Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91226
Resumo: A presente pesquisa teve como tema o desenvolvimento da autonomia moral de crianças e adolescentes (entre 06 e 15 anos de idade) em situação de risco, que vivem em um serviço de acolhimento. O objetivo deste trabalho foi propor uma intervenção com os funcionários da instituição, com o propósito de construir um ambiente favorável à promoção do desenvolvimento moral das crianças e dos adolescentes orientado para sua autonomia e, assim, propiciar a promoção das relações de cooperação e respeito mútuo entre os adultos, entre adultos e crianças/adolescentes e entre as próprias crianças/adolescentes, favorecendo a elaboração e o cumprimento consciente de regras pelas crianças/adolescentes. Para alcançar esse propósito, realizamos um conjunto de ações junto aos funcionários e crianças e adolescentes da instituição. Esta investigação adotou o método da pesquisa-ação, no qual o pesquisador interage bem próximo dos participantes, definindo junto a estes os passos a serem seguidos e avaliando as ações e as necessidades que devem ser redirecionadas. Os participantes da pesquisa foram os funcionários da instituição (equipe técnica, educador/cuidador e auxiliar de educador/cuidador) e as crianças e adolescentes que residem no abrigo. De acordo com o método de pesquisa-ação, o trabalho seguiu quatro diferentes fases: Fase Exploratória (que foi feita na pesquisa anterior de diagnóstico), Fase Principal, Fase de Ação e Fase de Avaliação. Para a coleta dos dados, usamos de diferentes estratégias, como a entrevista clínica de diagnóstico com crianças/adolescentes, entrevista semiestruturada de avaliação com os funcionários, entrevista semiestruturada de avaliação com as crianças/adolescentes e entrevista clínica de avaliação com as crianças e adolescentes, além da observação...
id UNSP_bd477f62dd0191bbedd543469c555754
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91226
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervençãoMenores abandonadosDesenvolvimento moralAssistência em instituiçõesRelações humanasA presente pesquisa teve como tema o desenvolvimento da autonomia moral de crianças e adolescentes (entre 06 e 15 anos de idade) em situação de risco, que vivem em um serviço de acolhimento. O objetivo deste trabalho foi propor uma intervenção com os funcionários da instituição, com o propósito de construir um ambiente favorável à promoção do desenvolvimento moral das crianças e dos adolescentes orientado para sua autonomia e, assim, propiciar a promoção das relações de cooperação e respeito mútuo entre os adultos, entre adultos e crianças/adolescentes e entre as próprias crianças/adolescentes, favorecendo a elaboração e o cumprimento consciente de regras pelas crianças/adolescentes. Para alcançar esse propósito, realizamos um conjunto de ações junto aos funcionários e crianças e adolescentes da instituição. Esta investigação adotou o método da pesquisa-ação, no qual o pesquisador interage bem próximo dos participantes, definindo junto a estes os passos a serem seguidos e avaliando as ações e as necessidades que devem ser redirecionadas. Os participantes da pesquisa foram os funcionários da instituição (equipe técnica, educador/cuidador e auxiliar de educador/cuidador) e as crianças e adolescentes que residem no abrigo. De acordo com o método de pesquisa-ação, o trabalho seguiu quatro diferentes fases: Fase Exploratória (que foi feita na pesquisa anterior de diagnóstico), Fase Principal, Fase de Ação e Fase de Avaliação. Para a coleta dos dados, usamos de diferentes estratégias, como a entrevista clínica de diagnóstico com crianças/adolescentes, entrevista semiestruturada de avaliação com os funcionários, entrevista semiestruturada de avaliação com as crianças/adolescentes e entrevista clínica de avaliação com as crianças e adolescentes, além da observação...The theme of this research was the development of moral autonomy in children and adolescents (between 06 and 15 years old) at risk who live in a shelter. The aim of this work was to propose an intervention with the employees of the institution with the propose of constructing a favorable environment to promote the moral development of children and adolescents in the direction of their autonomy, and thus, propitiate the promotion of relations of cooperation and mutual respect between the own adults, between the adults and children/adolescents, and between the own children/adolescents, favoring the elaboration and the conscious compliment of the rules by the children/adolescents. In order to attain this purpose, we did a set of actions with the employees and with the children and adolescents of the institution. This study adopted the Action Research Method in which the researcher interacts very closely with the participants, defining the following steps with them and assessing the actions and the needs that must be reconducted. The employees of the institution (technical staff, educators/caregivers and auxiliary of the educators/caregivers) and children and adolescents that live in the shelter were the participants of this research. In Accordance with Action Research's method, this research followed four different phases: Exploratory Phase (that took place in a previous research of diagnosis), Main Phase, Action Phase and Evaluation Phase. To collect the data, we used many different strategies, such as clinic interview of diagnosis with the children/adolescents, semi structured interview of evaluation with the employees, semi structured interview of evaluation with the children/adolescents and clinic interview of evaluation with the children and adolescents besides of participant observation. The main ... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]Bataglia, Patrícia Unger Raphael [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de [UNESP]2014-06-11T19:24:56Z2014-06-11T19:24:56Z2012-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis310 f. il.application/pdfFRANÇA, Carla Andressa Plácido Ribeiro de. Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção. 2012. 310 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91226000702170franca_capr_me_mar.pdf33004110040P5594731958522092348239367388522640000-0003-2381-34450000-0002-2575-3020Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:09:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91226Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:09:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção
title Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção
spellingShingle Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção
França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de [UNESP]
Menores abandonados
Desenvolvimento moral
Assistência em instituições
Relações humanas
title_short Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção
title_full Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção
title_fullStr Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção
title_full_unstemmed Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção
title_sort Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção
author França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de [UNESP]
author_facet França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]
Bataglia, Patrícia Unger Raphael [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Menores abandonados
Desenvolvimento moral
Assistência em instituições
Relações humanas
topic Menores abandonados
Desenvolvimento moral
Assistência em instituições
Relações humanas
description A presente pesquisa teve como tema o desenvolvimento da autonomia moral de crianças e adolescentes (entre 06 e 15 anos de idade) em situação de risco, que vivem em um serviço de acolhimento. O objetivo deste trabalho foi propor uma intervenção com os funcionários da instituição, com o propósito de construir um ambiente favorável à promoção do desenvolvimento moral das crianças e dos adolescentes orientado para sua autonomia e, assim, propiciar a promoção das relações de cooperação e respeito mútuo entre os adultos, entre adultos e crianças/adolescentes e entre as próprias crianças/adolescentes, favorecendo a elaboração e o cumprimento consciente de regras pelas crianças/adolescentes. Para alcançar esse propósito, realizamos um conjunto de ações junto aos funcionários e crianças e adolescentes da instituição. Esta investigação adotou o método da pesquisa-ação, no qual o pesquisador interage bem próximo dos participantes, definindo junto a estes os passos a serem seguidos e avaliando as ações e as necessidades que devem ser redirecionadas. Os participantes da pesquisa foram os funcionários da instituição (equipe técnica, educador/cuidador e auxiliar de educador/cuidador) e as crianças e adolescentes que residem no abrigo. De acordo com o método de pesquisa-ação, o trabalho seguiu quatro diferentes fases: Fase Exploratória (que foi feita na pesquisa anterior de diagnóstico), Fase Principal, Fase de Ação e Fase de Avaliação. Para a coleta dos dados, usamos de diferentes estratégias, como a entrevista clínica de diagnóstico com crianças/adolescentes, entrevista semiestruturada de avaliação com os funcionários, entrevista semiestruturada de avaliação com as crianças/adolescentes e entrevista clínica de avaliação com as crianças e adolescentes, além da observação...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-13
2014-06-11T19:24:56Z
2014-06-11T19:24:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Carla Andressa Plácido Ribeiro de. Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção. 2012. 310 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/91226
000702170
franca_capr_me_mar.pdf
33004110040P5
5947319585220923
4823936738852264
0000-0003-2381-3445
0000-0002-2575-3020
identifier_str_mv FRANÇA, Carla Andressa Plácido Ribeiro de. Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção. 2012. 310 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000702170
franca_capr_me_mar.pdf
33004110040P5
5947319585220923
4823936738852264
0000-0003-2381-3445
0000-0002-2575-3020
url http://hdl.handle.net/11449/91226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 310 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790767193784320