movements: a study of the production of popular documents in the national education sector of the landless rural workers' movement (MST)Movimentos sociaisProdução documentalMSTArquivos popularesSocial movementsDocumentary productionPopular archivesMovimientos socialesProducción documentalA tese apresenta um estudo de caso unificado ao estudo bibliográfico que tem por objetivo estabelecer um conceito de arquivos populares e compreender a dinâmica da produção documental proveniente das atividades dos movimentos sociais e suas características como documentos populares. Para tanto, se debruça sobre os documentos do Setor Nacional de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), depositados no acervo do Centro de Documentação e Memória (CEDEM) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). O MST foi fundamental para a história brasileira como parte de um processo de transição política e econômica do país. Também representa um acúmulo de lutas decorrentes das questões agrárias nacionais e da estruturação de políticas públicas para o uso social da terra. Os mais de trinta anos de trajetória do Movimento permitiram um conjunto documental fundamental para a compreensão da história atual brasileira. Porém, a organização e a formação de arquivos dos movimento sociais ainda são pouco estudadas, principalmente tendo os movimentos sociais como protagonistas da produção de conhecimento. Por essa razão, neste estudo, debatemos e argumentamos em torno dos campos teórico-metodológicos referentes ao tema proposto em busca de subsídios para qualificar a produção documental do MST e criar um padrão instrumental para a compreensão de seu arquivo. Consideramos, assim, que abranger os tipos documentais dos documentos do Setor Nacional de Educação do MST é, por conseguinte, sinônimo de contribuição para a pesquisa de elementos para a identificação documental de movimentos sociais em geral.The thesis presents a case study unified with the bibliographic study that aims to establish a concept of popular archives and understand the dynamics of documentary production arising from the activities of social movements and their characteristics as popular documents. To this end, it focuses on the documents of the National Education Sector of the Landless Rural Workers Movement (MST), deposited in the collection of the Documentation and Memory Center (CEDEM) of the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). The MST was fundamental to Brazilian history as part of the country's political and economic transition process. It also represents an accumulation of struggles arising from national agrarian issues and the structuring of public policies for the social use of land. The Movement's more than thirty years of history have provided a fundamental set of documents for the understanding of current Brazilian history. However, the organization and formation of archives of social movements are still poorly studied, especially with social movements as protagonists of knowledge production. For this reason, in this study, we debate and argue around the theoretical-methodological fields referring to the proposed theme in search of subsidies to qualify the MST's documentary production and create an instrumental standard for the understanding of its archive. We consider, therefore, that covering the types of documents of the documents of the National Sector of Education of the MST is, therefore, synonymous of contribution to the research of elements for the documentary identification of social movements in general.La tesis presenta un estudio de caso unificado con el estudio bibliográfico que tiene como objetivo establecer un concepto de archivo popular y comprender la dinámica de producción documental que surge de las actividades de los movimientos sociales y sus características como documentos populares. Para ello, se centra en los documentos del Sector Nacional de Educación del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST), depositados en el acervo del Centro de Documentación y Memoria (CEDEM) de la Universidad Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” ( UNESP). El MST fue fundamental en la historia de Brasil como parte del proceso de transición política y económica del país. Representa también un cúmulo de luchas derivadas de la cuestión agraria nacional y la estructuración de políticas públicas para el uso social de la tierra. Los más de treinta años de historia del Movimiento han proporcionado un conjunto fundamental de documentos para la comprensión de la historia brasileña actual. Sin embargo, la organización y formación de archivos de los movimientos sociales aún son poco estudiadas, especialmente con los movimientos sociales como protagonistas de la producción de conocimiento. Por eso, en este estudio, debatimos y argumentamos en torno a los campos teóricometodológicos referentes al tema propuesto en busca de subsidios para calificar la producción documental del MST y crear un patrón instrumental para la comprensión de su archivo. Consideramos, entonces, que abarcar los tipos de documentos de los documentos del Sector Nacional de Educación del MST es, por tanto, sinónimo de contribución a la búsqueda de elementos para la identificación documental de los movimientos sociales en general.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodriguez, Sonia Maria Troitiño [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camoleze, Jean Marcel Caum [UNESP]2022-05-30T14:45:40Z2022-05-30T14:45:40Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAMOLEZE, Jean Marcel Caum. 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