O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Marques, Elisângela Silvia Martins [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/154648
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/06-03-2018/000896499.pdf
Resumo: Due to great possibilities of making use of technologies for the production of knowledge in today's society, foreign pedagogy school, the one proposed by the media, the scientific advancement and the growing interest of the population for scientific, aroused our interest for analysis infographics texts. These, featured in the journalistic sphere, have specific characteristics, whose goals involve the social, educational and placement of information to produce and clarify facts and events of interest to the public. The infographic, formed by the junction of words and images, has a dynamism whose main purpose is to make information more understandable to the reader. The Superinteressante magazine will serve as support for the study because it is a magazine that promotes scientific nature of matters, because it has a continuous use of this text and have a significant drawing. For the analysis, we ascertain the structure of the infographic supported in De Pablos categories by having theme, title, lead, source and signature, and we think this infographic is a text for its power to communicate; if this conveys as a genre, which in Bakhtin's perspective has theme, style and composition; to produce multiple meanings in will use the semiotics of culture, that is, the semiotics of texts, which allows us to infer the meanings of the text in the magazine. We note that the infographic has the potential to communicate and thinking in education, this language on the rise may make important contributions to knowledge acquisition
id UNSP_c33f0919e4c4a4f90c5cbd6a56321dcb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154648
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagemCienciaLiteratura cientificaComunicação na ciênciaEducaçãoEducationDue to great possibilities of making use of technologies for the production of knowledge in today's society, foreign pedagogy school, the one proposed by the media, the scientific advancement and the growing interest of the population for scientific, aroused our interest for analysis infographics texts. These, featured in the journalistic sphere, have specific characteristics, whose goals involve the social, educational and placement of information to produce and clarify facts and events of interest to the public. The infographic, formed by the junction of words and images, has a dynamism whose main purpose is to make information more understandable to the reader. The Superinteressante magazine will serve as support for the study because it is a magazine that promotes scientific nature of matters, because it has a continuous use of this text and have a significant drawing. For the analysis, we ascertain the structure of the infographic supported in De Pablos categories by having theme, title, lead, source and signature, and we think this infographic is a text for its power to communicate; if this conveys as a genre, which in Bakhtin's perspective has theme, style and composition; to produce multiple meanings in will use the semiotics of culture, that is, the semiotics of texts, which allows us to infer the meanings of the text in the magazine. We note that the infographic has the potential to communicate and thinking in education, this language on the rise may make important contributions to knowledge acquisitionDevido a grandes possibilidades de se fazer uso das tecnologias para a produção do conhecimento na sociedade atual com a pedagogia externa a escola, aquela proposta pela mídia, ao avanço científico e ao crescente interesse da população por assuntos científicos, despertou-se o interesse por analisar textos infográficos. Estes, caracterizados dentro da esfera jornalística, possuem características específicas cujos objetivos envolvem o contexto social, educacional e veiculação da informação para produzir e esclarecer fatos e acontecimentos de interesse do público. O infográfico, formado pela junção de palavras e imagens, possui um dinamismo cujo propósito principal é tornar a informação mais compreensível para o leitor. A revista Superinteressante servirá de suporte para o estudo por ser uma revista que promove assuntos de cunho científico, por possuir um uso contínuo desse tipo de texto e contar com uma tiragem significativa. Para a análise, averigua-se a estrutura do infográfico apoiada nas categorias de De Pablos por possuir tema, título, lead, fonte e assinatura, e considera-se que o infográfico é um texto por seu poder de comunicar; este se veicula como um gênero textual, que na perspectiva de Bakhtin possui tema, um estilo e uma composição; por produzir sentidos múltiplos nos utilizaremos na semiótica da cultura, isto é, a semiótica dos textos, o que permite inferir os sentidos desse texto na revista. Constata-se que o infográfico tem um potencial para comunicar e, pensando na educação, essa linguagem em ascensão poderá trazer importantes contribuições para a aquisição de conhecimentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pechula, Marcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Elisângela Silvia Martins [UNESP]2018-07-27T17:13:51Z2018-07-27T17:13:51Z2015-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 f. : il.application/pdfMARQUES, Elisângela Silvia Martins. O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem. 2015. 111 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/154648000896499http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/06-03-2018/000896499.pdf33004137064P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-14T06:09:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-14T06:09:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem
title O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem
spellingShingle O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem
Marques, Elisângela Silvia Martins [UNESP]
Ciencia
Literatura cientifica
Comunicação na ciência
Educação
Education
title_short O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem
title_full O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem
title_fullStr O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem
title_full_unstemmed O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem
title_sort O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem
author Marques, Elisângela Silvia Martins [UNESP]
author_facet Marques, Elisângela Silvia Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pechula, Marcia Reami [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Elisângela Silvia Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia
Literatura cientifica
Comunicação na ciência
Educação
Education
topic Ciencia
Literatura cientifica
Comunicação na ciência
Educação
Education
description Due to great possibilities of making use of technologies for the production of knowledge in today's society, foreign pedagogy school, the one proposed by the media, the scientific advancement and the growing interest of the population for scientific, aroused our interest for analysis infographics texts. These, featured in the journalistic sphere, have specific characteristics, whose goals involve the social, educational and placement of information to produce and clarify facts and events of interest to the public. The infographic, formed by the junction of words and images, has a dynamism whose main purpose is to make information more understandable to the reader. The Superinteressante magazine will serve as support for the study because it is a magazine that promotes scientific nature of matters, because it has a continuous use of this text and have a significant drawing. For the analysis, we ascertain the structure of the infographic supported in De Pablos categories by having theme, title, lead, source and signature, and we think this infographic is a text for its power to communicate; if this conveys as a genre, which in Bakhtin's perspective has theme, style and composition; to produce multiple meanings in will use the semiotics of culture, that is, the semiotics of texts, which allows us to infer the meanings of the text in the magazine. We note that the infographic has the potential to communicate and thinking in education, this language on the rise may make important contributions to knowledge acquisition
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-27
2018-07-27T17:13:51Z
2018-07-27T17:13:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Elisângela Silvia Martins. O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem. 2015. 111 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/154648
000896499
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/06-03-2018/000896499.pdf
33004137064P2
identifier_str_mv MARQUES, Elisângela Silvia Martins. O infográfico enquanto gênero textual na revista Superinteressante: caracterização da estrutura do texto e da imagem. 2015. 111 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000896499
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/154648
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/06-03-2018/000896499.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790902506225664