Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Serra, Márcia Pereira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/86590
Resumo: Propusemos, neste trabalho, a observação de operações de reelaboração da segmentação em textos infantis. Interessaram-nos, particularmente, as marcas de reelaboração textual (mais especificamente, de reelaboração da segmentação). O propósito foi observar que fatores estariam envolvidos em momentos nos quais crianças, em momentos iniciais do processo de aquisição da escrita, distribuíam o material gráfico que produziam em porções menores e realizavam o que denominamos reelaboração da segmentação textual. O material que usamos foi formado de produções textuais de alunos de uma escola da rede pública de ensino do município de São José do Rio Preto (SP), que foram coletadas quinzenalmente e acompanhadas de modo longitudinal por um período de quatro anos. A partir desse conjunto, elegemos 62 textos, de 20 sujeitos que, durante o ano de 2002, cursavam a segunda série do ensino fundamental I. Cada produção foi selecionada por apresentar pelo menos duas ocorrências, num mesmo texto, em que o escrevente flutuava quanto à segmentação escrita. Fizemos um levantamento quantitativo das ocorrências de reelaboração em relação a constituintes prosódicos mobilizados, a fim de possibilitar a formulação de mais argumentos para o fato de que os constituintes prosódicos mobilizados nessas ocorrências teriam algum tipo de realidade para a criança/aprendiz da escrita. Estivemos atentos também para o que, nestas ocorrências, nos possibilitou conjeturar sobre a relação entre o que pôde ser considerado como fatos episódicos de escrita infantil e para o que pôde ser considerado como genérico. Com base, de um lado, em pressupostos teórico-metodológicos vinculados ao Paradigma Indiciário proposto por Ginzburg (1986) e, de outro, na idéia de um modo heterogêneo de constituição da escrita, tal como formulada por Corrêa (1997 e 2004)....
id UNSP_d0a1939560a60eddb3073d6218cb7ea0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86590
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantilWriting acquisitionProsodyOrthographyWriting heterogeneityAnálise linguísticaAquisição da linguagemAquisição da escrita infantilEscrita infantil - AquisiçãoProsódiaConvenções ortográficasHeterogeneidade da escritaPropusemos, neste trabalho, a observação de operações de reelaboração da segmentação em textos infantis. Interessaram-nos, particularmente, as marcas de reelaboração textual (mais especificamente, de reelaboração da segmentação). O propósito foi observar que fatores estariam envolvidos em momentos nos quais crianças, em momentos iniciais do processo de aquisição da escrita, distribuíam o material gráfico que produziam em porções menores e realizavam o que denominamos reelaboração da segmentação textual. O material que usamos foi formado de produções textuais de alunos de uma escola da rede pública de ensino do município de São José do Rio Preto (SP), que foram coletadas quinzenalmente e acompanhadas de modo longitudinal por um período de quatro anos. A partir desse conjunto, elegemos 62 textos, de 20 sujeitos que, durante o ano de 2002, cursavam a segunda série do ensino fundamental I. Cada produção foi selecionada por apresentar pelo menos duas ocorrências, num mesmo texto, em que o escrevente flutuava quanto à segmentação escrita. Fizemos um levantamento quantitativo das ocorrências de reelaboração em relação a constituintes prosódicos mobilizados, a fim de possibilitar a formulação de mais argumentos para o fato de que os constituintes prosódicos mobilizados nessas ocorrências teriam algum tipo de realidade para a criança/aprendiz da escrita. Estivemos atentos também para o que, nestas ocorrências, nos possibilitou conjeturar sobre a relação entre o que pôde ser considerado como fatos episódicos de escrita infantil e para o que pôde ser considerado como genérico. Com base, de um lado, em pressupostos teórico-metodológicos vinculados ao Paradigma Indiciário proposto por Ginzburg (1986) e, de outro, na idéia de um modo heterogêneo de constituição da escrita, tal como formulada por Corrêa (1997 e 2004)....In this work, we propose the observation of operations involved in the redevelopment of segmentation of infant writing. We concentrate, particulary, on textual redevelopment marks (more specifically on segment redevelopment). Our aim was to observe which factors are involved in the initial process of written acquisition and how, at this crucial time, children distribute and produce graphic material along the texts and realize sucessfully what we refer to as textual section development. Resource material came from written work from public school students in São José do Rio Preto (SP), which were collected on a fortnightly basis during a four year period. From this material, we selected 62 texts written by twenty people who attended the second grade of fundamental education in 2002. Each text was chosen due to the appearance of floating writing in the written segments on at least two occasions. A quantitative analysis between the incidence of redevelopment and the relation of prosodic constituents that are involved was carried out with the aim to enabling the formulation of arguments to the fact that prosodic constituents on these occasions had some contribution to children skill aquision. We also took care to note that these events enable us to deliberate about the possibility of what might be consider sporadic facts in infant writting and that could be considered as generic. Based upon presumed theorectical-methods tied to Paradigma Indiciário on one side, and the idea of a heterogenic method of written formulation, such as that proposed by Côrrea (1997 and 2004), on the other, we arrive at a proposition that, on these occasions, the interlacing of reconstructed aspects of the origin of written skills (in the case of children), and the institucionalized written code stirred up not only tension concerning the delimitation of works...(Complete abstract, click electronic address below).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Lourenço Chacon Jurado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serra, Márcia Pereira [UNESP]2014-06-11T19:22:20Z2014-06-11T19:22:20Z2007-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 f.application/pdfSERRA, Márcia Pereira. Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil. 2007. 102 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/86590000496420serra_mp_me_sjrp.pdf33004153069P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:21:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-28T06:21:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil
title Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil
spellingShingle Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil
Serra, Márcia Pereira [UNESP]
Writing acquisition
Prosody
Orthography
Writing heterogeneity
Análise linguística
Aquisição da linguagem
Aquisição da escrita infantil
Escrita infantil - Aquisição
Prosódia
Convenções ortográficas
Heterogeneidade da escrita
title_short Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil
title_full Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil
title_fullStr Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil
title_full_unstemmed Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil
title_sort Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil
author Serra, Márcia Pereira [UNESP]
author_facet Serra, Márcia Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Lourenço Chacon Jurado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Márcia Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Writing acquisition
Prosody
Orthography
Writing heterogeneity
Análise linguística
Aquisição da linguagem
Aquisição da escrita infantil
Escrita infantil - Aquisição
Prosódia
Convenções ortográficas
Heterogeneidade da escrita
topic Writing acquisition
Prosody
Orthography
Writing heterogeneity
Análise linguística
Aquisição da linguagem
Aquisição da escrita infantil
Escrita infantil - Aquisição
Prosódia
Convenções ortográficas
Heterogeneidade da escrita
description Propusemos, neste trabalho, a observação de operações de reelaboração da segmentação em textos infantis. Interessaram-nos, particularmente, as marcas de reelaboração textual (mais especificamente, de reelaboração da segmentação). O propósito foi observar que fatores estariam envolvidos em momentos nos quais crianças, em momentos iniciais do processo de aquisição da escrita, distribuíam o material gráfico que produziam em porções menores e realizavam o que denominamos reelaboração da segmentação textual. O material que usamos foi formado de produções textuais de alunos de uma escola da rede pública de ensino do município de São José do Rio Preto (SP), que foram coletadas quinzenalmente e acompanhadas de modo longitudinal por um período de quatro anos. A partir desse conjunto, elegemos 62 textos, de 20 sujeitos que, durante o ano de 2002, cursavam a segunda série do ensino fundamental I. Cada produção foi selecionada por apresentar pelo menos duas ocorrências, num mesmo texto, em que o escrevente flutuava quanto à segmentação escrita. Fizemos um levantamento quantitativo das ocorrências de reelaboração em relação a constituintes prosódicos mobilizados, a fim de possibilitar a formulação de mais argumentos para o fato de que os constituintes prosódicos mobilizados nessas ocorrências teriam algum tipo de realidade para a criança/aprendiz da escrita. Estivemos atentos também para o que, nestas ocorrências, nos possibilitou conjeturar sobre a relação entre o que pôde ser considerado como fatos episódicos de escrita infantil e para o que pôde ser considerado como genérico. Com base, de um lado, em pressupostos teórico-metodológicos vinculados ao Paradigma Indiciário proposto por Ginzburg (1986) e, de outro, na idéia de um modo heterogêneo de constituição da escrita, tal como formulada por Corrêa (1997 e 2004)....
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-08
2014-06-11T19:22:20Z
2014-06-11T19:22:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SERRA, Márcia Pereira. Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil. 2007. 102 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/86590
000496420
serra_mp_me_sjrp.pdf
33004153069P5
identifier_str_mv SERRA, Márcia Pereira. Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na reelaboração da escrita infantil. 2007. 102 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.
000496420
serra_mp_me_sjrp.pdf
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/86590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791125311848448