O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Guerra, Karina Juliana [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/96430
Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer o significado da liderança para o aluno da graduação em enfermagem, resgatando a expectativa deste conhecimento para sua prática profissional. Para essa finalidade optou-se por uma abordagem qualitativa, na vertente da fenomenologia, pois procura compreender o homem segundo a realidade vivenciada por ele, segundo aquilo que se mostra por si mesmo, o manifesto. Essa metodologia também possibilita desvendar os valores, as percepções e emoções dos sujeitos envolvidos. Utilizou-se de entrevistas com quinze alunos do curso de graduação em enfermagem que constituíram os sujeitos do estudo. A seguinte questão norteadora foi adotada: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como você espera aplicá-la em sua prática profissional? Após as transcrições, os depoimentos foram primeiramente analisados individualmente e após globalmente, resgatando os temas: Significado da Liderança, Instrumentos de Liderança, Estilo de Liderança, Exercício da Liderança e Liderança e Poder. A análise geral visou à compreensão do fenômeno a partir das convergências, divergências e idiossincrasias. O significado atribuído à liderança, pelos sujeitos apreende, enquanto ser que verbaliza o seu próprio vivenciar da liderança, como situação vivenciada na possibilidade de interação com outro ser e na possibilidade de influenciar nas decisões, é passível de ser aprendida com a experiência profissional, baseada no conhecimento das políticas institucionais e dos liderados. O enfermeiro-líder como ser-aí-no-mundo precupa-se com seu desempenho reconhecendo características essenciais para o processo da liderança. Ressalta-se a relevância da interação docente assistencial no ensino da liderança e fundamental no processo de formação do aluno.
id UNSP_af9ec08a7a06782eabf379560c115d2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96430
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagemEnfermagemEducação em enfermagemEducation nursingO presente estudo teve como objetivo conhecer o significado da liderança para o aluno da graduação em enfermagem, resgatando a expectativa deste conhecimento para sua prática profissional. Para essa finalidade optou-se por uma abordagem qualitativa, na vertente da fenomenologia, pois procura compreender o homem segundo a realidade vivenciada por ele, segundo aquilo que se mostra por si mesmo, o manifesto. Essa metodologia também possibilita desvendar os valores, as percepções e emoções dos sujeitos envolvidos. Utilizou-se de entrevistas com quinze alunos do curso de graduação em enfermagem que constituíram os sujeitos do estudo. A seguinte questão norteadora foi adotada: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como você espera aplicá-la em sua prática profissional? Após as transcrições, os depoimentos foram primeiramente analisados individualmente e após globalmente, resgatando os temas: Significado da Liderança, Instrumentos de Liderança, Estilo de Liderança, Exercício da Liderança e Liderança e Poder. A análise geral visou à compreensão do fenômeno a partir das convergências, divergências e idiossincrasias. O significado atribuído à liderança, pelos sujeitos apreende, enquanto ser que verbaliza o seu próprio vivenciar da liderança, como situação vivenciada na possibilidade de interação com outro ser e na possibilidade de influenciar nas decisões, é passível de ser aprendida com a experiência profissional, baseada no conhecimento das políticas institucionais e dos liderados. O enfermeiro-líder como ser-aí-no-mundo precupa-se com seu desempenho reconhecendo características essenciais para o processo da liderança. Ressalta-se a relevância da interação docente assistencial no ensino da liderança e fundamental no processo de formação do aluno.This study aimed at learning about the meaning of leadership to undergraduate nursing students, thus recovering the expectation of such knowledge for their professional practice. To that end, the qualitative approach was used with basis on phenomenology as it attempts to understand men according to their experienced reality, according to what is shown by itself, that is, the manifest. This methodology also makes it possible to unveil the values, perceptions and emotions of the subjects involved. Interviews with fifteen students from the undergraduate nursing program, who constituted the subjects in this study, were used. The following guiding question was adopted: What does leadership mean to you, and how do expect to apply it in your professional practice? After transcription, the statements were firstly analyzed individually and later globally, thus recovering the following topics: Meaning of Leadership, Leadership Instruments, Leadership Style, Leadership Exercise and Leadership and Power. The general analysis aimed at understanding the phenomenon based on convergences, divergences and idiosyncrasies. The meaning attributed to leadership by the subjects, as individuals who verbalize their own leadership experiences, as a situation experienced in the possibility of interaction with another individual and in the possibility of influencing decisions, can be learned during professional experience based on the knowledge of institutional policies and of those who are led. The leading nurse, as an out-there-in-the-world individual is concerned about his performance and acknowledges the essential characteristics for the leadership process. The relevance of the teaching-care interaction in leadership teaching is fundamental in the student’s educational process.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Hospital Das Clinicas da Faculdade de Medicina de BotucatuSecretaria de Saúde do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Spiri, Wilza Carla [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guerra, Karina Juliana [UNESP]2014-06-11T19:28:19Z2014-06-11T19:28:19Z2008-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f.application/pdfGUERRA, Karina Juliana. O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem. 2008. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/96430000554850guerra_kj_me_botfm.pdf33004064081P07945918805559032Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:22:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-31T06:22:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem
title O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem
spellingShingle O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem
Guerra, Karina Juliana [UNESP]
Enfermagem
Educação em enfermagem
Education nursing
title_short O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem
title_full O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem
title_fullStr O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem
title_sort O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem
author Guerra, Karina Juliana [UNESP]
author_facet Guerra, Karina Juliana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spiri, Wilza Carla [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Karina Juliana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Education nursing
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Education nursing
description O presente estudo teve como objetivo conhecer o significado da liderança para o aluno da graduação em enfermagem, resgatando a expectativa deste conhecimento para sua prática profissional. Para essa finalidade optou-se por uma abordagem qualitativa, na vertente da fenomenologia, pois procura compreender o homem segundo a realidade vivenciada por ele, segundo aquilo que se mostra por si mesmo, o manifesto. Essa metodologia também possibilita desvendar os valores, as percepções e emoções dos sujeitos envolvidos. Utilizou-se de entrevistas com quinze alunos do curso de graduação em enfermagem que constituíram os sujeitos do estudo. A seguinte questão norteadora foi adotada: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como você espera aplicá-la em sua prática profissional? Após as transcrições, os depoimentos foram primeiramente analisados individualmente e após globalmente, resgatando os temas: Significado da Liderança, Instrumentos de Liderança, Estilo de Liderança, Exercício da Liderança e Liderança e Poder. A análise geral visou à compreensão do fenômeno a partir das convergências, divergências e idiossincrasias. O significado atribuído à liderança, pelos sujeitos apreende, enquanto ser que verbaliza o seu próprio vivenciar da liderança, como situação vivenciada na possibilidade de interação com outro ser e na possibilidade de influenciar nas decisões, é passível de ser aprendida com a experiência profissional, baseada no conhecimento das políticas institucionais e dos liderados. O enfermeiro-líder como ser-aí-no-mundo precupa-se com seu desempenho reconhecendo características essenciais para o processo da liderança. Ressalta-se a relevância da interação docente assistencial no ensino da liderança e fundamental no processo de formação do aluno.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-23
2014-06-11T19:28:19Z
2014-06-11T19:28:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUERRA, Karina Juliana. O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem. 2008. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/96430
000554850
guerra_kj_me_botfm.pdf
33004064081P0
7945918805559032
identifier_str_mv GUERRA, Karina Juliana. O significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem. 2008. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2008.
000554850
guerra_kj_me_botfm.pdf
33004064081P0
7945918805559032
url http://hdl.handle.net/11449/96430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965743637168128