Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Righetto, Luzia Francisca Pedrazzi [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/127714
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/27-08-2015/000844246.pdf
Resumo: This work presents a proposal for learning education for linear programming problems and its geometric solution for the case of two variables, through a teaching sequence with problem solving, specifically for the third year of high school. It refers to a didactic sequence in which the problems will adding the degree of difficulty. We present a brief review of Analytic Geometry, linear inequalities and through simple language, how to model and solve linear programming problems that are present in our daily lives. As already appears in the Student Notebook, provided by the Department of Education of the State of São Paulo, we propose the use of didactic sequence in the classroom through the use of problem-solving methodology, where the student must reach the mathematical concept through of their own discoveries. We apply in the classroom a pretest to assess the content of our proposal in order to verify the need to redo or add some problems and we found that one of the main difficulties of the students are in the mathematical modeling of Linear Programming Problem. This difficulty is clearly related to the difficulty in interpreting text, a fact that clearly occurs by little learning through reading habit. We intend with this work to give our contribution to a better learning in linear programming problems
id UNSP_c7dfb50944878b60e55df4ea373aa7fb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127714
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino MédioMatemática (Ensino médio) - Estudo e ensinoGeometria analítica - Estudo e ensinoProgramação linearModelos matematicosMatemática - MetodologiaThis work presents a proposal for learning education for linear programming problems and its geometric solution for the case of two variables, through a teaching sequence with problem solving, specifically for the third year of high school. It refers to a didactic sequence in which the problems will adding the degree of difficulty. We present a brief review of Analytic Geometry, linear inequalities and through simple language, how to model and solve linear programming problems that are present in our daily lives. As already appears in the Student Notebook, provided by the Department of Education of the State of São Paulo, we propose the use of didactic sequence in the classroom through the use of problem-solving methodology, where the student must reach the mathematical concept through of their own discoveries. We apply in the classroom a pretest to assess the content of our proposal in order to verify the need to redo or add some problems and we found that one of the main difficulties of the students are in the mathematical modeling of Linear Programming Problem. This difficulty is clearly related to the difficulty in interpreting text, a fact that clearly occurs by little learning through reading habit. We intend with this work to give our contribution to a better learning in linear programming problemsEste trabalho apresenta uma proposta de ensino aprendizagem para problemas de Programação Linear e sua solução geométrica, para o caso de duas variáveis, através de uma sequência didática com resolução de problemas, especificamente para a terceira série do Ensino Médio. Trata-se de uma sequência didática em que os problemas apresentam uma ordem crescente de dificuldade. Apresentamos uma breve revisão do conteúdo de Geometria Analítica, desigualdades lineares e por meio de uma linguagem simples, como modelar e resolver problemas de Programação Linear que estão presentes em nosso cotidiano. Como já aparece no Caderno do Aluno, fornecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, propomos a utilização da sequência didática, em sala de aula, através do uso da metodologia de resolução de problemas, em que o aluno deve chegar ao conceito matemático por meio de suas descobertas. Aplicamos em sala de aula um pré-teste para avaliar o conteúdo de nossa proposta com o objetivo de verificar a necessidade de refazer ou acrescentar alguns problemas e constatamos que uma das principais dificuldades dos alunos está na parte da modelagem matemática do Problema de Programação Linear. Essa dificuldade está nitidamente relacionada com a dificuldade na interpretação de texto, fato que claramente ocorre com os alunos que têm pouco hábito de leitura. Pretendemos com este trabalho dar nossa contribuição para um melhor aprendizado em problemas de Programação LinearUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Prof. Dr. José Marcos [UNESP]Balieiro Filho, Prof. Dr. Inocêncio Fernades [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Righetto, Luzia Francisca Pedrazzi [UNESP]2015-09-17T15:25:07Z2015-09-17T15:25:07Z2015-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis66 f. : il. color., gráfs.application/pdfRIGHETTO, Luzia Francisca Pedrazzi. Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio. 2015. 66 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.http://hdl.handle.net/11449/127714000844246http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/27-08-2015/000844246.pdf31075010001P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T06:18:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-27T06:18:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio
title Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio
spellingShingle Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio
Righetto, Luzia Francisca Pedrazzi [UNESP]
Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Geometria analítica - Estudo e ensino
Programação linear
Modelos matematicos
Matemática - Metodologia
title_short Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio
title_full Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio
title_fullStr Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio
title_sort Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio
author Righetto, Luzia Francisca Pedrazzi [UNESP]
author_facet Righetto, Luzia Francisca Pedrazzi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Prof. Dr. José Marcos [UNESP]
Balieiro Filho, Prof. Dr. Inocêncio Fernades [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Righetto, Luzia Francisca Pedrazzi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Geometria analítica - Estudo e ensino
Programação linear
Modelos matematicos
Matemática - Metodologia
topic Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Geometria analítica - Estudo e ensino
Programação linear
Modelos matematicos
Matemática - Metodologia
description This work presents a proposal for learning education for linear programming problems and its geometric solution for the case of two variables, through a teaching sequence with problem solving, specifically for the third year of high school. It refers to a didactic sequence in which the problems will adding the degree of difficulty. We present a brief review of Analytic Geometry, linear inequalities and through simple language, how to model and solve linear programming problems that are present in our daily lives. As already appears in the Student Notebook, provided by the Department of Education of the State of São Paulo, we propose the use of didactic sequence in the classroom through the use of problem-solving methodology, where the student must reach the mathematical concept through of their own discoveries. We apply in the classroom a pretest to assess the content of our proposal in order to verify the need to redo or add some problems and we found that one of the main difficulties of the students are in the mathematical modeling of Linear Programming Problem. This difficulty is clearly related to the difficulty in interpreting text, a fact that clearly occurs by little learning through reading habit. We intend with this work to give our contribution to a better learning in linear programming problems
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T15:25:07Z
2015-09-17T15:25:07Z
2015-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIGHETTO, Luzia Francisca Pedrazzi. Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio. 2015. 66 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/127714
000844246
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/27-08-2015/000844246.pdf
31075010001P2
identifier_str_mv RIGHETTO, Luzia Francisca Pedrazzi. Uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação Linear no Ensino Médio. 2015. 66 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.
000844246
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/127714
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/27-08-2015/000844246.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f. : il. color., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965724857171968