Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Nascimento, Thiago
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/244644
Resumo: Esta pesquisa é resultante dos processos de investigação sobre memórias, imagens e narrativas dissidentes LGBTQIAPN+ na arte-educação, no contexto escolar através de propostas artístico- pedagógicas, considerando as subjetividades des alunes. Parto da reflexão do meu corpo dissidente, homossexual e que já foi criança na escola pública, sobrevoando cartografias afetivas de histórias que vivenciei ainda como aluno e mais tarde como arte educador. Os processos de arte educação realizados nos espaços escolares tiveram como principal condutora a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, oportunizando outras perspectivas, principalmente, sobre como a contextualização pode ser reconfigurada através de discursos das corpas dissidentes.
id UNSP_9d1abb64659a7a413617124b8b64434c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244644
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educaçãoChiques Mariposas: memorias, imágenes y narrativas disidentes en la educación artísticaArte na educaçãoPessoas LGBT - Narrativas pessoaisAmbiente escolarIdentidade de gêneroEscolas públicasEsta pesquisa é resultante dos processos de investigação sobre memórias, imagens e narrativas dissidentes LGBTQIAPN+ na arte-educação, no contexto escolar através de propostas artístico- pedagógicas, considerando as subjetividades des alunes. Parto da reflexão do meu corpo dissidente, homossexual e que já foi criança na escola pública, sobrevoando cartografias afetivas de histórias que vivenciei ainda como aluno e mais tarde como arte educador. Os processos de arte educação realizados nos espaços escolares tiveram como principal condutora a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, oportunizando outras perspectivas, principalmente, sobre como a contextualização pode ser reconfigurada através de discursos das corpas dissidentes.Esta investigación es el resultado de procesos de investigación sobre memorias, imágenes y narrativas LGBTQIAPN+ disidentes en la educación artística en el contexto escolar, a través de propuestas artístico-pedagógicas, considerando las subjetividades de los estudiantes. Empezo del reflejo de mi cuerpo disidente homossexual, que alguna vez fué niño en la escuela pública, sobrevolando cartografía afectiva de historias que viví en incluso como estudiante y luego como arte educador. Los procesos de educación artística llevados a cabo en los espacios escolares tuvieron la “Abordagem Triangular”, de Ana Mae Barbosa, permitiendo oportunidades para otros puntos de vista, principalmente, sobre cómo se puede reconfigurar la contextualización a través de los discursos de los cuerpos disidentes.This research is the result of investigations into memories, images, and dissident LGBTQIAPN+ narratives in art education within the school context through artistic-pedagogical proposals, considering the subjectivities of the students. I start from the reflection of my dissident, homosexual body, which was once a child in public school, flying over affective cartographies of stories I experienced both as a student and later as an art educator. The art education processes carried out in school spaces were mainly guided by Ana Mae Barbosa's Triangular Approach, offering other perspectives, especially on how contextualization can be reconfigured through the discourses of dissident bodies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sidiney Peterson Ferreira deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Thiago2023-07-19T12:52:51Z2023-07-19T12:52:51Z2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24464441002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:25:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244644Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-29T06:25:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação
Chiques Mariposas: memorias, imágenes y narrativas disidentes en la educación artística
title Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação
spellingShingle Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação
Nascimento, Thiago
Arte na educação
Pessoas LGBT - Narrativas pessoais
Ambiente escolar
Identidade de gênero
Escolas públicas
title_short Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação
title_full Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação
title_fullStr Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação
title_full_unstemmed Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação
title_sort Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação
author Nascimento, Thiago
author_facet Nascimento, Thiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Sidiney Peterson Ferreira de
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Pessoas LGBT - Narrativas pessoais
Ambiente escolar
Identidade de gênero
Escolas públicas
topic Arte na educação
Pessoas LGBT - Narrativas pessoais
Ambiente escolar
Identidade de gênero
Escolas públicas
description Esta pesquisa é resultante dos processos de investigação sobre memórias, imagens e narrativas dissidentes LGBTQIAPN+ na arte-educação, no contexto escolar através de propostas artístico- pedagógicas, considerando as subjetividades des alunes. Parto da reflexão do meu corpo dissidente, homossexual e que já foi criança na escola pública, sobrevoando cartografias afetivas de histórias que vivenciei ainda como aluno e mais tarde como arte educador. Os processos de arte educação realizados nos espaços escolares tiveram como principal condutora a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, oportunizando outras perspectivas, principalmente, sobre como a contextualização pode ser reconfigurada através de discursos das corpas dissidentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19T12:52:51Z
2023-07-19T12:52:51Z
2023-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244644
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/244644
identifier_str_mv 41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791264188399616