Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Amaral, Tamires Aparecida do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/157310
Resumo: Esta pesquisa de dissertação de mestrado pretendeu analisar as políticas de permanência estudantil no ensino superior, especificamente as políticas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, e do Instituto Federal do Sul de Minas, IFSUL de Minas, investigando a legislação e os dados de sua aplicação. A eficácia dessas políticas foi analisada tendo como sujeito da análise o jovem de baixa renda, especialmente o da escola pública, averiguando se elas lhe eram de conhecimento e se ele as tinha como aspecto motivador para o prosseguimento dos seus estudos no ensino superior. Como resultado, criou-se uma contribuição a mais para o aumento do número de jovens das camadas populares no ensino superior, por meio da promoção da ampliação da divulgação das políticas de permanência estudantil através do conjunto de “Guias de Permanência Estudantil na Universidade Pública”, que é o produto desta dissertação de mestrado, e que é voltado para o aluno do ensino médio. O trabalho com os guias na escola pública considera o poder do docente como educador no processo de emancipação social do aluno, figurando como um impulsionador e um incentivador ao prosseguimento dos seus estudos na graduação. Sendo assim, este trabalho propõe estratégias novas no âmbito de ações e práticas pedagógicas a serem aplicadas no ensino médio da escola pública para potencializar a expansão da informação sobre as políticas de acesso e permanência estudantil no ensino superior, com a finalidade de aumentar o acesso, o ingresso e a permanência do jovem oriundo da escola pública e, principalmente, das camadas populares, na graduação. É preciso que os alunos do ensino médio da escola pública tenham aspirações ao ensino superior e que saibam que lhes é de direito cursá-lo de forma gratuita e, ainda, contando com as políticas de permanência estudantil. Tendo em vista a crescente possibilidade de ingresso de jovens egressos da escola pública na universidade pública, principalmente devido às ações afirmativas, faz-se necessário apresentar aos discentes do ensino médio as políticas de permanência estudantil oferecidas durante o curso de graduação. Há também uma reflexão sobre os futuros usufruidores dessas políticas, analisando as características da atual juventude brasileira.
id UNSP_ac3d01fb9812df841e947069e656c53c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157310
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superiorAddressing the democratization of higher education: an analysis of public policies of students’ permanence in universityDemocratização do ensino superiorPolíticas de permanência estudantilJuventudeUniversidadePolíticas públicasHigher education democratizationPermanence politics for studentsYouthUniversityPublic policiesEsta pesquisa de dissertação de mestrado pretendeu analisar as políticas de permanência estudantil no ensino superior, especificamente as políticas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, e do Instituto Federal do Sul de Minas, IFSUL de Minas, investigando a legislação e os dados de sua aplicação. A eficácia dessas políticas foi analisada tendo como sujeito da análise o jovem de baixa renda, especialmente o da escola pública, averiguando se elas lhe eram de conhecimento e se ele as tinha como aspecto motivador para o prosseguimento dos seus estudos no ensino superior. Como resultado, criou-se uma contribuição a mais para o aumento do número de jovens das camadas populares no ensino superior, por meio da promoção da ampliação da divulgação das políticas de permanência estudantil através do conjunto de “Guias de Permanência Estudantil na Universidade Pública”, que é o produto desta dissertação de mestrado, e que é voltado para o aluno do ensino médio. O trabalho com os guias na escola pública considera o poder do docente como educador no processo de emancipação social do aluno, figurando como um impulsionador e um incentivador ao prosseguimento dos seus estudos na graduação. Sendo assim, este trabalho propõe estratégias novas no âmbito de ações e práticas pedagógicas a serem aplicadas no ensino médio da escola pública para potencializar a expansão da informação sobre as políticas de acesso e permanência estudantil no ensino superior, com a finalidade de aumentar o acesso, o ingresso e a permanência do jovem oriundo da escola pública e, principalmente, das camadas populares, na graduação. É preciso que os alunos do ensino médio da escola pública tenham aspirações ao ensino superior e que saibam que lhes é de direito cursá-lo de forma gratuita e, ainda, contando com as políticas de permanência estudantil. Tendo em vista a crescente possibilidade de ingresso de jovens egressos da escola pública na universidade pública, principalmente devido às ações afirmativas, faz-se necessário apresentar aos discentes do ensino médio as políticas de permanência estudantil oferecidas durante o curso de graduação. Há também uma reflexão sobre os futuros usufruidores dessas políticas, analisando as características da atual juventude brasileira.This master's thesis aimed to go over the policies of permanence for students in higher education, especially the policies applied at UNESP (São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”), UEMG (Minas Gerais State University - Universidade do Estado de Minas Gerais), and IFSULDEMINAS (Federal Institute of the South of Minas - Instituto Federal do Sul de Minas) to investigate the legislation and data from its adhibition. The efficacy of these policies was analyzed using low-income young adults as subjects of study, especially the ones coming from public schools, by checking if they were common knowledge to them and if they were a motivating aspect for the continuation of their pursuing higher education. As a result, a contribution to an increase in the number of young people from lower social classes in higher education was created, through the promotion of information on permanence policies for students via the kit of "Student Permanence in University Guides" as the product of this thesis, written for high school students. Works with the guides in public schools take into consideration the power of the teacher as an educator in the student's process of social emancipation, representing a propelling force towards the pursuit of post-secondary education. Hence, this paper proposes new strategies in the realm of actions and pedagogical practices to be used in public schools during high school, focusing on boosting the conveyance of information on politics of entrance and permanence in higher education, intending to increase the access, admission and permanence of young people from public schools and mainly from lower classes in colleges and universities. It is essential for high school students from public schools to have aspirations of entering post-secondary education, knowing that it is their right to study for free and count on permanence politics for students. By observing the growing possibilities of entrance of former public school students in higher education, mainly due to affirmative actions, it is necessary to present to high school students the politics of permanence for students offered during undergraduate programs. There are also reflections on the future users of these policies, taking in the characteristics of the current Brazilian youth.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]Gracioli, Maria Madalena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Tamires Aparecida do2018-10-15T16:02:28Z2018-10-15T16:02:28Z2018-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15731000090895933004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:11:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157310Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-01T06:11:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superior
Addressing the democratization of higher education: an analysis of public policies of students’ permanence in university
title Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superior
spellingShingle Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superior
Amaral, Tamires Aparecida do
Democratização do ensino superior
Políticas de permanência estudantil
Juventude
Universidade
Políticas públicas
Higher education democratization
Permanence politics for students
Youth
University
Public policies
title_short Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superior
title_full Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superior
title_fullStr Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superior
title_full_unstemmed Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superior
title_sort Políticas públicas de permanência estudantil: a democratização do acesso ao ensino superior
author Amaral, Tamires Aparecida do
author_facet Amaral, Tamires Aparecida do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]
Gracioli, Maria Madalena [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Tamires Aparecida do
dc.subject.por.fl_str_mv Democratização do ensino superior
Políticas de permanência estudantil
Juventude
Universidade
Políticas públicas
Higher education democratization
Permanence politics for students
Youth
University
Public policies
topic Democratização do ensino superior
Políticas de permanência estudantil
Juventude
Universidade
Políticas públicas
Higher education democratization
Permanence politics for students
Youth
University
Public policies
description Esta pesquisa de dissertação de mestrado pretendeu analisar as políticas de permanência estudantil no ensino superior, especificamente as políticas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, e do Instituto Federal do Sul de Minas, IFSUL de Minas, investigando a legislação e os dados de sua aplicação. A eficácia dessas políticas foi analisada tendo como sujeito da análise o jovem de baixa renda, especialmente o da escola pública, averiguando se elas lhe eram de conhecimento e se ele as tinha como aspecto motivador para o prosseguimento dos seus estudos no ensino superior. Como resultado, criou-se uma contribuição a mais para o aumento do número de jovens das camadas populares no ensino superior, por meio da promoção da ampliação da divulgação das políticas de permanência estudantil através do conjunto de “Guias de Permanência Estudantil na Universidade Pública”, que é o produto desta dissertação de mestrado, e que é voltado para o aluno do ensino médio. O trabalho com os guias na escola pública considera o poder do docente como educador no processo de emancipação social do aluno, figurando como um impulsionador e um incentivador ao prosseguimento dos seus estudos na graduação. Sendo assim, este trabalho propõe estratégias novas no âmbito de ações e práticas pedagógicas a serem aplicadas no ensino médio da escola pública para potencializar a expansão da informação sobre as políticas de acesso e permanência estudantil no ensino superior, com a finalidade de aumentar o acesso, o ingresso e a permanência do jovem oriundo da escola pública e, principalmente, das camadas populares, na graduação. É preciso que os alunos do ensino médio da escola pública tenham aspirações ao ensino superior e que saibam que lhes é de direito cursá-lo de forma gratuita e, ainda, contando com as políticas de permanência estudantil. Tendo em vista a crescente possibilidade de ingresso de jovens egressos da escola pública na universidade pública, principalmente devido às ações afirmativas, faz-se necessário apresentar aos discentes do ensino médio as políticas de permanência estudantil oferecidas durante o curso de graduação. Há também uma reflexão sobre os futuros usufruidores dessas políticas, analisando as características da atual juventude brasileira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15T16:02:28Z
2018-10-15T16:02:28Z
2018-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157310
000908959
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/157310
identifier_str_mv 000908959
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790836651458560