A natureza e a importância do jogo de papéis na educação infantil: contribuições didáticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Corrêa, Marta de castro Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/153018
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar e discutir a importância do jogo de papéis para a aprendizagem e desenvolvimento da criança pré-escolar, e o papel da intervenção do professor para promover esse processo. O referencial teórico pautou-se em uma primeira aproximação da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, as quais compreendem o desenvolvimento humano pela preponderância das relações sociais, marcada pela periodização de atividades principais que caracterizam cada momento da vida do indivíduo. De modo especial, o enfoque dar-se-á no jogo de papéis, atividade principal no período pré-escolar. Nesta pesquisa a análise abarca a criança na Educação Infantil de 4 a 5 anos de idade. O trabalho é composto por uma breve síntese teórica acerca do objeto estudado, seguido de uma investigação empírica, tendo como objeto de análise um curso de formação continuada de professores sobre a temática da brincadeira. Pretende-se, com base nos dados da empiria, explicitar o processo de ampliação do repertório da criança no jogo de papéis que se dá frente a intervenção do professor. Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de análise teórica daanálise teórica daanálise teórica daanálise teórica da análise teórica da análise teórica daanálise teórica daanálise teórica daanálise teórica daanálise teórica da análise teórica da análise teórica daanálise teórica daanálise teórica da prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação 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intervenção no jogo, pois , pois, pois, pois, pois são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação 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Este trabalho defende que a intervenção do professor na atividade de jogo de papéis promove o desenvolvimento da criança pré-escolar, conforme preconizado pela perspectiva histórico-cultural. Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem a importância a importância a importância a importância a importância a importância a importância a importância a importância de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação mediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeira mediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeira mediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeira mediadora na brincadeira, elaborou , elaborou, elaborou , elaborou, elaborou -se se como síntese desta pesquisa, uma propositiva teórico-prática, a partir de um produto didático, materializado em um site que possibilita acesso a um conjunto de elementos formativos acerca da importância do jogo de papéis, sua evolução e necessidade de intervenção do professor. Com tais proposições almejamos contribuir com a organização intencional e planejada dessa atividade, pois dela dependerá as conquistas psíquicas decisivas para o desenvolvimento da criança pré-escolar
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Nesta pesquisa a análise abarca a criança na Educação Infantil de 4 a 5 anos de idade. O trabalho é composto por uma breve síntese teórica acerca do objeto estudado, seguido de uma investigação empírica, tendo como objeto de análise um curso de formação continuada de professores sobre a temática da brincadeira. Pretende-se, com base nos dados da empiria, explicitar o processo de ampliação do repertório da criança no jogo de papéis que se dá frente a intervenção do professor. Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de análise teórica daanálise teórica daanálise teórica daanálise teórica da análise teórica da análise teórica daanálise teórica daanálise teórica daanálise teórica daanálise teórica da análise teórica da análise teórica daanálise teórica daanálise teórica da prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática 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Este trabalho defende que a intervenção do professor na atividade de jogo de papéis promove o desenvolvimento da criança pré-escolar, conforme preconizado pela perspectiva histórico-cultural. Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem a importância a importância a importância a importância a importância a importância a importância a importância a importância de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação mediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeira mediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeira mediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeira mediadora na brincadeira, elaborou , elaborou, elaborou , elaborou, elaborou -se se como síntese desta pesquisa, uma propositiva teórico-prática, a partir de um produto didático, materializado em um site que possibilita acesso a um conjunto de elementos formativos acerca da importância do jogo de papéis, sua evolução e necessidade de intervenção do professor. Com tais proposições almejamos contribuir com a organização intencional e planejada dessa atividade, pois dela dependerá as conquistas psíquicas decisivas para o desenvolvimento da criança pré-escolarThe purpose of this study is to investigate and discuss the importance of role-playing for the learning and development of preschool children, and the role of teacher intervention to promote this process. The theoretical framework was based on a first approximation of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy, which comprise human development by the preponderance of social relations, marked by the periodization of the main activities that characterize each moment of the individual's life. In particular, the focus will be on the role-playing activity, the main one in the preschool period. In this research, the analysis covers the child in early-childhood Education from 4 to 5 years of age. The work is composed of a brief theoretical synthesis about the object studied, followed by an empirical investigation, having as object of analysis a course of continuous training of teachers on the theme of play. It is intended, based on empirical data, to explain the process of expanding the repertoire of the child in the role-playing that occurs in front of the intervention of the teacher. This movement of theoretical analysis of the practice makes possible the articulation of the praxis, signaling the necessity of the intervention in the game, because evidences that prove the importance of this educational action are presented. This paper argues that the intervention of the teacher in the activity of role-playing promotes the development of the pre-school child, as recommended by the historical-cultural perspective. Faced with the fact that many teachers are unaware of the importance of their mediating role in the game, a theoretical and practical proposition was elaborated as a synthesis of this research, based on a didactic product, materialized in a site that allows access to a set of formative elements about the importance of role-playing, its evolution and the need for teacher intervention. With such propositions, we aim to contribute to the intentional and planned organization of this activity, because it will depend on the psychic achievements that are decisive for the development of the pre-school child.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Antonio Francisco [UNESP]Asbahr, Flávia Ferreira da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Marta de castro Alves2018-03-14T13:25:00Z2018-03-14T13:25:00Z2018-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15301800089821433004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:18:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:18:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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Pretende-se, com base nos dados da empiria, explicitar o processo de ampliação do repertório da criança no jogo de papéis que se dá frente a intervenção do professor. Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de Este movimento de análise teórica daanálise teórica daanálise teórica daanálise teórica da análise teórica da análise teórica daanálise teórica daanálise teórica daanálise teórica daanálise teórica da análise teórica da análise teórica daanálise teórica daanálise teórica da prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação da práxis, sinalizando prática possibilita a articulação 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intervenção no jogo, pois , pois, pois, pois, pois são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que são apresentadas evidências que comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa. comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação educativa.comprovam a importância dessa ação 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Este trabalho defende que a intervenção do professor na atividade de jogo de papéis promove o desenvolvimento da criança pré-escolar, conforme preconizado pela perspectiva histórico-cultural. Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que Diante do fato que muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecem muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem muitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecemmuitos professores desconhecem a importância a importância a importância a importância a importância a importância a importância a importância a importância de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação de sua atuação mediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeira mediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeira mediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeiramediadora na brincadeira mediadora na brincadeira, elaborou , elaborou, elaborou , elaborou, elaborou -se se como síntese desta pesquisa, uma propositiva teórico-prática, a partir de um produto didático, materializado em um site que possibilita acesso a um conjunto de elementos formativos acerca da importância do jogo de papéis, sua evolução e necessidade de intervenção do professor. 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