Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Mussio, Simone Cristina [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89490
Resumo: Este trabalho tem como objetivo detectar as marcas discursivas verbais e não verbais presentes nas notícias de capa do jornal Agora São Paulo, observando as estratégias utilizadas por esse veículo para atrair de modo mais eficaz seu público leitor, de modo a caracterizar o periódico como pertencente ao jornalismo popular, que detém traços sensacionalistas. Como subsídio indispensável para o exame minucioso das notícias, fazemos uso da Análise do Discurso e dos dispositivos teóricos fornecidos pela Teoria do Jornalismo (ou da Notícia), verificando, a partir dos elementos que as constituem, as técnicas empregadas pelo referido jornal. Apontamos que características populares/sensacionalistas podem ser verificadas através do seu conteúdo, ao retratar notícias relacionadas aos interesses de seus leitores. Com uma linguagem clara e simples, as manchetes produzidas, geralmente, versam sobre assuntos com caráter econômico-social, já os títulos procuram fazer referência a temáticas que visam ao entretenimento. Além disso, a dinamicidade apresentada pelo seu logotipo na primeira página, a presença da tarja vermelha na palavra mais importante da manchete, o uso de fontes grossas e avantajadas na intitulação das notícias faz com que o caracterizemos como um periódico popular. Dessa maneira, pode-se comprovar que ao mesmo tempo em que usa determinadas estratégias sensacionalistas para se promover como popular, não necessariamente recorre a temas sexuais, sanguinolentos ou ficcionais para se posicionar como tal
id UNSP_e054e1afa507742aac1c6d537b343ee5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89490
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São PauloSensacionalismo nos jornaisAnálise do discursoJornal impressoJornalismo popularPrinted journalismPopular journalismSensationalism in newspapersEste trabalho tem como objetivo detectar as marcas discursivas verbais e não verbais presentes nas notícias de capa do jornal Agora São Paulo, observando as estratégias utilizadas por esse veículo para atrair de modo mais eficaz seu público leitor, de modo a caracterizar o periódico como pertencente ao jornalismo popular, que detém traços sensacionalistas. Como subsídio indispensável para o exame minucioso das notícias, fazemos uso da Análise do Discurso e dos dispositivos teóricos fornecidos pela Teoria do Jornalismo (ou da Notícia), verificando, a partir dos elementos que as constituem, as técnicas empregadas pelo referido jornal. Apontamos que características populares/sensacionalistas podem ser verificadas através do seu conteúdo, ao retratar notícias relacionadas aos interesses de seus leitores. Com uma linguagem clara e simples, as manchetes produzidas, geralmente, versam sobre assuntos com caráter econômico-social, já os títulos procuram fazer referência a temáticas que visam ao entretenimento. Além disso, a dinamicidade apresentada pelo seu logotipo na primeira página, a presença da tarja vermelha na palavra mais importante da manchete, o uso de fontes grossas e avantajadas na intitulação das notícias faz com que o caracterizemos como um periódico popular. Dessa maneira, pode-se comprovar que ao mesmo tempo em que usa determinadas estratégias sensacionalistas para se promover como popular, não necessariamente recorre a temas sexuais, sanguinolentos ou ficcionais para se posicionar como talThis thesis aims at detecting the verbal and non verbal discursive marks used in the cover news of the newspaper Agora São Paulo, verifying the strategies used by this paper in order to attract its readers in a more efficient way, so as to classify this paper as belonging to popular journalism and containing sensationalist traces. As an essential basis for the detailed examination of the news, we make use of Discourse Analysis and the theoretical devices offered by the Journalism Theory (or News Theory), checking, from the elements that constitute them, the techniques employed by this newspaper. We point out that the popular/sensationalist characteristics can be verified through its content, as it presents news related to the interests of its readers. With a clear and simple language, the headlines produced usually focus on socioeconomic issues, whereas the tiles try to make reference to subjects which aim at entertaining. Besides, the dynamicity presented by the logotype in the front page, the presence of a red mark in the most important word of the headline, the use of large and distinguished fonts in the news titles lead us to characterize this newspaper as a popular one. This way, it can be proved that at the same time it uses certain sensationalist strategies to promote itself as popular, it does not necessarily make use of sexual, sanguinary or fictional subjects, to position itself as popularUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dota, Maria Inez Mateus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mussio, Simone Cristina [UNESP]2014-06-11T19:24:04Z2014-06-11T19:24:04Z2008-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis179 f. : il.application/pdfMUSSIO, Simone Cristina. Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo. 2008. 179 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2008.http://hdl.handle.net/11449/89490000567105mussio_sc_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89490Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:27:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo
title Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo
spellingShingle Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo
Mussio, Simone Cristina [UNESP]
Sensacionalismo nos jornais
Análise do discurso
Jornal impresso
Jornalismo popular
Printed journalism
Popular journalism
Sensationalism in newspapers
title_short Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo
title_full Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo
title_fullStr Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo
title_full_unstemmed Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo
title_sort Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo
author Mussio, Simone Cristina [UNESP]
author_facet Mussio, Simone Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dota, Maria Inez Mateus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussio, Simone Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sensacionalismo nos jornais
Análise do discurso
Jornal impresso
Jornalismo popular
Printed journalism
Popular journalism
Sensationalism in newspapers
topic Sensacionalismo nos jornais
Análise do discurso
Jornal impresso
Jornalismo popular
Printed journalism
Popular journalism
Sensationalism in newspapers
description Este trabalho tem como objetivo detectar as marcas discursivas verbais e não verbais presentes nas notícias de capa do jornal Agora São Paulo, observando as estratégias utilizadas por esse veículo para atrair de modo mais eficaz seu público leitor, de modo a caracterizar o periódico como pertencente ao jornalismo popular, que detém traços sensacionalistas. Como subsídio indispensável para o exame minucioso das notícias, fazemos uso da Análise do Discurso e dos dispositivos teóricos fornecidos pela Teoria do Jornalismo (ou da Notícia), verificando, a partir dos elementos que as constituem, as técnicas empregadas pelo referido jornal. Apontamos que características populares/sensacionalistas podem ser verificadas através do seu conteúdo, ao retratar notícias relacionadas aos interesses de seus leitores. Com uma linguagem clara e simples, as manchetes produzidas, geralmente, versam sobre assuntos com caráter econômico-social, já os títulos procuram fazer referência a temáticas que visam ao entretenimento. Além disso, a dinamicidade apresentada pelo seu logotipo na primeira página, a presença da tarja vermelha na palavra mais importante da manchete, o uso de fontes grossas e avantajadas na intitulação das notícias faz com que o caracterizemos como um periódico popular. Dessa maneira, pode-se comprovar que ao mesmo tempo em que usa determinadas estratégias sensacionalistas para se promover como popular, não necessariamente recorre a temas sexuais, sanguinolentos ou ficcionais para se posicionar como tal
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-05
2014-06-11T19:24:04Z
2014-06-11T19:24:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUSSIO, Simone Cristina. Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo. 2008. 179 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/89490
000567105
mussio_sc_me_bauru.pdf
33004056081P4
identifier_str_mv MUSSIO, Simone Cristina. Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do Jornal Agora São Paulo. 2008. 179 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2008.
000567105
mussio_sc_me_bauru.pdf
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/89490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 179 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791216890281984