A participação do grêmio estudantil na gestão da escola pública no contexto das políticas educacionais neoliberais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Marques, Alan da Silva [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/204732
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado em Educação buscou compreender a atual situação dos grêmios estudantis, frente às políticas educacionais de natureza neoliberais. O problema de pesquisa pode ser compreendido pelo seguinte questionamento: as políticas educacionais neoliberais incidem na organização e no funcionamento dos grêmios estudantis, no sentido da participação dos estudantes na gestão escolar em escolas da rede estadual paulista? Se sim, como ocorre essa influência? Trabalhamos com a hipótese de que as políticas educacionais neoliberais influenciam na organização e no funcionamento dos grêmios estudantis, precarizando a participação dos estudantes na gestão escolar das escolas de Ensino Médio da rede estadual paulista. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e analisar se as políticas educacionais neoliberais induzem a organização e o funcionamento dos grêmios estudantis e sua participação na gestão das escolas. Como objetivos específicos, buscamos compreender e descrever o processo histórico da organização estudantil secundarista durante o século XX, bem como os conceitos de gestão democrática e de participação, identificando e avaliando fontes que analisam os grêmios estudantis com relação à organização, a participação e ao funcionamento das entidades; identificar e analisar as políticas públicas para o grêmio estudantil dos governos do Estado de São Paulo, após os anos de 1990, e analisando as relações de poder presentes na participação dos alunos na gestão das escolas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi feita a partir do levantamento de obras sobre a temática, em bases de dados on-line: a Athena, da Unesp; a OASISBR; e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa documental foi realizada a partir de levantamento nas bases de dados de legislação do SEDUC/SP e da base de dados de pesquisa de legislação estadual da Alesp. As categorias de análise desta pesquisa são a história dos grêmios estudantis, a participação dos alunos na gestão da escola, as relações de poder existentes na escola e a percepção dos alunos sobre a gestão democrática. No primeiro capítulo, abordamos o processo sócio-histórico de construção dos grêmios estudantis e sua relação com o movimento estudantil secundarista, passando pelas grandes campanhas de luta e fundação das entidades nacionais. Abordamos, também, o processo da Ditadura Civil-Militar e o de redemocratização, as políticas neoliberais, as relações dos governos com essas políticas e os movimentos de resistência dos secundaristas a essas políticas, com destaque para a atuação autônoma dos secundaristas contra a política de reorganização escolar. No segundo capítulo, discutimos o princípio da gestão democrática na CF de 1988 e na LDB de 1996, lutas dos defensores da escola pública e foram analisadas as políticas neoliberais do protagonismo juvenil e do empreendedorismo. O terceiro capítulo aborda os conceitos de gestão democrática, de participação liberal e crítica, bem como os colegiados escolares e a atuação dos grêmios estudantis. Por último, avaliamos se os grêmios estão participando na gestão das escolas e no Conselho Escolar. Concluímos que as políticas neoliberais inibem e precarizam a participação dos alunos, tanto nos grêmios estudantis, como na gestão escolar.
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Trabalhamos com a hipótese de que as políticas educacionais neoliberais influenciam na organização e no funcionamento dos grêmios estudantis, precarizando a participação dos estudantes na gestão escolar das escolas de Ensino Médio da rede estadual paulista. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e analisar se as políticas educacionais neoliberais induzem a organização e o funcionamento dos grêmios estudantis e sua participação na gestão das escolas. Como objetivos específicos, buscamos compreender e descrever o processo histórico da organização estudantil secundarista durante o século XX, bem como os conceitos de gestão democrática e de participação, identificando e avaliando fontes que analisam os grêmios estudantis com relação à organização, a participação e ao funcionamento das entidades; identificar e analisar as políticas públicas para o grêmio estudantil dos governos do Estado de São Paulo, após os anos de 1990, e analisando as relações de poder presentes na participação dos alunos na gestão das escolas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi feita a partir do levantamento de obras sobre a temática, em bases de dados on-line: a Athena, da Unesp; a OASISBR; e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa documental foi realizada a partir de levantamento nas bases de dados de legislação do SEDUC/SP e da base de dados de pesquisa de legislação estadual da Alesp. As categorias de análise desta pesquisa são a história dos grêmios estudantis, a participação dos alunos na gestão da escola, as relações de poder existentes na escola e a percepção dos alunos sobre a gestão democrática. No primeiro capítulo, abordamos o processo sócio-histórico de construção dos grêmios estudantis e sua relação com o movimento estudantil secundarista, passando pelas grandes campanhas de luta e fundação das entidades nacionais. Abordamos, também, o processo da Ditadura Civil-Militar e o de redemocratização, as políticas neoliberais, as relações dos governos com essas políticas e os movimentos de resistência dos secundaristas a essas políticas, com destaque para a atuação autônoma dos secundaristas contra a política de reorganização escolar. No segundo capítulo, discutimos o princípio da gestão democrática na CF de 1988 e na LDB de 1996, lutas dos defensores da escola pública e foram analisadas as políticas neoliberais do protagonismo juvenil e do empreendedorismo. O terceiro capítulo aborda os conceitos de gestão democrática, de participação liberal e crítica, bem como os colegiados escolares e a atuação dos grêmios estudantis. Por último, avaliamos se os grêmios estão participando na gestão das escolas e no Conselho Escolar. Concluímos que as políticas neoliberais inibem e precarizam a participação dos alunos, tanto nos grêmios estudantis, como na gestão escolar.This Master's in Education research sought to understand the current situation of student unions front the neoliberal educational policies. The research problem can be understood by the following question: do neoliberal educational policies affect the organization and functioning of student unions, in the sense of student participation in school management in São Paulo (state)? If so, how does this influence occur? We work with the hypothesis that neoliberal educational policies influence the organization and functioning of student unions, worsening student participation in the school management of secondary schools in São Paulo (state). This research aimed to investigate and analyze whether neoliberal educational policies induce the organization and functioning of student unions and their participation in the management of schools. As specific objectives we also intended to understand and describe the historical process of the high school student organization during the 20th century; perceive the concepts of democratic management and participation; identify and evaluate sources that analyze student associations in relation to the organization, participation and functioning of the entities; to identify and analyze the public policies for the student union of the governments of São Paulo (state), after the 90s; to analyze the power relations present in the participation of the students in the management of these schools. The methodology used was bibliographic research and documentary research. The bibliographic research was made from the survey of works based on the theme, in the online databases Athena, from Unesp; OASISBR, and the CAPES Thesis and Dissertations Catalog. The documentary research was carried out based on a survey in the databases of legislation of SEDUC / SP and on the state legislation of Alesp. The categories of analysis for this research are the history of student unions, student participation in school management, power relations existing at school and students' perception of democratic management. In the first chapter, we discuss the socio-historical process of building student unions and their relationship with the secondary student movement, going through the great campaigns of struggle and foundation of national entities. We also approached the Civil-Military Dictatorship and the re-democratization processes, neoliberal policies, government relations with these policies and the movements of resistance of high school students to these policies, with emphasis on the autonomous performance of high school students against the policy of school reorganization. In the second chapter, the principle of democratic management was discussed in the 1988 FC and in the 1996 LDB, the struggles of public school defenders and the neoliberal policies of youth leading role and entrepreneurship were analyzed. In the third chapter, we deal with the concepts of democratic management, liberal and critical participation, school collegiate bodies, and the performance of student unions. Finally, we assess whether the unions are participating in the management of schools and the School Council. We conclude that neoliberal policies inhibit and worsening student participation, both in student unions and in school management.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPq: 133173/2019-4CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Alan da Silva [UNESP]2021-05-24T18:35:43Z2021-05-24T18:35:43Z2021-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20473233004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:25:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204732Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-27T06:25:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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