Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90140
Resumo: A presente pesquisa propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da leitura de mundo, mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivos buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de leitura de mundo a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe experienciar a arte e refletir sobre seu papel na construção da leitura e escrita; e apontar caminhos para a ampliação das concepções de leitura, estabelecendo relações entre leitura de mundo, processos criadores e o ato de ler e escrever como modos de existência, a partir da contribuição do material produzido pelos educandos adultos e da interlocução com educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e leitura de mundo e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das leituras de mundo de educandos adultos e educadores, pode contribuir para uma ampliação da visão da leitura, buscando a invenção de novos/outros modos de ler/ escrever/ser/existir.
id UNSP_9d63ae72ccf2140161d2bc9906f712b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90140
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e lerEducaçãoProfessores - FormaçãoArteLeitura e escritaEducação de jovens e adultosEducationA presente pesquisa propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da leitura de mundo, mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivos buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de leitura de mundo a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe experienciar a arte e refletir sobre seu papel na construção da leitura e escrita; e apontar caminhos para a ampliação das concepções de leitura, estabelecendo relações entre leitura de mundo, processos criadores e o ato de ler e escrever como modos de existência, a partir da contribuição do material produzido pelos educandos adultos e da interlocução com educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e leitura de mundo e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das leituras de mundo de educandos adultos e educadores, pode contribuir para uma ampliação da visão da leitura, buscando a invenção de novos/outros modos de ler/ escrever/ser/existir.The present research considers to go deep on reflections about the construction of the reading and the writing, taking as starting point and as challenge the magnifying of the reading of world, mediated through artistic productions. It has as objectives, search a larger comprehension about creative processes, establishing a relation between these and the processes of reading of world taken from the analysis of material produced for adult pupils in theoretical study in classroom; also, to create a space of interlocution with a group of educators in wich is considered to experience the art and to reflect about its paper in the construction of the reading and writing; indicate ways related to the magnifying of the conceptions of reading, being established creative relations between world reading, creative processes and the act to read and to write as existence ways, from the contribution of the material produced for the adult pupils and of the interlocution with educators. The development of the project will be given through the following stages: analysis of the material produced for the adult pupils, bibliographical survey of recent research that interrelates the subjects reading, art and reading of world and its contributions for the reflection proposal, and together performance the educators, creating an interlocution space. The analysis of the related material is given credit that, from the readings of world of adult pupils and educators, can contribute for a magnifying of the vision of the reading, searching the invention in newers/others ways to read to writer/being/exist.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2007-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 f. : il., fots.application/pdfBACOCINA, Eliane Aparecida. Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90140000494555bacocina_ea_me_rcla.pdf33004137064P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:10:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90140Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:10:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler
title Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler
spellingShingle Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler
Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Arte
Leitura e escrita
Educação de jovens e adultos
Education
title_short Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler
title_full Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler
title_fullStr Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler
title_full_unstemmed Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler
title_sort Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler
author Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
author_facet Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Arte
Leitura e escrita
Educação de jovens e adultos
Education
topic Educação
Professores - Formação
Arte
Leitura e escrita
Educação de jovens e adultos
Education
description A presente pesquisa propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da leitura de mundo, mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivos buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de leitura de mundo a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe experienciar a arte e refletir sobre seu papel na construção da leitura e escrita; e apontar caminhos para a ampliação das concepções de leitura, estabelecendo relações entre leitura de mundo, processos criadores e o ato de ler e escrever como modos de existência, a partir da contribuição do material produzido pelos educandos adultos e da interlocução com educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e leitura de mundo e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das leituras de mundo de educandos adultos e educadores, pode contribuir para uma ampliação da visão da leitura, buscando a invenção de novos/outros modos de ler/ escrever/ser/existir.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-02
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BACOCINA, Eliane Aparecida. Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90140
000494555
bacocina_ea_me_rcla.pdf
33004137064P2
identifier_str_mv BACOCINA, Eliane Aparecida. Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
000494555
bacocina_ea_me_rcla.pdf
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/90140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 f. : il., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965408347652096