Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Souza, Silvia Cristina de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/104826
Resumo: Realizado mediante procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, o presente trabalho analisa as evidências da presença do quase-mercado na política educacional brasileira. Analisa, em particular, na legislação e nos documentos de apresentação e divulgação das políticas educacionais, as concepções de gestão, avaliação educacional e formação de professores, buscando identificar possíveis convergências de sentido e compromissos com a implantação de mecanismos de quasemercado. Inicialmente, apresenta uma análise do surgimento do quase-mercado no contexto da nova gestão pública nos países centrais. Na seqüência, examina o movimento de reforma do Estado brasileiro, revelando a emergência do mercado nesse contexto. Apresenta a reforma educacional como elemento da reforma do Estado, evidenciando a similaridade de objetivos. Em seguida, revela as novas articulações entre público, privado e público-não-estatal. Por fim, apresenta os resultados da pesquisa documental apontando as concepções de gestão educacional, avaliação da educação básica e formação de professores e sua convergência com o ideário de implantação de mecanismos de quase-mercado educacional
id UNSP_c50880e3be55d6d9bbeb2b057f1b938e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104826
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileiraEducação e Estado - BrasilPolitica e educação - BrasilReforma do ensino - BrasilAvaliação educacionalEscolas - Organização e administraçãoProfessores - FormaçãoEnsino - Quase-mercado - BrasilQuasi-market educationManagementEvaluationTeachers trainingRealizado mediante procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, o presente trabalho analisa as evidências da presença do quase-mercado na política educacional brasileira. Analisa, em particular, na legislação e nos documentos de apresentação e divulgação das políticas educacionais, as concepções de gestão, avaliação educacional e formação de professores, buscando identificar possíveis convergências de sentido e compromissos com a implantação de mecanismos de quasemercado. Inicialmente, apresenta uma análise do surgimento do quase-mercado no contexto da nova gestão pública nos países centrais. Na seqüência, examina o movimento de reforma do Estado brasileiro, revelando a emergência do mercado nesse contexto. Apresenta a reforma educacional como elemento da reforma do Estado, evidenciando a similaridade de objetivos. Em seguida, revela as novas articulações entre público, privado e público-não-estatal. Por fim, apresenta os resultados da pesquisa documental apontando as concepções de gestão educacional, avaliação da educação básica e formação de professores e sua convergência com o ideário de implantação de mecanismos de quase-mercado educacionalThe present paper examines the evidence for the presence of quasi-market in the Brazilian educational policy through a bibliographic and documentary research. It examines, particularly, in legislation and in documents for presentation and dissemination of the educational policies, management concepts, educational assessment and teacher training, aiming at identifying possible convergences of meaning and commitment to the implementation of quasi-market mechanisms. Initially, it presents an analysis of the quasi-market emergence in the context of new public management in the central countries. Then, it shows the reform movement of the Brazilian state, revealing the emergence of the market in this context. It presents the educational reform as part of the state reform, highlighting the similarity of objectives. After that, it reveals new connections among public, private and public non-state. Finally, it presents the results of the document research pointing the concepts of educational management, evaluation of basic education and training of teachers and their convergence on the ideal deployment of quasi-market mechanisms in educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Maria Sylvia Simões [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Silvia Cristina de [UNESP]2014-06-11T19:33:30Z2014-06-11T19:33:30Z2010-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis149 f.application/pdfSOUZA, Silvia Cristina de. Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira. 2010. 149 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/104826000621988souza_sc_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T06:15:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104826Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-06T06:15:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira
title Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira
spellingShingle Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira
Souza, Silvia Cristina de [UNESP]
Educação e Estado - Brasil
Politica e educação - Brasil
Reforma do ensino - Brasil
Avaliação educacional
Escolas - Organização e administração
Professores - Formação
Ensino - Quase-mercado - Brasil
Quasi-market education
Management
Evaluation
Teachers training
title_short Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira
title_full Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira
title_fullStr Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira
title_full_unstemmed Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira
title_sort Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira
author Souza, Silvia Cristina de [UNESP]
author_facet Souza, Silvia Cristina de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Maria Sylvia Simões [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Silvia Cristina de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado - Brasil
Politica e educação - Brasil
Reforma do ensino - Brasil
Avaliação educacional
Escolas - Organização e administração
Professores - Formação
Ensino - Quase-mercado - Brasil
Quasi-market education
Management
Evaluation
Teachers training
topic Educação e Estado - Brasil
Politica e educação - Brasil
Reforma do ensino - Brasil
Avaliação educacional
Escolas - Organização e administração
Professores - Formação
Ensino - Quase-mercado - Brasil
Quasi-market education
Management
Evaluation
Teachers training
description Realizado mediante procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, o presente trabalho analisa as evidências da presença do quase-mercado na política educacional brasileira. Analisa, em particular, na legislação e nos documentos de apresentação e divulgação das políticas educacionais, as concepções de gestão, avaliação educacional e formação de professores, buscando identificar possíveis convergências de sentido e compromissos com a implantação de mecanismos de quasemercado. Inicialmente, apresenta uma análise do surgimento do quase-mercado no contexto da nova gestão pública nos países centrais. Na seqüência, examina o movimento de reforma do Estado brasileiro, revelando a emergência do mercado nesse contexto. Apresenta a reforma educacional como elemento da reforma do Estado, evidenciando a similaridade de objetivos. Em seguida, revela as novas articulações entre público, privado e público-não-estatal. Por fim, apresenta os resultados da pesquisa documental apontando as concepções de gestão educacional, avaliação da educação básica e formação de professores e sua convergência com o ideário de implantação de mecanismos de quase-mercado educacional
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-08
2014-06-11T19:33:30Z
2014-06-11T19:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Silvia Cristina de. Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira. 2010. 149 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/104826
000621988
souza_sc_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv SOUZA, Silvia Cristina de. Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira. 2010. 149 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000621988
souza_sc_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791017066299392