O trabalho interdisciplinar de educação sexual com adolescentes visando a prevenção da gravidez precoce no bairro operário em Luanda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cuteta, Bernardino Manuel de Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/238036
Resumo: Esta dissertação procura trazer uma reflexão sobre o trabalho interdisciplinar de educação sexual com adolescentes visando a prevenção da gravidez precoce no bairro operário, em Luanda. A pesquisa tem como objetivo Compreender o trabalho profissional na perspectiva interdisciplinar sobre educação sexual visando a prevenção da gravidez na adolescência. A metodologia de pesquisa: recorremos pesquisa teórica, exploratória, com referências de estudiosos da temática adolescentes (pais e mães), seus representantes familiares e os professores/educadores que trabalham a temática da sexualidade na escola. A pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo. Apesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisa anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. Utiliza-se dados ou categorias teóricas já trabalhadas por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O cenário da pesquisa será realizada na província de Luanda (Angola), município de Luanda, no Distrito Urbano do Sambizanga, bairro, Operário, pois diz respeito aos significados, sentimentos, representações da realidade dos sujeitos. E o método de escolha é o materialismo histórico dialético, por meio de suas categorias: historicidade, totalidade e mediação e categorias teóricas: adolescentes, gravidez na adolescência, trabalho interdisciplinar, educação sexual, família. O estudo assenta especialmente nas reflexões críticas sobre a realidade dos participantes no contexto atual angolano, consubstanciada aos fenômenos da modernidade e globalização, dentro do quadro sócio-politico democrático do Estado angolano. A análise e interpretação dos dados ocorrerá segundo as categorias já elencadas. A pesquisa propõe como resultados: a realização do mapeamento dos programas e as disciplinas/matérias da educação sexual administradas para os adolescentes, com vista a prevenção da gravidez; reflexão sobre a maternidade e paternidade precoces no universo estudado. Portanto, a pesquisa evidenciou que a educação sexual na adolescência como prevenção da gravidez e as implicações da maternidade e paternidade precoces, devem ser um trabalho interdisciplinar dos profissionais sociais, educadores e as famílias em seu papel primário no processo educacional da pessoa em desenvolvimento.
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A metodologia de pesquisa: recorremos pesquisa teórica, exploratória, com referências de estudiosos da temática adolescentes (pais e mães), seus representantes familiares e os professores/educadores que trabalham a temática da sexualidade na escola. A pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo. Apesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisa anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. Utiliza-se dados ou categorias teóricas já trabalhadas por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O cenário da pesquisa será realizada na província de Luanda (Angola), município de Luanda, no Distrito Urbano do Sambizanga, bairro, Operário, pois diz respeito aos significados, sentimentos, representações da realidade dos sujeitos. E o método de escolha é o materialismo histórico dialético, por meio de suas categorias: historicidade, totalidade e mediação e categorias teóricas: adolescentes, gravidez na adolescência, trabalho interdisciplinar, educação sexual, família. O estudo assenta especialmente nas reflexões críticas sobre a realidade dos participantes no contexto atual angolano, consubstanciada aos fenômenos da modernidade e globalização, dentro do quadro sócio-politico democrático do Estado angolano. A análise e interpretação dos dados ocorrerá segundo as categorias já elencadas. A pesquisa propõe como resultados: a realização do mapeamento dos programas e as disciplinas/matérias da educação sexual administradas para os adolescentes, com vista a prevenção da gravidez; reflexão sobre a maternidade e paternidade precoces no universo estudado. Portanto, a pesquisa evidenciou que a educação sexual na adolescência como prevenção da gravidez e as implicações da maternidade e paternidade precoces, devem ser um trabalho interdisciplinar dos profissionais sociais, educadores e as famílias em seu papel primário no processo educacional da pessoa em desenvolvimento.This dissertation seeks to reflect on the interdisciplinary work of sex education with teenagers aiming at the prevention of early pregnancy in the working-class neighborhood in Luanda. The research aims to understand professional work in an interdisciplinary perspective on sex education aimed at preventing teenage pregnancy. The research methodology: we used theoretical research, with references from scholars on the subject to teenagers (fathers and mothers), their family representatives and teachers/educators who work on the topic of sexuality at school. Bibliographic research, with a qualitative focus. Bibliographic research is carried out based on the available record, resulting from previous research, in printed documents, such as books, articles, theses, etc. Data or theoretical categories that have already been worked on by other researchers and duly registered are used. The texts become sources of the themes to be researched. The research scenario will be carried out in the province of Luanda (Angola), municipality of Luanda, in the Urban District of Sambizanga, neighborhood, Operário, as it concerns the meanings, feelings, representations of the reality of the subjects. And the method of choice is dialectical historical materialism, through its categories: historicity, totality and mediation and theoretical categories: adolescents, teenage pregnancy, interdisciplinary work, sex education, family. The study focuses especially on critical reflections on the reality of the participants in the current Angolan context, embodied in the phenomena of modernity and globalization, within the democratic socio-political framework of the Angolan State. Data analysis and interpretation will take place according to the categories already listed. The research proposes as results: the mapping of programs with the subjects/subjects of sexual education administered to adolescents, with a view to preventing pregnancy; reflection on early motherhood and fatherhood in the studied universe. Therefore, the research showed that sexual education in adolescence as prevention of pregnancy and the implications of early motherhood and fatherhood, should be an interdisciplinary work of social professionals, educators and families in their primary role in the educational process of the developing person.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piana, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cuteta, Bernardino Manuel de Almeida2022-12-05T14:18:44Z2022-12-05T14:18:44Z2021-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23803633004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:17:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238036Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-13T06:17:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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