O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Christiano, Ana Priscilla [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/97567
Resumo: Nosso dia-a-dia de trabalho na rede de atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias mostrou que, o psicólogo tem estado cada vez mais presente nas instituições ligadas à área socioassistencial. Donzelot (1986) apresentou que este profissional tem sido chamado para trabalhar em tal área desde o século XIX, quando da organização daquilo que Foucault (2008) chamou de Sociedade Disciplinar. Nestas instituições o psicólogo pôde desenvolver e aplicar o que este autor chamou de tecnologias disciplinares, que são responsáveis por manter o mecanismo do poder disciplinar com seus efeitos de normalização social. Nosso objetivo neste trabalho é analisar as relações entre as tecnologias disciplinares propostas por Foucault (2008) e as práticas psicológicas desenvolvidas nos serviços da rede socioassistencial de atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias. Como referencial teórico-metodológico, recorremos aos pressupostos de Foucault (2008) sobre a organização do poder disciplinar e das tecnologias disciplinares e que podem, ainda hoje, estar presentes nas práticas psi analisadas. Também nos auxiliaram autores como Donzelot (1986), Marcílio (2006), Pilotti e Rizzini (2009), que trataram da constituição do campo socioassistencial. Para tanto, realizamos acompanhamentos das atividades cotidianas de psicólogas da rede socioassistencial do município de Londrina, estado do Paraná, observando participativamente atendimentos individuais, em grupos, visitas domiciliares e discussões de casos. Além disso, foram feitas leituras de documentos e registros...
id UNSP_bc16b78a7536cbfb33d48edfc1dba7de
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97567
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentesAssistência socialPsychological practicesSocial Assistance CareChildrenAdolescents and FamiliesAssunto em língua estrangeiraNosso dia-a-dia de trabalho na rede de atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias mostrou que, o psicólogo tem estado cada vez mais presente nas instituições ligadas à área socioassistencial. Donzelot (1986) apresentou que este profissional tem sido chamado para trabalhar em tal área desde o século XIX, quando da organização daquilo que Foucault (2008) chamou de Sociedade Disciplinar. Nestas instituições o psicólogo pôde desenvolver e aplicar o que este autor chamou de tecnologias disciplinares, que são responsáveis por manter o mecanismo do poder disciplinar com seus efeitos de normalização social. Nosso objetivo neste trabalho é analisar as relações entre as tecnologias disciplinares propostas por Foucault (2008) e as práticas psicológicas desenvolvidas nos serviços da rede socioassistencial de atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias. Como referencial teórico-metodológico, recorremos aos pressupostos de Foucault (2008) sobre a organização do poder disciplinar e das tecnologias disciplinares e que podem, ainda hoje, estar presentes nas práticas psi analisadas. Também nos auxiliaram autores como Donzelot (1986), Marcílio (2006), Pilotti e Rizzini (2009), que trataram da constituição do campo socioassistencial. Para tanto, realizamos acompanhamentos das atividades cotidianas de psicólogas da rede socioassistencial do município de Londrina, estado do Paraná, observando participativamente atendimentos individuais, em grupos, visitas domiciliares e discussões de casos. Além disso, foram feitas leituras de documentos e registros...Our day-to-day work in the network of care for children, adolescents and their families showed that the psychologist has been increasingly present in the institutions related to the socioassistencial area. Donzelot (1986) showed that this professional has been called to work in this area since the nineteenth century, when the organization of what Foucault (2008) called the Disciplinary Society. In these institutions, the psychologist was able to develop and implement what this author called disciplinary technologies, which are responsible for maintaining the mechanism of disciplinary power with its social effects of standardization. Our present goal is to analyze the relationship between disciplinary technologies proposed by Foucault (2008) and psychological practices developed in socioassistential network services that assist children, adolescents and their families. As theoretical and methodological references we resort Foucault (2008) assumptions on the organization of disciplinary power and disciplinary technologies that may even now be present at practices psi analyzed. We also resort authors like Donzelot (1986), Marcílio (2006), Pilotti and Rizzini (2009) which dealt with the constitution of the socioassistential field. We followed some sociossistential psychologists daily activities in the city of Londrina, State of Parana, noting participatively individual assistance, groups, home visits, case discussions. We also have done readings of papers and records of attendance. The observations were noted in a logbook and then discussed from the theoretical... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Soraia Georgina Ferreira de Paiva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christiano, Ana Priscilla [UNESP]2014-06-11T19:29:02Z2014-06-11T19:29:02Z2010-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis137 f.application/pdfCHRISTIANO, Ana Priscilla. O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes. 2010. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.http://hdl.handle.net/11449/97567000633162christiano_ap_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:13:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97567Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-02T06:13:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes
title O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes
spellingShingle O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes
Christiano, Ana Priscilla [UNESP]
Assistência social
Psychological practices
Social Assistance Care
Children
Adolescents and Families
Assunto em língua estrangeira
title_short O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes
title_full O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes
title_fullStr O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes
title_full_unstemmed O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes
title_sort O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes
author Christiano, Ana Priscilla [UNESP]
author_facet Christiano, Ana Priscilla [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Soraia Georgina Ferreira de Paiva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Christiano, Ana Priscilla [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência social
Psychological practices
Social Assistance Care
Children
Adolescents and Families
Assunto em língua estrangeira
topic Assistência social
Psychological practices
Social Assistance Care
Children
Adolescents and Families
Assunto em língua estrangeira
description Nosso dia-a-dia de trabalho na rede de atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias mostrou que, o psicólogo tem estado cada vez mais presente nas instituições ligadas à área socioassistencial. Donzelot (1986) apresentou que este profissional tem sido chamado para trabalhar em tal área desde o século XIX, quando da organização daquilo que Foucault (2008) chamou de Sociedade Disciplinar. Nestas instituições o psicólogo pôde desenvolver e aplicar o que este autor chamou de tecnologias disciplinares, que são responsáveis por manter o mecanismo do poder disciplinar com seus efeitos de normalização social. Nosso objetivo neste trabalho é analisar as relações entre as tecnologias disciplinares propostas por Foucault (2008) e as práticas psicológicas desenvolvidas nos serviços da rede socioassistencial de atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias. Como referencial teórico-metodológico, recorremos aos pressupostos de Foucault (2008) sobre a organização do poder disciplinar e das tecnologias disciplinares e que podem, ainda hoje, estar presentes nas práticas psi analisadas. Também nos auxiliaram autores como Donzelot (1986), Marcílio (2006), Pilotti e Rizzini (2009), que trataram da constituição do campo socioassistencial. Para tanto, realizamos acompanhamentos das atividades cotidianas de psicólogas da rede socioassistencial do município de Londrina, estado do Paraná, observando participativamente atendimentos individuais, em grupos, visitas domiciliares e discussões de casos. Além disso, foram feitas leituras de documentos e registros...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-16
2014-06-11T19:29:02Z
2014-06-11T19:29:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHRISTIANO, Ana Priscilla. O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes. 2010. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/97567
000633162
christiano_ap_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv CHRISTIANO, Ana Priscilla. O psicológico na rede socioassistencial de atendimento à crianças e adolescentes. 2010. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
000633162
christiano_ap_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965496589516800