Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/106060
Resumo: O consumo crescente e precoce de substâncias psicoativas acarretou, em todas as partes do mundo, importantes questões sociais e de saúde, demandando o aprofundamento compreensivo das experiências dos atores envolvidos no processo. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender a interação de alunos adolescentes, com as substâncias psicoativas e desenvolver um modelo teórico representativo desta experiência. Teve como população alvo 21 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Penápolis/SP, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, UNESP-Araçatuba, com o referencial teórico Interacionismo Simbólico, referencial metodológico Grounded Theory ou Teoria Fundamentada em Dados (TFD) e técnica de coleta de dados grupos focais. O referencial metodológico possibilitou a identificação da categoria central representativa da experiência dos alunos com substâncias psicoativas, “Movendo-se entre a experimentação e a dependência: o autocontrole do adolescente como componente interveniente.”. Este processo é constituído por três subprocessos ou categorias, que representam o significado simbólico da experiência dos alunos com as substâncias psicoativas: Iniciando a interação com o álcool e com o cigarro – o álcool é a substância inicial, consumida para acompanhar os amigos, superar tristezas, obter prazer e coragem e enfrentar as situações próprias da adolescência. As bebidas de predileção são a cerveja e vodka com energético, consumidas abusivamente em festas open bar, momento em que experimentam o cigarro e Narguile, com a possibilidade de agregar outros psicoativos. Mantendo o controle: Vivenciando a fase de experimentação – A incorporação da maconha e da cocaína é uma segunda fase de experimentação, que ocorre de modo coletivo em festas rotineiras. A maconha é a mais consumida, seguida pela cocaína que é...
id UNSP_a15da5defb3eaa96f70a1588585f4f5b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106060
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente intervenienteAdolescentes - Uso de drogasAlunos - Uso de drogasEscolas públicasPsicotropicosInteracionismo simbolicoSchool childrenDrug UsersO consumo crescente e precoce de substâncias psicoativas acarretou, em todas as partes do mundo, importantes questões sociais e de saúde, demandando o aprofundamento compreensivo das experiências dos atores envolvidos no processo. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender a interação de alunos adolescentes, com as substâncias psicoativas e desenvolver um modelo teórico representativo desta experiência. Teve como população alvo 21 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Penápolis/SP, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, UNESP-Araçatuba, com o referencial teórico Interacionismo Simbólico, referencial metodológico Grounded Theory ou Teoria Fundamentada em Dados (TFD) e técnica de coleta de dados grupos focais. O referencial metodológico possibilitou a identificação da categoria central representativa da experiência dos alunos com substâncias psicoativas, “Movendo-se entre a experimentação e a dependência: o autocontrole do adolescente como componente interveniente.”. Este processo é constituído por três subprocessos ou categorias, que representam o significado simbólico da experiência dos alunos com as substâncias psicoativas: Iniciando a interação com o álcool e com o cigarro – o álcool é a substância inicial, consumida para acompanhar os amigos, superar tristezas, obter prazer e coragem e enfrentar as situações próprias da adolescência. As bebidas de predileção são a cerveja e vodka com energético, consumidas abusivamente em festas open bar, momento em que experimentam o cigarro e Narguile, com a possibilidade de agregar outros psicoativos. Mantendo o controle: Vivenciando a fase de experimentação – A incorporação da maconha e da cocaína é uma segunda fase de experimentação, que ocorre de modo coletivo em festas rotineiras. A maconha é a mais consumida, seguida pela cocaína que é...The growing consumption of psychoactive substances and led early in all parts of the world, important social and health issues, requiring a deeper understanding of the experiences of the actors involved in the process. Thus, the present study aimed to understand the interaction of adolescent students with psychoactive substances and develop a theoretical model of this experience. Target population was 21 students of the third year of high school to a public school in the municipality of Penápolis / SP, with the approval of the Ethics Committee in Research, UNESP-Araçatuba, with Symbolic Interactionism theoretical, methodological reference Grounded Theory or Theory Based on data (TFD) and technical data collection focus groups. The methodological framework enabled the identification of the core category Moving between experimentation and addiction: the self as a component of the adolescent actor.. This process consists of three sub-processes or categories, which represent the symbolic meaning of the students' experience with psychoactive substances: Starting interaction with alcohol and cigarettes - alcohol is starting substance, consumed to keep up with friends, overcome grief, get pleasure and courage and face the situations own adolescence. The predilection drinks are beer and vodka with energy consumed abusively open bar at parties, at which time try cigarettes and Narghile, with the possibility of adding other psychoactive. Keeping control: Experiencing the experimentation phase - Incorporation of marijuana and cocaine is a second phase of testing, which occurs at parties so collective routine. Marijuana is the most commonly used, followed by cocaine which is used as a strategy to stop the effects of alcohol abuse, finding no impediments to consumption. They point to the ease of access by ace drug availability and lack of supervision combined with the household consumption of alcohol, tobacco ...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalben, Ivete [UNESP]Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP]2014-06-11T19:35:13Z2014-06-11T19:35:13Z2013-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis188 f.application/pdfROSSI, Lilian Cristina de Castro. Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente. 2013. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013.http://hdl.handle.net/11449/106060000737853000737853.pdf33004064078P98872830844747190Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:10:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106060Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:10:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente
title Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente
spellingShingle Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente
Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP]
Adolescentes - Uso de drogas
Alunos - Uso de drogas
Escolas públicas
Psicotropicos
Interacionismo simbolico
School children
Drug Users
title_short Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente
title_full Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente
title_fullStr Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente
title_full_unstemmed Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente
title_sort Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente
author Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP]
author_facet Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalben, Ivete [UNESP]
Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Lilian Cristina de Castro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes - Uso de drogas
Alunos - Uso de drogas
Escolas públicas
Psicotropicos
Interacionismo simbolico
School children
Drug Users
topic Adolescentes - Uso de drogas
Alunos - Uso de drogas
Escolas públicas
Psicotropicos
Interacionismo simbolico
School children
Drug Users
description O consumo crescente e precoce de substâncias psicoativas acarretou, em todas as partes do mundo, importantes questões sociais e de saúde, demandando o aprofundamento compreensivo das experiências dos atores envolvidos no processo. Dessa forma, o presente trabalho objetivou compreender a interação de alunos adolescentes, com as substâncias psicoativas e desenvolver um modelo teórico representativo desta experiência. Teve como população alvo 21 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Penápolis/SP, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, UNESP-Araçatuba, com o referencial teórico Interacionismo Simbólico, referencial metodológico Grounded Theory ou Teoria Fundamentada em Dados (TFD) e técnica de coleta de dados grupos focais. O referencial metodológico possibilitou a identificação da categoria central representativa da experiência dos alunos com substâncias psicoativas, “Movendo-se entre a experimentação e a dependência: o autocontrole do adolescente como componente interveniente.”. Este processo é constituído por três subprocessos ou categorias, que representam o significado simbólico da experiência dos alunos com as substâncias psicoativas: Iniciando a interação com o álcool e com o cigarro – o álcool é a substância inicial, consumida para acompanhar os amigos, superar tristezas, obter prazer e coragem e enfrentar as situações próprias da adolescência. As bebidas de predileção são a cerveja e vodka com energético, consumidas abusivamente em festas open bar, momento em que experimentam o cigarro e Narguile, com a possibilidade de agregar outros psicoativos. Mantendo o controle: Vivenciando a fase de experimentação – A incorporação da maconha e da cocaína é uma segunda fase de experimentação, que ocorre de modo coletivo em festas rotineiras. A maconha é a mais consumida, seguida pela cocaína que é...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-27
2014-06-11T19:35:13Z
2014-06-11T19:35:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSI, Lilian Cristina de Castro. Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente. 2013. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/106060
000737853
000737853.pdf
33004064078P9
8872830844747190
identifier_str_mv ROSSI, Lilian Cristina de Castro. Movendo-se entre a experimentação e a dependência de drogas: o autocontrole do adolescente como componente interveniente. 2013. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013.
000737853
000737853.pdf
33004064078P9
8872830844747190
url http://hdl.handle.net/11449/106060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401111716200448