De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Ferreira, Ângela Modesto Guedes [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/148534
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental - Séries Finais (9ºano), em uma escola pública estadual, acerca da leitura de crônicas, sobretudo, aquelas já consagradas pelos grandes escritores da literatura brasileira e perpetuadas no suporte livro. Assim, buscou-se refletir se o gênero crônica pode contribuir na formação do leitor estético, uma vez que, este gênero, tem sido explorado nos diferentes materiais didáticos que circulam na esfera escolar como o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, o livro didático, além de outros materiais que contemplam o ensino da leitura. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre os pressupostos teóricos que norteiam esta investigação, como: a metodologia, a concepção de linguagem, de leitura, de leitor, a concepção de tipos e gêneros textuais, o ensino de literatura e as estratégias que envolvem o desenvolvimento da compreensão leitora. A base teórica para esta pesquisa vem, principalmente, da concepção dialógica da linguagem proposta por Bakhtin (1997, 2006), bem como da concepção sociointeracionista proposta por Vygotsky (1991, 1994), além das contribuições da Teoria da Estética da Recepção, mais especificamente, o Método Recepcional, preconizado por Bordini e Aguiar (1993). Para o desenvolvimento desta investigação, a metodologia qualitativa de caráter interpretativista foi utilizada, por meio da aplicação dos procedimentos previstos na pesquisa narrativa. Buscou-se, ainda, refletir sobre o que concerne à leitura de crônicas, se este trabalho, embasado nos princípios teóricos descritos, pôde assegurar aos alunos o desenvolvimento da compreensão leitora, bem como a ampliação de seu horizonte de expectativa.
id UNSP_cb897d81b379d35de6c84e5b3355af85
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148534
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escolaOn fact and fiction: a study about the reading of chronicles at schoolCrônicaLeituraLiteraturaEnsinoRecepçãoChronicleReadingLiteratureTeachingReceptionEsta dissertação é resultado de uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental - Séries Finais (9ºano), em uma escola pública estadual, acerca da leitura de crônicas, sobretudo, aquelas já consagradas pelos grandes escritores da literatura brasileira e perpetuadas no suporte livro. Assim, buscou-se refletir se o gênero crônica pode contribuir na formação do leitor estético, uma vez que, este gênero, tem sido explorado nos diferentes materiais didáticos que circulam na esfera escolar como o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, o livro didático, além de outros materiais que contemplam o ensino da leitura. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre os pressupostos teóricos que norteiam esta investigação, como: a metodologia, a concepção de linguagem, de leitura, de leitor, a concepção de tipos e gêneros textuais, o ensino de literatura e as estratégias que envolvem o desenvolvimento da compreensão leitora. A base teórica para esta pesquisa vem, principalmente, da concepção dialógica da linguagem proposta por Bakhtin (1997, 2006), bem como da concepção sociointeracionista proposta por Vygotsky (1991, 1994), além das contribuições da Teoria da Estética da Recepção, mais especificamente, o Método Recepcional, preconizado por Bordini e Aguiar (1993). Para o desenvolvimento desta investigação, a metodologia qualitativa de caráter interpretativista foi utilizada, por meio da aplicação dos procedimentos previstos na pesquisa narrativa. Buscou-se, ainda, refletir sobre o que concerne à leitura de crônicas, se este trabalho, embasado nos princípios teóricos descritos, pôde assegurar aos alunos o desenvolvimento da compreensão leitora, bem como a ampliação de seu horizonte de expectativa.This work is the result of an investigation conducted with 9th year Elementary School students from a public institution in São Paulo State, about reading chronicles, especially those already established by the great writers of Brazilian literature and perpetuated in the books. So we decided to consider if the text genre chronicle can contribute to the formation of the aesthetic reader, since this genre has been explored in different teaching materials used in the school, like the support materials of the Currículo do Estado de São Paulo, the textbooks, as well as other materials that include the teaching of reading. For this reason, we present some reflections on the theoretical assumptions that guide this research, such as the methodology, the conception of language, of reading, of reader, of text types and genres, the teaching of literature and the strategies involving the development of reading comprehension. The theoretical basis for this research comes mainly from the dialogical conception of language proposed by Bakhtin (1997, 2006) and from the sociointeractionist concepton proposed by Vygotsky (1991, 1994), besides the contributions of the Reception Aesthetic Theory, more specifically the Recepcional Method suggested by Bordini and Aguiar (1993). In order to develop this investigation, it was used the qualitative methodology of interpretative character, applying the procedures provided in the narrative research. It was also proposed a reflection on what concerns the reading of chronicles, if this work, based on the theoretical principles described, could assure to the students the development of reading comprehension, as well as the expansion of their horizons of expectation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de [UNESP]Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Ângela Modesto Guedes [UNESP]2017-01-19T13:11:08Z2017-01-19T13:11:08Z2016-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14853400087856223001011069P526315787094197564717910312942110000-0002-9850-13930000-0002-2564-4270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:15:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148534Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:15:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola
On fact and fiction: a study about the reading of chronicles at school
title De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola
spellingShingle De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola
Ferreira, Ângela Modesto Guedes [UNESP]
Crônica
Leitura
Literatura
Ensino
Recepção
Chronicle
Reading
Literature
Teaching
Reception
title_short De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola
title_full De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola
title_fullStr De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola
title_full_unstemmed De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola
title_sort De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola
author Ferreira, Ângela Modesto Guedes [UNESP]
author_facet Ferreira, Ângela Modesto Guedes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de [UNESP]
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ângela Modesto Guedes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Crônica
Leitura
Literatura
Ensino
Recepção
Chronicle
Reading
Literature
Teaching
Reception
topic Crônica
Leitura
Literatura
Ensino
Recepção
Chronicle
Reading
Literature
Teaching
Reception
description Esta dissertação é resultado de uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental - Séries Finais (9ºano), em uma escola pública estadual, acerca da leitura de crônicas, sobretudo, aquelas já consagradas pelos grandes escritores da literatura brasileira e perpetuadas no suporte livro. Assim, buscou-se refletir se o gênero crônica pode contribuir na formação do leitor estético, uma vez que, este gênero, tem sido explorado nos diferentes materiais didáticos que circulam na esfera escolar como o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, o livro didático, além de outros materiais que contemplam o ensino da leitura. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre os pressupostos teóricos que norteiam esta investigação, como: a metodologia, a concepção de linguagem, de leitura, de leitor, a concepção de tipos e gêneros textuais, o ensino de literatura e as estratégias que envolvem o desenvolvimento da compreensão leitora. A base teórica para esta pesquisa vem, principalmente, da concepção dialógica da linguagem proposta por Bakhtin (1997, 2006), bem como da concepção sociointeracionista proposta por Vygotsky (1991, 1994), além das contribuições da Teoria da Estética da Recepção, mais especificamente, o Método Recepcional, preconizado por Bordini e Aguiar (1993). Para o desenvolvimento desta investigação, a metodologia qualitativa de caráter interpretativista foi utilizada, por meio da aplicação dos procedimentos previstos na pesquisa narrativa. Buscou-se, ainda, refletir sobre o que concerne à leitura de crônicas, se este trabalho, embasado nos princípios teóricos descritos, pôde assegurar aos alunos o desenvolvimento da compreensão leitora, bem como a ampliação de seu horizonte de expectativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
2017-01-19T13:11:08Z
2017-01-19T13:11:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148534
000878562
23001011069P5
263157870941975
6471791031294211
0000-0002-9850-1393
0000-0002-2564-4270
url http://hdl.handle.net/11449/148534
identifier_str_mv 000878562
23001011069P5
263157870941975
6471791031294211
0000-0002-9850-1393
0000-0002-2564-4270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401159866810368