O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/92294
Resumo: Inserida na Linha de Pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação” do Programa de Mestrado em Educação da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP, esta pesquisa objetiva estabelecer princípios norteadores para a criação de aulas de Língua Inglesa para a Educação Básica com a inclusão de tecnologias digitais sugeridas no Portal do Professor. Tal portal educacional se propõe a ser espaço de suporte para autoria colaborativa em rede visando à formação permanente de professores e a ampliação das possibilidades de exploração dos recursos educacionais e das variadas formas de desenvolver o trabalho pedagógico. É uma investigação de natureza qualitativa. Seu pano de fundo são as propostas da abordagem Comunicativa para ensino de Línguas Estrangeiras, que entende a língua como um conjunto de eventos comunicativos centralizados na aquisição da competência comunicativa e as propostas da abordagem Construcionista para o uso do computador na Educação, que enfatiza a construção do conhecimento com o uso das Tecnologias baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto...
id UNSP_a32679778d34b33ab126f85b2dd0978c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92294
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagemEducaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnsino fundamentalTecnologia da informaçãoTecnologia educacionalEnglish languageContent portalsTechnologyInserida na Linha de Pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação” do Programa de Mestrado em Educação da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP, esta pesquisa objetiva estabelecer princípios norteadores para a criação de aulas de Língua Inglesa para a Educação Básica com a inclusão de tecnologias digitais sugeridas no Portal do Professor. Tal portal educacional se propõe a ser espaço de suporte para autoria colaborativa em rede visando à formação permanente de professores e a ampliação das possibilidades de exploração dos recursos educacionais e das variadas formas de desenvolver o trabalho pedagógico. É uma investigação de natureza qualitativa. Seu pano de fundo são as propostas da abordagem Comunicativa para ensino de Línguas Estrangeiras, que entende a língua como um conjunto de eventos comunicativos centralizados na aquisição da competência comunicativa e as propostas da abordagem Construcionista para o uso do computador na Educação, que enfatiza a construção do conhecimento com o uso das Tecnologias baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto...As part of the FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP Education Master’s Program research area entitled “Information and Communication Technologies and Education”, this research aims at establishing planning guidelines for English Language classes for Basic Education including the digital technologies suggested in Portal do Professor (Teacher’s Portal). This educational portal intends to be a supporting space for collaborative net authoring, aiming at teacher’s permanent formation and also at widening the educative resources and the various ways of developing the pedagogical work possibilities of exploitation. It is a qualitative investigation. It’s basis are the proposals of Communicative Approach for Foreign Language Teaching, which understands language as a collection of communicative events focused in the communicative competence acquisition and in the Construcionism approach for the use of computers in Education which emphasizes knowledge building with technologies based in an action that produces an object of interest of the one who produces it, being that such product is linked too the reality of the person or of the place where it is produced and used. An analysis of offered by Information and Communication technologies ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Júnior, Klaus Schlünzen [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2011-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfGENSE, Juliana Maria Cristiano. O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem. 2011. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92294000639456gense_jmc_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:07:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92294Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-24T06:07:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem
title O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem
spellingShingle O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem
Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP]
Educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
English language
Content portals
Technology
title_short O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem
title_full O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem
title_fullStr O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem
title_full_unstemmed O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem
title_sort O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem
author Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP]
author_facet Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júnior, Klaus Schlünzen [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gense, Juliana Maria Cristiano [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
English language
Content portals
Technology
topic Educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
English language
Content portals
Technology
description Inserida na Linha de Pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação” do Programa de Mestrado em Educação da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP, esta pesquisa objetiva estabelecer princípios norteadores para a criação de aulas de Língua Inglesa para a Educação Básica com a inclusão de tecnologias digitais sugeridas no Portal do Professor. Tal portal educacional se propõe a ser espaço de suporte para autoria colaborativa em rede visando à formação permanente de professores e a ampliação das possibilidades de exploração dos recursos educacionais e das variadas formas de desenvolver o trabalho pedagógico. É uma investigação de natureza qualitativa. Seu pano de fundo são as propostas da abordagem Comunicativa para ensino de Línguas Estrangeiras, que entende a língua como um conjunto de eventos comunicativos centralizados na aquisição da competência comunicativa e as propostas da abordagem Construcionista para o uso do computador na Educação, que enfatiza a construção do conhecimento com o uso das Tecnologias baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-11
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GENSE, Juliana Maria Cristiano. O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem. 2011. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92294
000639456
gense_jmc_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv GENSE, Juliana Maria Cristiano. O ensino de língua inglesa e o uso de portais de conteúdo para a construção de ambientes de aprendizagem. 2011. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000639456
gense_jmc_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790792786378752