Análise de mercado de Wood-plastic composite (WPC) no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Carnietto, Mirela Bertin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/193421
Resumo: Constantes preocupações com as fontes energéticas e com as mudanças climáticas tem gerado uma busca por novas descobertas e tecnologias nas cadeias produtivas. A quantidade de resíduo produzido no mundo e seu descarte se tornou assunto entre acordos comerciais e políticos entre os países. Soluções que retirem esses resíduos do meio ambiente são desejáveis pela sociedade, além de criar oportunidade de negócio para investidores. Produtos que sejam provenientes de fontes renováveis, com certificação e com possibilidade de voltar ao sistema produtivo após seu descarte tem ganhado espaço no mercado. Economia circular é a forma como esse novo modelo econômico pode ser definido, está desvinculado do uso de recursos finitos, através do uso eficiente dos recursos e da minimização de resíduos. Na economia circular o Wood-Plastic Composites (WPC) é um dos exemplos na produção de novos materiais, pois utiliza resíduos. O WPC utiliza em sua produção fibras naturais, resíduos agroflorestais, e polímero que pode ser virgem ou também reciclado. Algumas pesquisas já foram realizadas na área técnica do WPC no Brasil, porém poucos estudos de mercado encontram-se divulgados. No desenvolvimento de produtos mais tecnológicos e sustentáveis, como o WPC, informações são necessárias para que haja investimentos no setor, e então uma produção em escala dê maior acesso ao mercado. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho foi analisar o mercado de WPC no Brasil. Os objetivos específicos concentraram-se em entender o perfil de seus consumidores, influenciadores, pesquisadores e população geral através de questionários e uma análise econômica de um fabricante de WPC. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica; elaboração de questionário para aplicação nos quatro segmentos; análise estatística dos resultados de questionários semiestruturado através da Análise de Correspondência Múltipla (MCA) pelo software R. A análise de viabilidade econômica foi realizada por meio da TIR e VPL, a partir de dados fornecidos de um fabricante de WPC, que demonstraram ser viável a produção de WPC. Como conclusão, o mercado brasileiro de WPC apresenta inúmeros desafios como: tornar o material WPC mais conhecido pela sociedade, e para isso investir mais em publicidade e marketing; proporcionar uma maior confiabilidade do produto aos engenheiros e arquitetos; aumentar o número de pesquisas e estudos de mercado no setor que suporte os investimentos, entre outros. Porém, existe uma enorme perspectiva de crescimento e muitas oportunidades nesse mercado, principalmente porque a população brasileira tem buscado novos produtos que possuam qualidade, bom preço e que sejam produzidos a partir de fontes renováveis de energia. E por fim, as empresas estão sendo cobradas a serem mais sustentáveis, executando uma economia circular e não linear.
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Economia circular é a forma como esse novo modelo econômico pode ser definido, está desvinculado do uso de recursos finitos, através do uso eficiente dos recursos e da minimização de resíduos. Na economia circular o Wood-Plastic Composites (WPC) é um dos exemplos na produção de novos materiais, pois utiliza resíduos. O WPC utiliza em sua produção fibras naturais, resíduos agroflorestais, e polímero que pode ser virgem ou também reciclado. Algumas pesquisas já foram realizadas na área técnica do WPC no Brasil, porém poucos estudos de mercado encontram-se divulgados. No desenvolvimento de produtos mais tecnológicos e sustentáveis, como o WPC, informações são necessárias para que haja investimentos no setor, e então uma produção em escala dê maior acesso ao mercado. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho foi analisar o mercado de WPC no Brasil. Os objetivos específicos concentraram-se em entender o perfil de seus consumidores, influenciadores, pesquisadores e população geral através de questionários e uma análise econômica de um fabricante de WPC. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica; elaboração de questionário para aplicação nos quatro segmentos; análise estatística dos resultados de questionários semiestruturado através da Análise de Correspondência Múltipla (MCA) pelo software R. A análise de viabilidade econômica foi realizada por meio da TIR e VPL, a partir de dados fornecidos de um fabricante de WPC, que demonstraram ser viável a produção de WPC. Como conclusão, o mercado brasileiro de WPC apresenta inúmeros desafios como: tornar o material WPC mais conhecido pela sociedade, e para isso investir mais em publicidade e marketing; proporcionar uma maior confiabilidade do produto aos engenheiros e arquitetos; aumentar o número de pesquisas e estudos de mercado no setor que suporte os investimentos, entre outros. Porém, existe uma enorme perspectiva de crescimento e muitas oportunidades nesse mercado, principalmente porque a população brasileira tem buscado novos produtos que possuam qualidade, bom preço e que sejam produzidos a partir de fontes renováveis de energia. E por fim, as empresas estão sendo cobradas a serem mais sustentáveis, executando uma economia circular e não linear.The continuous concern about energy resources and climate changes has created a search for new developments and technologies in the productive chains. The amount of waste produced in the world and its disposal has become a political and commercial matters between the agreement of countries. Solutions which enable to remove this waste from environment are desirable from society, besides it can generate new business opportunities for investors. Products from renewable sources, certified and able to return to productive systems after their disposal have gained more space in the market. Circular economy defines this new economic model, it is disconnected from the use of finite resources, through an efficient use of the sources and waste minimizing. Wood-Plastic Composites (WPC) is an example of this new model, circular economy, about new materials production, using waste raw materials. WPC use in its production natural fibers, as agroforestry waste, and polymers that can be virgin or come from recycled via. Some researches about WPC have been done in the technical area in Brazil, but few studies about market can be found. When developing new products, more technological and more sustainable, as it is the WPC products, some information is necessary for attracting more investments, and then a larger scale production, improving the market access. Therefore, the main purpose of this study was to analyze the Brazilian WPC Market. Other objectives were focus on understand the profile of the consumers, influencers, researchers and general population, through a survey and an economic analysis of a WPC producer. The methodology used was bibliographic review; survey elaboration and application to four population; and a statistic analysis of the results using MCA from software R. The analysis of economic viability was realized in Excel, IRR and NPV, and the data was supplied by a WPC producer. The results of economic analysis showed that the WPC production is acceptable. In conclusion, the Brazilian WPC Market has some challenges to overcome, as: make the WPC well-known by society and for this, it is needed to invest in publicity and advertisement; also to obtain the confidence of engineering and architecture; to increase the market studies to support investors, etc. Although, there is a huge perspective of growth and many opportunities in this market, Brazilian people have looked for new products with high quality, good price and made from renewable sources. At last, the Brazilian government and companies have been requested to be more sustainable and change the linear economy to circular economy.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leão, Alcides LopesTakitane, Izabel Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carnietto, Mirela Bertin2020-09-09T13:33:05Z2020-09-09T13:33:05Z2020-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19342133004064021P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:23:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193421Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-21T06:23:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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