Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89841
Resumo: A dissertação tem como principal tema a relação entre o ambiente edificado e elementos de identidade visual de empresas, especialmente no contexto dos espaços de comércio e prestação de serviços voltados ao usuário final. Inicialmente uma revisão da literatura aborda tópicos como identidade e imagem corporativa, identidade visual, design gráfico, aplicado ao ambiente, histórico dos espaços de varejo, percepção e cognição ambiental, e alguns aspectos recentes da economia. Diante disso, é estabelecido como principal objetivo do trabalho discutir soluções de design e identidade visual aplicáveis aos espaços dos pontos de vendas ou prestação de serviços de microempresas. As análises de questionários respondidos por uma amostra de especialistas bem como a interpretação organizada de textos específicos sobre o tema possibilitaram a identificação de vários aspectos relacionados ao design. Estes resultados foram discutidos com base na bibliografia, dando-se atenção à aplicabilidade de soluções projetuais em espaços de microempresas
id UNSP_ca28d7aa4d48a6d1b883ff78026997b8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89841
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresasDesenho industrialIdentidade visualVisual identitiesIndustrial designA dissertação tem como principal tema a relação entre o ambiente edificado e elementos de identidade visual de empresas, especialmente no contexto dos espaços de comércio e prestação de serviços voltados ao usuário final. Inicialmente uma revisão da literatura aborda tópicos como identidade e imagem corporativa, identidade visual, design gráfico, aplicado ao ambiente, histórico dos espaços de varejo, percepção e cognição ambiental, e alguns aspectos recentes da economia. Diante disso, é estabelecido como principal objetivo do trabalho discutir soluções de design e identidade visual aplicáveis aos espaços dos pontos de vendas ou prestação de serviços de microempresas. As análises de questionários respondidos por uma amostra de especialistas bem como a interpretação organizada de textos específicos sobre o tema possibilitaram a identificação de vários aspectos relacionados ao design. Estes resultados foram discutidos com base na bibliografia, dando-se atenção à aplicabilidade de soluções projetuais em espaços de microempresasThe main theme of this dissertation is the relations between the built environment and elements of corporate visual identities, especially within the context of spaces for trading and services for final user. Firstly, the review of literature approaches topics such as corporation identity and image, visual identity, environmental graphic design, reatil spaces' history, spatial perception and cognition, and some recent aspects of the economy. Therefore, the study's main objective is to discuss design and visual identity solutions, which can be applied on microenterprises' trade and services spaces. The analysis of questionnaires answered by a group of specialists (sample), as well as an organized interpretation of texs on the theme, made possible the identification of many design related aspects. These results were discussed based on the bibliography, focusing on the aplicability of design solutions in microenterprises' spaceCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Landim, Paula da Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP]2014-06-11T19:24:12Z2014-06-11T19:24:12Z2012-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 f. : il.application/pdfONOFRE, Carlos Eduardo Lins. Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas. 2012. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/89841000694659onofre_cel_me_bauru.pdf33004056082P049434840033651910000-0002-1510-7738Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:14:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:14:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas
title Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas
spellingShingle Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas
Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP]
Desenho industrial
Identidade visual
Visual identities
Industrial design
title_short Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas
title_full Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas
title_fullStr Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas
title_full_unstemmed Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas
title_sort Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas
author Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP]
author_facet Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Landim, Paula da Cruz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho industrial
Identidade visual
Visual identities
Industrial design
topic Desenho industrial
Identidade visual
Visual identities
Industrial design
description A dissertação tem como principal tema a relação entre o ambiente edificado e elementos de identidade visual de empresas, especialmente no contexto dos espaços de comércio e prestação de serviços voltados ao usuário final. Inicialmente uma revisão da literatura aborda tópicos como identidade e imagem corporativa, identidade visual, design gráfico, aplicado ao ambiente, histórico dos espaços de varejo, percepção e cognição ambiental, e alguns aspectos recentes da economia. Diante disso, é estabelecido como principal objetivo do trabalho discutir soluções de design e identidade visual aplicáveis aos espaços dos pontos de vendas ou prestação de serviços de microempresas. As análises de questionários respondidos por uma amostra de especialistas bem como a interpretação organizada de textos específicos sobre o tema possibilitaram a identificação de vários aspectos relacionados ao design. Estes resultados foram discutidos com base na bibliografia, dando-se atenção à aplicabilidade de soluções projetuais em espaços de microempresas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-02
2014-06-11T19:24:12Z
2014-06-11T19:24:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ONOFRE, Carlos Eduardo Lins. Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas. 2012. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/89841
000694659
onofre_cel_me_bauru.pdf
33004056082P0
4943484003365191
0000-0002-1510-7738
identifier_str_mv ONOFRE, Carlos Eduardo Lins. Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas. 2012. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
000694659
onofre_cel_me_bauru.pdf
33004056082P0
4943484003365191
0000-0002-1510-7738
url http://hdl.handle.net/11449/89841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965577632907264