Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Bueno, Juliane Zacharias [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90277
Resumo: Trata-se de um estudo na área da Filosofia da Educação direcionado à investigação sobre os fundamentos éticos da perspectiva educativa denominada Pedagogia histórico-crítica. A partir desta pesquisa pretende-se também apontar elementos para a formação moral escolar embasada nesta pedagogia. Foram utilizados pensadores da filosofia marxista como Marx, Lukács, Gramsci, Agnes Heller, Mészáros, entre outros, que de alguma forma contribuíram para a compreensão sobre a linha ética do pensamento marxista. Os elementos éticos encontrados nestes autores foram relacionados aos trabalhos de Dermeval Saviani, principal representante da Pedagogia histórico-crítica no que se refere aos fundamentos filosóficos desta pedagogia. A partir desta relação foi possível comprovar a hipótese levantada nesta dissertação de que os fundamentos éticos desta pedagogia encontram-se na utilização da educação escolar como meio de humanização dos indivíduos provenientes da classe trabalhadora com o fim político de transformação da sociedade orientando-a para a superação do capitalismo. Neste sentido, a formação moral escolar nesta perspectiva pedagógica volta-se para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo a partir da relação entre valor e conhecimento, ou seja, a socialização do conhecimento orientando-o para a formação de valores voltados para a emancipação humana. A educação escolar é tomada como instrumento a favor do imperativo ético-político de luta coletiva e organizada para a superação da sociedade e classes e construção do socialismo.
id UNSP_e325a570f5f879b91ae1398991366cc4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90277
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-críticaEducaçãoÉticaDesenvolvimento moralEducação - FilosofiaCondições moraisSocialismo e educaçãoPedagogia criticaEducationEthicsSocialismTrata-se de um estudo na área da Filosofia da Educação direcionado à investigação sobre os fundamentos éticos da perspectiva educativa denominada Pedagogia histórico-crítica. A partir desta pesquisa pretende-se também apontar elementos para a formação moral escolar embasada nesta pedagogia. Foram utilizados pensadores da filosofia marxista como Marx, Lukács, Gramsci, Agnes Heller, Mészáros, entre outros, que de alguma forma contribuíram para a compreensão sobre a linha ética do pensamento marxista. Os elementos éticos encontrados nestes autores foram relacionados aos trabalhos de Dermeval Saviani, principal representante da Pedagogia histórico-crítica no que se refere aos fundamentos filosóficos desta pedagogia. A partir desta relação foi possível comprovar a hipótese levantada nesta dissertação de que os fundamentos éticos desta pedagogia encontram-se na utilização da educação escolar como meio de humanização dos indivíduos provenientes da classe trabalhadora com o fim político de transformação da sociedade orientando-a para a superação do capitalismo. Neste sentido, a formação moral escolar nesta perspectiva pedagógica volta-se para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo a partir da relação entre valor e conhecimento, ou seja, a socialização do conhecimento orientando-o para a formação de valores voltados para a emancipação humana. A educação escolar é tomada como instrumento a favor do imperativo ético-político de luta coletiva e organizada para a superação da sociedade e classes e construção do socialismo.This is a study in the area of Philosophy of Education directed the research on the ethical foundations of the educational perspective called historical-critical pedagogy. From this research the aim is also to point out elements with moral education grounded in pedagogy. Were used Marxist philosophy by thinkers such as Marx, Lukacs, Gramsci, Agnes Heller, Mészáros, that somehow contributed to the understanding of the ethical line of Marxist thought. The ethical elements found in these authors were related to the work of Dermeval Saviani, chief representative of the historical-critical pedagogy in relation to the philosophical foundations of this pedagogy. From this relationship it was possible to prove the hypothesis in this research that the ethical bases of this pedagogy are the use of education in order to humanize the individuals from the working class with the political purpose of transforming society geared to the overcoming of capitalism. In this sense, the moral education in this school educational perspective turns to the development of individual autonomy from the relationship between value and knowledge, I.e., the socialization of knowledge for guiding the formation of values aimed at human emancipation. School education is taken as an instrument for the ethical and political imperative of collective struggle and organized to overcome the class society and building socialism.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Juliane Zacharias [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2009-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f.application/pdfBUENO, Juliane Zacharias. Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica. 2009. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90277000606995bueno_jz_me_arafcl.pdf33004030079P22161593951236436Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90277Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:28:45.376866Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica
title Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica
spellingShingle Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica
Bueno, Juliane Zacharias [UNESP]
Educação
Ética
Desenvolvimento moral
Educação - Filosofia
Condições morais
Socialismo e educação
Pedagogia critica
Education
Ethics
Socialism
title_short Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica
title_full Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica
title_fullStr Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica
title_sort Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica
author Bueno, Juliane Zacharias [UNESP]
author_facet Bueno, Juliane Zacharias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Juliane Zacharias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ética
Desenvolvimento moral
Educação - Filosofia
Condições morais
Socialismo e educação
Pedagogia critica
Education
Ethics
Socialism
topic Educação
Ética
Desenvolvimento moral
Educação - Filosofia
Condições morais
Socialismo e educação
Pedagogia critica
Education
Ethics
Socialism
description Trata-se de um estudo na área da Filosofia da Educação direcionado à investigação sobre os fundamentos éticos da perspectiva educativa denominada Pedagogia histórico-crítica. A partir desta pesquisa pretende-se também apontar elementos para a formação moral escolar embasada nesta pedagogia. Foram utilizados pensadores da filosofia marxista como Marx, Lukács, Gramsci, Agnes Heller, Mészáros, entre outros, que de alguma forma contribuíram para a compreensão sobre a linha ética do pensamento marxista. Os elementos éticos encontrados nestes autores foram relacionados aos trabalhos de Dermeval Saviani, principal representante da Pedagogia histórico-crítica no que se refere aos fundamentos filosóficos desta pedagogia. A partir desta relação foi possível comprovar a hipótese levantada nesta dissertação de que os fundamentos éticos desta pedagogia encontram-se na utilização da educação escolar como meio de humanização dos indivíduos provenientes da classe trabalhadora com o fim político de transformação da sociedade orientando-a para a superação do capitalismo. Neste sentido, a formação moral escolar nesta perspectiva pedagógica volta-se para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo a partir da relação entre valor e conhecimento, ou seja, a socialização do conhecimento orientando-o para a formação de valores voltados para a emancipação humana. A educação escolar é tomada como instrumento a favor do imperativo ético-político de luta coletiva e organizada para a superação da sociedade e classes e construção do socialismo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-15
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, Juliane Zacharias. Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica. 2009. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90277
000606995
bueno_jz_me_arafcl.pdf
33004030079P2
2161593951236436
identifier_str_mv BUENO, Juliane Zacharias. Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica. 2009. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
000606995
bueno_jz_me_arafcl.pdf
33004030079P2
2161593951236436
url http://hdl.handle.net/11449/90277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129866002857984