Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/102155
Resumo: Nesta pesquisa promovemos uma discussão a respeito da identidade cultural do professor de matemática aquele que surge da pertença à cultura escolar. Para isso, entrevistamos dez professores de matemática da rede de ensino público de Rio Claro dois professores em cada década, no período compreendido entre 1950-2000 que, através de suas narrativas permitiram a utilização da história oral, como um procedimento de pesquisa. A memória foi suscitada através de entrevistas que, depois de transcritas, por nós, e validadas pelos entrevistados, serviram de base para a confecção das textualizações que motivaram a elaboração de quatro tendências históricas. Estas sugerem que o sujeito professor de matemática passou por vários descentramentos que levaram à fragmentação da sua identidade. Isso significa que o sujeito professor de matemática é oblíquo, transversal e parcial em suas crenças e verdades; a sua identidade é constituída a partir disso. As tendências mostram que, apesar dos descentramentos, algumas características permaneceram, embora parcialmente. A identidade apenas nos deixou de ser una, estável, previsível; tornando-se uma celebração móvel formada e transformada continuamente em relação às suas práticas docentes e posições sociais. Assim, estudamos as formas pelas quais os professores são representados ou interpelados no sistema cultural em que vivem.
id UNSP_a1aea2a60e49fd3ef10fc0cd261b81e9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102155
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)Matemática - HistóriaHistoria oralEducação matemáticaMathematics EducationNesta pesquisa promovemos uma discussão a respeito da identidade cultural do professor de matemática aquele que surge da pertença à cultura escolar. Para isso, entrevistamos dez professores de matemática da rede de ensino público de Rio Claro dois professores em cada década, no período compreendido entre 1950-2000 que, através de suas narrativas permitiram a utilização da história oral, como um procedimento de pesquisa. A memória foi suscitada através de entrevistas que, depois de transcritas, por nós, e validadas pelos entrevistados, serviram de base para a confecção das textualizações que motivaram a elaboração de quatro tendências históricas. Estas sugerem que o sujeito professor de matemática passou por vários descentramentos que levaram à fragmentação da sua identidade. Isso significa que o sujeito professor de matemática é oblíquo, transversal e parcial em suas crenças e verdades; a sua identidade é constituída a partir disso. As tendências mostram que, apesar dos descentramentos, algumas características permaneceram, embora parcialmente. A identidade apenas nos deixou de ser una, estável, previsível; tornando-se uma celebração móvel formada e transformada continuamente em relação às suas práticas docentes e posições sociais. Assim, estudamos as formas pelas quais os professores são representados ou interpelados no sistema cultural em que vivem.In this study, we promote a discussion regarding the cultural identity of the mathematics teacher - that which arises from belonging to the school culture. We interviewed ten mathematics teachers from the public school system in Rio Claro, São Paula. Brazil - two teachers from each decade in the period 1950-2000. Their narratives were used as a basis for using Oral History as a research methodology. Memories were aroused through the interviews which, after transcribed, and later validated with the interviewees, served as a basis for creatinq the texts that lead to the elaboration of four historical tendencies. These suggest that the subject mathematics teacher went through various descentramentos (sensations of disconcertion or disorientation) that lead to the fragmentation of their identity. This means that the subject mathematics teacher is oblique, transversal, and partial in his/her beliefs and truths; it is the basis for the constitution of his/her identity. The trends show that, in spite of the descentramentos, some characteristics remain, albeit partially. The identity is simply no longer one, stable, predictable, becoming a mobile celebration, continuously formed and transformed in relation to his/her teaching practices and social position. Thus, we studied the ways in which the teachers are represented or questioned within the cultural system in which they live.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2004-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis259 f. + 1 CD-ROMapplication/pdfSILVA, Silvia Regina Vieira da. Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000). 2004. 259 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.http://hdl.handle.net/11449/102155000220477silva_srv_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T07:00:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102155Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T07:00:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)
title Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)
spellingShingle Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)
Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
Matemática - História
Historia oral
Educação matemática
Mathematics Education
title_short Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)
title_full Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)
title_fullStr Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)
title_full_unstemmed Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)
title_sort Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)
author Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
author_facet Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - História
Historia oral
Educação matemática
Mathematics Education
topic Matemática - História
Historia oral
Educação matemática
Mathematics Education
description Nesta pesquisa promovemos uma discussão a respeito da identidade cultural do professor de matemática aquele que surge da pertença à cultura escolar. Para isso, entrevistamos dez professores de matemática da rede de ensino público de Rio Claro dois professores em cada década, no período compreendido entre 1950-2000 que, através de suas narrativas permitiram a utilização da história oral, como um procedimento de pesquisa. A memória foi suscitada através de entrevistas que, depois de transcritas, por nós, e validadas pelos entrevistados, serviram de base para a confecção das textualizações que motivaram a elaboração de quatro tendências históricas. Estas sugerem que o sujeito professor de matemática passou por vários descentramentos que levaram à fragmentação da sua identidade. Isso significa que o sujeito professor de matemática é oblíquo, transversal e parcial em suas crenças e verdades; a sua identidade é constituída a partir disso. As tendências mostram que, apesar dos descentramentos, algumas características permaneceram, embora parcialmente. A identidade apenas nos deixou de ser una, estável, previsível; tornando-se uma celebração móvel formada e transformada continuamente em relação às suas práticas docentes e posições sociais. Assim, estudamos as formas pelas quais os professores são representados ou interpelados no sistema cultural em que vivem.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-07
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Silvia Regina Vieira da. Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000). 2004. 259 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/102155
000220477
silva_srv_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv SILVA, Silvia Regina Vieira da. Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000). 2004. 259 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
000220477
silva_srv_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 259 f. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965846376644608