Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ferreira, Jonathan [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/242326
Resumo: No atual período técnico científico-informacional, as empresas globais inseriram-se no futebol visando acumulação a partir da propaganda e inserção em novos mercados. Esse envolvimento do capital no futebol não é novo. Entretanto, a novidade reside na constituição do modelo jurídico de clube-empresa e no surgimento de clubes articulados em redes, funcionando a partir do comando de uma matriz. Dessa forma, a pesquisa parte da seguinte questão: levando-se em consideração a financeirização da economia mundial e a consequente inserção de empresas globais na indústria futebolística, alguns clubes, enquanto associações civis sem fins lucrativos, quando comprados por corporações tal como a Red Bull, se inserem dentro de uma lógica reticular de organização que se opõe a antiga lógica dos territórios? Dentro de nossas análises, observamos que os clubes-empresa no Brasil é deficitário, compreende a estruturas arcaicas, tem pouca torcida e são concentrados em proprietários familiares. Em 2020, havia somente um clube-empresa na Série A e 125 clubes que não disputavam compe-tições em nenhuma divisão. Esse clube é o caso do Red Bull Bragantino, que está estruturado no modelo de multi-club ownership e detém o único capital social positivo dos clubes-empresa de São Paulo. De todo modo, a parceria entre a empresa global e o clube associativo, nos permitiu analisar como as rugosidades de um clube pode permitir que esse investimento aconteça. A instauração de um modelo de clubes articulados em redes tem como principal motivação a circulação de jogadores, fato determinando no período atual em que vive-mos.
id UNSP_bd21e6ca0ad11a44a72598f9dc893639
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242326
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organizaçãoFootball and the emergence of limited football companies in Brazil: from the territorial logic to the networked logic of organizationClubes esportivosGlobalizaçãoGeografia analise de redesFutebol aspectos econômicosNeoliberalismoAthletic clubsGlobalizationGeography Network analysisSoccer economic aspectsNeoliberalismNo atual período técnico científico-informacional, as empresas globais inseriram-se no futebol visando acumulação a partir da propaganda e inserção em novos mercados. Esse envolvimento do capital no futebol não é novo. Entretanto, a novidade reside na constituição do modelo jurídico de clube-empresa e no surgimento de clubes articulados em redes, funcionando a partir do comando de uma matriz. Dessa forma, a pesquisa parte da seguinte questão: levando-se em consideração a financeirização da economia mundial e a consequente inserção de empresas globais na indústria futebolística, alguns clubes, enquanto associações civis sem fins lucrativos, quando comprados por corporações tal como a Red Bull, se inserem dentro de uma lógica reticular de organização que se opõe a antiga lógica dos territórios? Dentro de nossas análises, observamos que os clubes-empresa no Brasil é deficitário, compreende a estruturas arcaicas, tem pouca torcida e são concentrados em proprietários familiares. Em 2020, havia somente um clube-empresa na Série A e 125 clubes que não disputavam compe-tições em nenhuma divisão. Esse clube é o caso do Red Bull Bragantino, que está estruturado no modelo de multi-club ownership e detém o único capital social positivo dos clubes-empresa de São Paulo. De todo modo, a parceria entre a empresa global e o clube associativo, nos permitiu analisar como as rugosidades de um clube pode permitir que esse investimento aconteça. A instauração de um modelo de clubes articulados em redes tem como principal motivação a circulação de jogadores, fato determinando no período atual em que vive-mos.In the current technical-scientific-informational milieu, global companies have entered foot-ball with the aim of accumulating from advertising and entering new markets. This involve-ment of capital in football is not new. However, the novelty resides in the constitution of the legal model of limited company soccer and in the appearance of clubs articulated in networks, functioning from the command of a matrix. In this way, the research starts from the following question: taking into account the financialization of the world economy and the consequent insertion of global companies in the football industry, some clubs, as non-profit civil associa-tions, when purchased by corporations such as the Red Bull, are they part of a reticular logic of organization that opposes the old logic of territories? Within our analyses, we observed that corporate clubs in Brazil are deficient, comprise archaic structures, have little supporters and are concentrated in family owners. In 2020, there was only one company club in Serie A and 125 clubs that did not compete in any division. This club is the case of Red Bull Bragantino, which is structured on the multi-club ownership model and holds the only positive share capi-tal of corporate clubs in São Paulo. Anyway, the partnership between the global company and the associative club allowed us to analyze how the roughness of a club can allow this investment to happen. The establishment of a model of clubs articulated in networks has as its main motivation the movement of players, a fact that determines the current period in which we live.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Frederico, Samuel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Jonathan [UNESP]2023-03-06T17:17:35Z2023-03-06T17:17:35Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24232633004137004P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-04T06:18:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-04T06:18:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização
Football and the emergence of limited football companies in Brazil: from the territorial logic to the networked logic of organization
title Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização
spellingShingle Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização
Ferreira, Jonathan [UNESP]
Clubes esportivos
Globalização
Geografia analise de redes
Futebol aspectos econômicos
Neoliberalismo
Athletic clubs
Globalization
Geography Network analysis
Soccer economic aspects
Neoliberalism
title_short Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização
title_full Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização
title_fullStr Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização
title_full_unstemmed Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização
title_sort Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização
author Ferreira, Jonathan [UNESP]
author_facet Ferreira, Jonathan [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frederico, Samuel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jonathan [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Clubes esportivos
Globalização
Geografia analise de redes
Futebol aspectos econômicos
Neoliberalismo
Athletic clubs
Globalization
Geography Network analysis
Soccer economic aspects
Neoliberalism
topic Clubes esportivos
Globalização
Geografia analise de redes
Futebol aspectos econômicos
Neoliberalismo
Athletic clubs
Globalization
Geography Network analysis
Soccer economic aspects
Neoliberalism
description No atual período técnico científico-informacional, as empresas globais inseriram-se no futebol visando acumulação a partir da propaganda e inserção em novos mercados. Esse envolvimento do capital no futebol não é novo. Entretanto, a novidade reside na constituição do modelo jurídico de clube-empresa e no surgimento de clubes articulados em redes, funcionando a partir do comando de uma matriz. Dessa forma, a pesquisa parte da seguinte questão: levando-se em consideração a financeirização da economia mundial e a consequente inserção de empresas globais na indústria futebolística, alguns clubes, enquanto associações civis sem fins lucrativos, quando comprados por corporações tal como a Red Bull, se inserem dentro de uma lógica reticular de organização que se opõe a antiga lógica dos territórios? Dentro de nossas análises, observamos que os clubes-empresa no Brasil é deficitário, compreende a estruturas arcaicas, tem pouca torcida e são concentrados em proprietários familiares. Em 2020, havia somente um clube-empresa na Série A e 125 clubes que não disputavam compe-tições em nenhuma divisão. Esse clube é o caso do Red Bull Bragantino, que está estruturado no modelo de multi-club ownership e detém o único capital social positivo dos clubes-empresa de São Paulo. De todo modo, a parceria entre a empresa global e o clube associativo, nos permitiu analisar como as rugosidades de um clube pode permitir que esse investimento aconteça. A instauração de um modelo de clubes articulados em redes tem como principal motivação a circulação de jogadores, fato determinando no período atual em que vive-mos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-06T17:17:35Z
2023-03-06T17:17:35Z
2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242326
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/242326
identifier_str_mv 33004137004P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965633724383232