Existencialismo e ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Massoco, César Wiliam Furqui [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/216053
Resumo: Esta pesquisa tem como escopo realizar análises textuais dos posicionamentos/participações dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II de um colégio particular da cidade de Jaú-SP acerca dos conceitos de liberdade, de escolha, de angústia e de responsabilidade presentes no existencialismo sartreano por meio de dois fóruns de discussões e verificar se os discentes se distanciaram ou se aproximaram desses conceitos de maneira mais autônoma e crítica em um ambiente virtual. Buscou-se, especificamente, analisar e compreender se o existencialismo ateu sartreano e os referidos conceitos contribuem para o posicionamento mais autônomo e crítico desses discentes. Trouxemos, também, discussões e sugestões apresentadas por alguns pensadores e educadores como Gallo (2000; 2004; 2007; 2010; 2012), Aspis (2004; 2010), Kohan (2000), Oliveira (2004; 2011), Freire (1970; 1983; 1988), Larrosa (2006), Lledó (2009), Savater (2012), Charlot (2005; 2010), Barbero (1999), Nomen (2018). Defende-se que um dos desafios para a Educação é o de buscar e estabelecer um espaço de autoria no ambiente escolar e, neste sentido, compreende-se que o existencialismo tem um campo muito fértil para que possamos refletir a Educação.
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