Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/106060 |
Resumo: | O consumo crescente e precoce de substâncias psicoativas acarretou, em todas as partes do mundo, importantes questões sociais e de saúde, demandando o aprofundamento compreensivo das experiências dos atores envolvidos no processo. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender a interação de alunos adolescentes, com as substâncias psicoativas e desenvolver um modelo teórico representativo desta experiência. Teve como população alvo 21 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Penápolis/SP, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, UNESP-Araçatuba, com o referencial teórico Interacionismo Simbólico, referencial metodológico Grounded Theory ou Teoria Fundamentada em Dados (TFD) e técnica de coleta de dados grupos focais. O referencial metodológico possibilitou a identificação da categoria central representativa da experiência dos alunos com substâncias psicoativas, “Movendo-se entre a experimentação e a dependência: o autocontrole do adolescente como componente interveniente.”. Este processo é constituído por três subprocessos ou categorias, que representam o significado simbólico da experiência dos alunos com as substâncias psicoativas: Iniciando a interação com o álcool e com o cigarro – o álcool é a substância inicial, consumida para acompanhar os amigos, superar tristezas, obter prazer e coragem e enfrentar as situações próprias da adolescência. As bebidas de predileção são a cerveja e vodka com energético, consumidas abusivamente em festas open bar, momento em que experimentam o cigarro e Narguile, com a possibilidade de agregar outros psicoativos. Mantendo o controle: Vivenciando a fase de experimentação – A incorporação da maconha e da cocaína é uma segunda fase de experimentação, que ocorre de modo coletivo em festas rotineiras. A maconha é a mais consumida, seguida pela cocaína que é... |
id |
UNSP_a15da5defb3eaa96f70a1588585f4f5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106060 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente intervenienteAdolescentes - Uso de drogasAlunos - Uso de drogasEscolas públicasPsicotropicosInteracionismo simbolicoSchool childrenDrug UsersO consumo crescente e precoce de substâncias psicoativas acarretou, em todas as partes do mundo, importantes questões sociais e de saúde, demandando o aprofundamento compreensivo das experiências dos atores envolvidos no processo. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender a interação de alunos adolescentes, com as substâncias psicoativas e desenvolver um modelo teórico representativo desta experiência. Teve como população alvo 21 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Penápolis/SP, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, UNESP-Araçatuba, com o referencial teórico Interacionismo Simbólico, referencial metodológico Grounded Theory ou Teoria Fundamentada em Dados (TFD) e técnica de coleta de dados grupos focais. O referencial metodológico possibilitou a identificação da categoria central representativa da experiência dos alunos com substâncias psicoativas, “Movendo-se entre a experimentação e a dependência: o autocontrole do adolescente como componente interveniente.”. Este processo é constituído por três subprocessos ou categorias, que representam o significado simbólico da experiência dos alunos com as substâncias psicoativas: Iniciando a interação com o álcool e com o cigarro – o álcool é a substância inicial, consumida para acompanhar os amigos, superar tristezas, obter prazer e coragem e enfrentar as situações próprias da adolescência. As bebidas de predileção são a cerveja e vodka com energético, consumidas abusivamente em festas open bar, momento em que experimentam o cigarro e Narguile, com a possibilidade de agregar outros psicoativos. Mantendo o controle: Vivenciando a fase de experimentação – A incorporação da maconha e da cocaína é uma segunda fase de experimentação, que ocorre de modo coletivo em festas rotineiras. A maconha é a mais consumida, seguida pela cocaína que é...The growing consumption of psychoactive substances and led early in all parts of the world, important social and health issues, requiring a deeper understanding of the experiences of the actors involved in the process. Thus, the present study aimed to understand the interaction of adolescent students with psychoactive substances and develop a theoretical model of this experience. Target population was 21 students of the third year of high school to a public school in the municipality of Penápolis / SP, with the approval of the Ethics Committee in Research, UNESP-Araçatuba, with Symbolic Interactionism theoretical, methodological reference Grounded Theory or Theory Based on data (TFD) and technical data collection focus groups. The methodological framework enabled the identification of the core category Moving between experimentation and addiction: the self as a component of the adolescent actor.. This process consists of three sub-processes or categories, which represent the symbolic meaning of the students' experience with psychoactive substances: Starting interaction with alcohol and cigarettes - alcohol is starting substance, consumed to keep up with friends, overcome grief, get pleasure and courage and face the situations own adolescence. The predilection drinks are beer and vodka with energy consumed abusively open bar at parties, at which time try cigarettes and Narghile, with the possibility of adding other psychoactive. Keeping control: Experiencing the experimentation phase - Incorporation of marijuana and cocaine is a second phase of testing, which occurs at parties so collective routine. Marijuana is the most commonly used, followed by cocaine which is used as a strategy to stop the effects of alcohol abuse, finding no impediments to consumption. They point to the ease of access by ace drug availability and lack of supervision combined with the household consumption of alcohol, tobacco ...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalben, Ivete [UNESP]Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP]2014-06-11T19:35:13Z2014-06-11T19:35:13Z2013-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis188 f.application/pdfROSSI, Lilian Cristina de Castro. Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente. 2013. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013.http://hdl.handle.net/11449/106060000737853000737853.pdf33004064078P98872830844747190Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:10:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106060Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:10:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente |
title |
Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente |
spellingShingle |
Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP] Adolescentes - Uso de drogas Alunos - Uso de drogas Escolas públicas Psicotropicos Interacionismo simbolico School children Drug Users |
title_short |
Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente |
title_full |
Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente |
title_fullStr |
Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente |
title_full_unstemmed |
Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente |
title_sort |
Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente |
author |
Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP] |
author_facet |
Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dalben, Ivete [UNESP] Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes - Uso de drogas Alunos - Uso de drogas Escolas públicas Psicotropicos Interacionismo simbolico School children Drug Users |
topic |
Adolescentes - Uso de drogas Alunos - Uso de drogas Escolas públicas Psicotropicos Interacionismo simbolico School children Drug Users |
description |
O consumo crescente e precoce de substâncias psicoativas acarretou, em todas as partes do mundo, importantes questões sociais e de saúde, demandando o aprofundamento compreensivo das experiências dos atores envolvidos no processo. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender a interação de alunos adolescentes, com as substâncias psicoativas e desenvolver um modelo teórico representativo desta experiência. Teve como população alvo 21 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Penápolis/SP, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, UNESP-Araçatuba, com o referencial teórico Interacionismo Simbólico, referencial metodológico Grounded Theory ou Teoria Fundamentada em Dados (TFD) e técnica de coleta de dados grupos focais. O referencial metodológico possibilitou a identificação da categoria central representativa da experiência dos alunos com substâncias psicoativas, “Movendo-se entre a experimentação e a dependência: o autocontrole do adolescente como componente interveniente.”. Este processo é constituído por três subprocessos ou categorias, que representam o significado simbólico da experiência dos alunos com as substâncias psicoativas: Iniciando a interação com o álcool e com o cigarro – o álcool é a substância inicial, consumida para acompanhar os amigos, superar tristezas, obter prazer e coragem e enfrentar as situações próprias da adolescência. As bebidas de predileção são a cerveja e vodka com energético, consumidas abusivamente em festas open bar, momento em que experimentam o cigarro e Narguile, com a possibilidade de agregar outros psicoativos. Mantendo o controle: Vivenciando a fase de experimentação – A incorporação da maconha e da cocaína é uma segunda fase de experimentação, que ocorre de modo coletivo em festas rotineiras. A maconha é a mais consumida, seguida pela cocaína que é... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-27 2014-06-11T19:35:13Z 2014-06-11T19:35:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSSI, Lilian Cristina de Castro. Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente. 2013. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013. http://hdl.handle.net/11449/106060 000737853 000737853.pdf 33004064078P9 8872830844747190 |
identifier_str_mv |
ROSSI, Lilian Cristina de Castro. Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente. 2013. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013. 000737853 000737853.pdf 33004064078P9 8872830844747190 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/106060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
188 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1800401111716200448 |