As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Marinho, Bruna Ramos [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91736
Resumo: O objetivo desta pesquisa é viabilizar a produção de outros modos de pensar a educação de professores de línguas estrangeiras. Buscamos construir contextos não convencionais de pesquisa nos quais os profissionais possam refletir acerca de sua experiência de ensino/aprendizagem de línguas. Para tanto, nos baseamos metodologicamente na Pesquisa Educacional com Base nas Artes (Eisner, 1991)cujo recurso principal é um espetáculo teatral, denominado Parâmetros em Análise. Tal espetáculo foi construído a partir de temas inspirados nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram apresentados dez espetáculos em diversas instituições das redes de ensino oficial e particulares do Estado de São Paulo. No palco do espetáculo, foram representadas, artisticamente, cenas do dia-a-dia e do fazer pedagógico dos professores de línguas estrangeiras, assim como, os seus conflitos e dilemas profissionais. Após o espetáculo ocorreu uma reflexão crítica compartilhada entre a platéia composta por professores, educadores de professores e alunos de Letras. O espetáculo e a reflexão compõem aquilo que Foucault (Deleuze, 1988) conceitua como sendo um dispositivo. Para o filósofo, dispositivos são máquinas de fazer ver e falar. Eles formam uma espécie de instrumento teórico com o qual contamos para visualizar as práticas sociais que se dão na escola. As reflexões realizadas pelos professores indicam um desencontro entre aquilo que professores e alunos estão atualizando nas suas práticas e, aquilo que propõem certas pesquisas, políticas educacionais e o funcionamento da estrutura institucional da escola.
id UNSP_d6566baf947d7456e4edc478f6ced191
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91736
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?Linguistica aplicadaEducation of foreign language teachers - Critical reflectionO objetivo desta pesquisa é viabilizar a produção de outros modos de pensar a educação de professores de línguas estrangeiras. Buscamos construir contextos não convencionais de pesquisa nos quais os profissionais possam refletir acerca de sua experiência de ensino/aprendizagem de línguas. Para tanto, nos baseamos metodologicamente na Pesquisa Educacional com Base nas Artes (Eisner, 1991)cujo recurso principal é um espetáculo teatral, denominado Parâmetros em Análise. Tal espetáculo foi construído a partir de temas inspirados nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram apresentados dez espetáculos em diversas instituições das redes de ensino oficial e particulares do Estado de São Paulo. No palco do espetáculo, foram representadas, artisticamente, cenas do dia-a-dia e do fazer pedagógico dos professores de línguas estrangeiras, assim como, os seus conflitos e dilemas profissionais. Após o espetáculo ocorreu uma reflexão crítica compartilhada entre a platéia composta por professores, educadores de professores e alunos de Letras. O espetáculo e a reflexão compõem aquilo que Foucault (Deleuze, 1988) conceitua como sendo um dispositivo. Para o filósofo, dispositivos são máquinas de fazer ver e falar. Eles formam uma espécie de instrumento teórico com o qual contamos para visualizar as práticas sociais que se dão na escola. As reflexões realizadas pelos professores indicam um desencontro entre aquilo que professores e alunos estão atualizando nas suas práticas e, aquilo que propõem certas pesquisas, políticas educacionais e o funcionamento da estrutura institucional da escola.The objective of this paper is to make the production of other ways of thinking over education of foreign language teachers possible. We intend to construct non-conventional contexts of research, in which the professionals can think over their language learning/teaching experiences. For that, we are based methodologically on the Educational Research based on Arts (Eisner, 1991) whose chief resource is the dramatic performance, called Patterns in Analysis. Such performance was built from themes inspired in the Parâmetros Curriculares Nacionais. Ten performances were acted in several public and private institutions of education in the State of São Paulo. On the stage, everyday scenes and the pedagogical work of foreign language teachers were acted artistically, such as, their conflicts and professional dilemmas. After the performance, a critical reflection shared by the audience composed by teachers, teachers' professors and students took place. The performance and the reflection compose what Foucault (Deleuze, 1988) considers as a device. To the philosopher, devices are machines of making see and speak. They constitute a theoretical instrument that we use to analyze the social experiences that happen at schools. The reflections arisen by the teachers indicate a discordance from what teachers and students have been passing through a process of modification in their experiences and, from what some researches, educational policies and the operation of the institutional structure of the school propose.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marinho, Bruna Ramos [UNESP]2014-06-11T19:25:27Z2014-06-11T19:25:27Z2004-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 f. : + anexoapplication/pdfMARINHO, Bruna Ramos. As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?. 2004. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.http://hdl.handle.net/11449/91736000224049marinho_br_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:15:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91736Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-03T06:15:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?
title As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?
spellingShingle As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?
Marinho, Bruna Ramos [UNESP]
Linguistica aplicada
Education of foreign language teachers - Critical reflection
title_short As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?
title_full As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?
title_fullStr As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?
title_full_unstemmed As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?
title_sort As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?
author Marinho, Bruna Ramos [UNESP]
author_facet Marinho, Bruna Ramos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telles, João Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Bruna Ramos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica aplicada
Education of foreign language teachers - Critical reflection
topic Linguistica aplicada
Education of foreign language teachers - Critical reflection
description O objetivo desta pesquisa é viabilizar a produção de outros modos de pensar a educação de professores de línguas estrangeiras. Buscamos construir contextos não convencionais de pesquisa nos quais os profissionais possam refletir acerca de sua experiência de ensino/aprendizagem de línguas. Para tanto, nos baseamos metodologicamente na Pesquisa Educacional com Base nas Artes (Eisner, 1991)cujo recurso principal é um espetáculo teatral, denominado Parâmetros em Análise. Tal espetáculo foi construído a partir de temas inspirados nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram apresentados dez espetáculos em diversas instituições das redes de ensino oficial e particulares do Estado de São Paulo. No palco do espetáculo, foram representadas, artisticamente, cenas do dia-a-dia e do fazer pedagógico dos professores de línguas estrangeiras, assim como, os seus conflitos e dilemas profissionais. Após o espetáculo ocorreu uma reflexão crítica compartilhada entre a platéia composta por professores, educadores de professores e alunos de Letras. O espetáculo e a reflexão compõem aquilo que Foucault (Deleuze, 1988) conceitua como sendo um dispositivo. Para o filósofo, dispositivos são máquinas de fazer ver e falar. Eles formam uma espécie de instrumento teórico com o qual contamos para visualizar as práticas sociais que se dão na escola. As reflexões realizadas pelos professores indicam um desencontro entre aquilo que professores e alunos estão atualizando nas suas práticas e, aquilo que propõem certas pesquisas, políticas educacionais e o funcionamento da estrutura institucional da escola.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-03
2014-06-11T19:25:27Z
2014-06-11T19:25:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Bruna Ramos. As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?. 2004. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/91736
000224049
marinho_br_me_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv MARINHO, Bruna Ramos. As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?. 2004. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.
000224049
marinho_br_me_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/91736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f. : + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965628201533440