Falsificação e autenticidade: a arte como convenção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Anjos, Marlon José Alves dos [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/143502
Resumo: As publicações sobre falsificação não raras vezes abordam seus aspectos criminais e antissociais. Essa abordagem não mede esforços para desmascarar, por meio de exames químicos e físicos, obras fraudulentas. Em consequência desse reducionismo, a capacidade questionadora proporcionada pelo ato de falsificar fica ofuscada, reduzindo a obra e o autor, levando em conta apenas a porção criminal contida no ato. Como a autenticidade opera como valor instável, fundamentar o conceito de arte nesse valor é algo temerário. Neste sentido insere-se o presente trabalho cujo objetivo é comentar reflexivamente a falsificação de obras de arte e suscitar possível paralelismo entre ambas. Arte e falsificação têm mais a dizer uma a outra do que um tribunal pode revelar.
id UNSP_d4d37183cf47f4339ec4c988f93934a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143502
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Falsificação e autenticidade: a arte como convençãoFalsificación y autenticidad: el arte como convenciónArteFalsificaçãoAutenticidadeEnganoConvençãoFalsificaciónAutenticidadEngañoConvenciónAs publicações sobre falsificação não raras vezes abordam seus aspectos criminais e antissociais. Essa abordagem não mede esforços para desmascarar, por meio de exames químicos e físicos, obras fraudulentas. Em consequência desse reducionismo, a capacidade questionadora proporcionada pelo ato de falsificar fica ofuscada, reduzindo a obra e o autor, levando em conta apenas a porção criminal contida no ato. Como a autenticidade opera como valor instável, fundamentar o conceito de arte nesse valor é algo temerário. Neste sentido insere-se o presente trabalho cujo objetivo é comentar reflexivamente a falsificação de obras de arte e suscitar possível paralelismo entre ambas. Arte e falsificação têm mais a dizer uma a outra do que um tribunal pode revelar.Las publicaciones sobre falsificaciones no pocas veces ponen en enfoque sus aspectos delictivos y antisociales. Este enfoque se esfuerza para desenmascarar a través de pruebas químicas y físicas, las obras fraudulentas. Como resultado de este reduccionismo, la capacidad inquisitiva proporcionada por el acto de la falsificación se ve ensombrecido por la reducción de la obra y el autor, teniendo en cuenta sólo la parte penal contenida en el acto. Por ser la autenticidad un valor inestable, apoyar el concepto de arte en ese valor es algo temerario. En ese sentido, este trabajo tiene como objetivo comentar obras de arte falsificadas e investigar un posible paralelismo entre ellos. Arte y falsificación tienen más que decir entre sí que podría revelar un tribunal.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Anjos, Marlon José Alves dos [UNESP]2016-08-31T16:59:52Z2016-08-31T16:59:52Z2016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14350200087209133004013063P49910860279064872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-14T06:05:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143502Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-14T06:05:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Falsificação e autenticidade: a arte como convenção
Falsificación y autenticidad: el arte como convención
title Falsificação e autenticidade: a arte como convenção
spellingShingle Falsificação e autenticidade: a arte como convenção
Anjos, Marlon José Alves dos [UNESP]
Arte
Falsificação
Autenticidade
Engano
Convenção
Falsificación
Autenticidad
Engaño
Convención
title_short Falsificação e autenticidade: a arte como convenção
title_full Falsificação e autenticidade: a arte como convenção
title_fullStr Falsificação e autenticidade: a arte como convenção
title_full_unstemmed Falsificação e autenticidade: a arte como convenção
title_sort Falsificação e autenticidade: a arte como convenção
author Anjos, Marlon José Alves dos [UNESP]
author_facet Anjos, Marlon José Alves dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Marlon José Alves dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Falsificação
Autenticidade
Engano
Convenção
Falsificación
Autenticidad
Engaño
Convención
topic Arte
Falsificação
Autenticidade
Engano
Convenção
Falsificación
Autenticidad
Engaño
Convención
description As publicações sobre falsificação não raras vezes abordam seus aspectos criminais e antissociais. Essa abordagem não mede esforços para desmascarar, por meio de exames químicos e físicos, obras fraudulentas. Em consequência desse reducionismo, a capacidade questionadora proporcionada pelo ato de falsificar fica ofuscada, reduzindo a obra e o autor, levando em conta apenas a porção criminal contida no ato. Como a autenticidade opera como valor instável, fundamentar o conceito de arte nesse valor é algo temerário. Neste sentido insere-se o presente trabalho cujo objetivo é comentar reflexivamente a falsificação de obras de arte e suscitar possível paralelismo entre ambas. Arte e falsificação têm mais a dizer uma a outra do que um tribunal pode revelar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31T16:59:52Z
2016-08-31T16:59:52Z
2016-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143502
000872091
33004013063P4
9910860279064872
url http://hdl.handle.net/11449/143502
identifier_str_mv 000872091
33004013063P4
9910860279064872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790737216045056