Relação da gestão do conhecimento com a comunicação organizacional: um estudo do compartilhamento de conhecimento em uma empresa de agronegócio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Luccas, Taciana Maria Lemes de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/237273
Resumo: Este estudo abarca os conceitos da comunicação organizacional, gestão do conhecimento e, mais precisamente, do compartilhamento do conhecimento em uma empresa do setor de agronegócio. O estudo tem como objetivo analisar os principais aspectos da comunicação relacionados à gestão do conhecimento para a promoção do compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional. A gestão do conhecimento é uma atividade organizacional de busca, criação e uso do conhecimento, contudo, é preciso um processo para sua construção e disseminação e assim, incorporar produtos e serviços, tornando-os mais competitivos. Considera-se que a gestão do conhecimento deve ser inserida em toda a organização de forma estratégica, tornandose fundamental um alinhamento entre a cultura organizacional, sua forma de comunicação e a relação da integração do conhecimento entre os indivíduos no ambiente organizacional. Desse modo, a gestão do conhecimento trata de todos os processos que atuam para desenvolvimento, preservação, utilização e compartilhamento do conhecimento. A comunicação é parte importante do processo de mudança organizacional, uma vez que otimiza e cria um propósito para que o conhecimento seja compartilhado e as tomadas de decisões sejam mais assertivas. É certo que a comunicação exige cada vez mais atenção dos gestores em direção aos estudos e para a realização de ações favoráveis ao cooperativismo, proporcionando um ambiente estratégico e adequado para o compartilhamento de informações e conhecimento. A partir desses pressupostos, estabeleceu-se a seguinte questão: Quais são os principais aspectos da comunicação relacionados à gestão do conhecimento que dificultam o compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional? Com isso, o estudo tem como objetivo geral analisar os principais aspectos da comunicação relacionados à gestão do conhecimento para a promoção do compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional. Referente aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, descritiva e tem como base uma pesquisa bibliográfica com revisão narrativa. O método de coleta de dados ocorreu por estudo de caso em uma organização na área de agronegócio, utilizando-se da triangulação, com entrevistas, questionários e observação e, para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados apontam que existem muitas barreiras para o compartilhamento do conhecimento na organização, envolvendo canais e fluxos de comunicação, como também a falta de espaços para a interação e possibilidades de compartilhar conhecimento. Como contribuição, a proposição de diretrizes de gestão do conhecimento, comunicação organizacional e compartilhamento do conhecimento é realizada com a finalidade de impactar as pessoas no ambiente organizacional, com o intuito de obter o benefício do compartilhamento do conhecimento e melhorar as práticas de gestão do conhecimento. Assim, a intenção da proposta destas diretrizes é motivar e conscientizar sobre a importância da comunicação organizacional nas atitudes de compartilhar conhecimentos.
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A gestão do conhecimento é uma atividade organizacional de busca, criação e uso do conhecimento, contudo, é preciso um processo para sua construção e disseminação e assim, incorporar produtos e serviços, tornando-os mais competitivos. Considera-se que a gestão do conhecimento deve ser inserida em toda a organização de forma estratégica, tornandose fundamental um alinhamento entre a cultura organizacional, sua forma de comunicação e a relação da integração do conhecimento entre os indivíduos no ambiente organizacional. Desse modo, a gestão do conhecimento trata de todos os processos que atuam para desenvolvimento, preservação, utilização e compartilhamento do conhecimento. A comunicação é parte importante do processo de mudança organizacional, uma vez que otimiza e cria um propósito para que o conhecimento seja compartilhado e as tomadas de decisões sejam mais assertivas. É certo que a comunicação exige cada vez mais atenção dos gestores em direção aos estudos e para a realização de ações favoráveis ao cooperativismo, proporcionando um ambiente estratégico e adequado para o compartilhamento de informações e conhecimento. A partir desses pressupostos, estabeleceu-se a seguinte questão: Quais são os principais aspectos da comunicação relacionados à gestão do conhecimento que dificultam o compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional? Com isso, o estudo tem como objetivo geral analisar os principais aspectos da comunicação relacionados à gestão do conhecimento para a promoção do compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional. Referente aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, descritiva e tem como base uma pesquisa bibliográfica com revisão narrativa. O método de coleta de dados ocorreu por estudo de caso em uma organização na área de agronegócio, utilizando-se da triangulação, com entrevistas, questionários e observação e, para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados apontam que existem muitas barreiras para o compartilhamento do conhecimento na organização, envolvendo canais e fluxos de comunicação, como também a falta de espaços para a interação e possibilidades de compartilhar conhecimento. Como contribuição, a proposição de diretrizes de gestão do conhecimento, comunicação organizacional e compartilhamento do conhecimento é realizada com a finalidade de impactar as pessoas no ambiente organizacional, com o intuito de obter o benefício do compartilhamento do conhecimento e melhorar as práticas de gestão do conhecimento. Assim, a intenção da proposta destas diretrizes é motivar e conscientizar sobre a importância da comunicação organizacional nas atitudes de compartilhar conhecimentos.This study encompasses the concepts of organizational communication, knowledge management and, more precisely, knowledge sharing in a company in the agribusiness sector. The study aims to analyze the main aspects of communication related to knowledge management to promote knowledge sharing in the organizational environment. Knowledge management is an organizational activity of search, creation and use of knowledge; however, it takes a process for its construction and dissemination and thus, incorporate products and services, making them more competitive. It is considered that knowledge management should be strategically inserted throughout the organization, making an alignment between the organizational culture, its form of communication and the relationship of the integration of knowledge between individuals in the organizational environment essential. Thus, knowledge management deals with all the processes that work for the development, preservation, use and sharing of knowledge. Communication is an important part of the organizational change process, as it optimizes and creates a purpose for knowledge to be shared and decision-making to be more assertive. It is true that communication requires more and more attention from managers towards studies and to carry out actions favorable to corporativism, providing a strategic and adequate environment for sharing information and knowledge. Based on these assumptions, the following question was established: What are the main aspects of communication related to knowledge management that make it difficult to share knowledge in the organizational environment? With this, the study has the general objective to analyze the main aspects of communication related to knowledge management to promote knowledge sharing in the organizational environment. Regarding the methodological procedures, the research is qualitative, descriptive and is based on bibliographic research with narrative review. The method of data collection occurred through a case study in an organization in agribusiness, using triangulation, with interviews, questionnaires, and observation and, for the analysis of data, content analysis was chosen. The results show that there are many barriers to knowledge sharing in the organization, involving communication channels and flows, as well as the lack of spaces for interaction and possibilities to share knowledge. As a contribution, the proposition of guidelines for knowledge management, organizational communication and knowledge sharing is carried out with the purpose of impacting people in the organizational environment, to obtain the benefit of knowledge sharing and improve knowledge management practices. Thus, the intention of the proposal of these guidelines is to motivate and raise awareness about the importance of organizational communication in attitudes of sharing knowledge.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Damian, Ieda Pelógia Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luccas, Taciana Maria Lemes de2022-10-31T13:01:59Z2022-10-31T13:01:59Z2022-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLUCCAS, Taciana Maria Lemes de. Relação da gestão do conhecimento com a comunicação organizacional: um estudo do compartilhamento de conhecimento em uma empresa de agronegócio. 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