"O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ruiz, Renan Branco
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251623
http://lattes.cnpq.br/6382110096424918
https://orcid.org/0000-0002-0778-8895
Resumo: A Vanguarda Paulista Instrumental (VPI) desponta como objeto de estudo capaz de fornecer indícios sobre as transformações ocorridas no desenvolvimento do jazz no Brasil, durante o final dos anos 1970 e início dos 1980. Formada pelas bandas Metalurgia, Pé Ante Pé, Divina Increnca, Pau Brasil e Grupo Um, a VPI incorporou novas concepções ao universo da música popular, baseando suas propostas no experimentalismo das diásporas jazzísticas daquele período (principalmente o fusion jazz) em atrito constante com uma forte intenção de brasilidade. Essa relação ambígua é o cerne das sonoridades e das retóricas em torno da VPI, constituindo o primeiro eixo da tese. Além dessas questões, relativas às décadas de 1970 e 1980, a VPI também explicita um problema recorrente na relação entre jazz e música popular no Brasil: a presença de um conteúdo nacionalista, gestado no início do longo modernismo brasileiro (1920 – 1980), que impôs barreiras ao desenvolvimento artístico e à aceitação simbólica do jazz como parte da cultura musical brasileira. Desse modo, esta tese se propôs a estudar não somente a VPI, mas analisar, também, o engendramento dessa problemática (intenção de brasilidade vs ímpeto experimental diaspórico relacionado ao jazz) na formação da cultura musical brasileira durante o longo modernismo. Durante o período de atividade da VPI, inserido na ditadura militar (1964 – 1985), essa questão condutora foi remodelada com o autoritarismo do regime: tratando-se do terceiro eixo fundamental da pesquisa. Logo após o Ato Institucional 5 (AI-5), houve um período de grandes dificuldades para os instrumentistas. De 1976 em diante, a VPI e o jazz brasileiro viabilizaram formas alternativas de se inserir no mercado fonográfico, a partir das soluções encontradas somente via produção musical independente. Tratando de temas ainda pouco explorados pela historiografia (música instrumental, jazz, ditadura militar, produção independente, entre outros), a presente tese realiza um balanço histórico e bibliográfico sobre a presença do jazz na cultura musical brasileira, a partir da complexa relação entre a intenção de brasilidade e o ímpeto transnacional, manifestada na trajetória da Vanguarda Paulista Instrumental (1975 – 1986) e no longo modernismo nacional (1920 – 1980). Para tanto, recorreu-se a uma organização específica das temporalidades – de acordo com os objetivos, problemas e o recorte proposto – e a um corpus documental formado principalmente por: periódicos impressos, entrevistas e discografia selecionada, além de uma extensa pesquisa bibliográfica. Ao longo dessa investigação foi possível perceber como a VPI e o jazz no Brasil foram formados não somente pelos problemas em torno da brasilidade, como também ficaram circunscritos e subdimensionados, na memória e na historiografia, pela consolidação da MPB e da canção durante o período ditatorial.
id UNSP_e4e522edf6f5e54256fa9c4d5dabcf1d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251623
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling "O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)"The new direction for popular music": the Vanguarda Paulista Instrumental between the permanences and ruptures of jazz in Brazil (1920 – 1980)“La nueva dirección de la música popular”: la Vanguarda Paulista Instrumental entre las permanencias y rupturas del jazz en Brasil (1920 – 1980)JazzMúsica PopularModernismoDitadura Militar (1964 – 1985)Vanguarda Paulista Instrumental (VPI)Cultura BrasileiraPopular MusicModernismMilitary Dictatorship (1964 – 1985)Brazilian CultureDictadura Militar (1964 – 1985)Cultura BrasileñaA Vanguarda Paulista Instrumental (VPI) desponta como objeto de estudo capaz de fornecer indícios sobre as transformações ocorridas no desenvolvimento do jazz no Brasil, durante o final dos anos 1970 e início dos 1980. Formada pelas bandas Metalurgia, Pé Ante Pé, Divina Increnca, Pau Brasil e Grupo Um, a VPI incorporou novas concepções ao universo da música popular, baseando suas propostas no experimentalismo das diásporas jazzísticas daquele período (principalmente o fusion jazz) em atrito constante com uma forte intenção de brasilidade. Essa relação ambígua é o cerne das sonoridades e das retóricas em torno da VPI, constituindo o primeiro eixo da tese. Além dessas questões, relativas às décadas de 1970 e 1980, a VPI também explicita um problema recorrente na relação entre jazz e música popular no Brasil: a presença de um conteúdo nacionalista, gestado no início do longo modernismo brasileiro (1920 – 1980), que impôs barreiras ao desenvolvimento artístico e à aceitação simbólica do jazz como parte da cultura musical brasileira. Desse modo, esta tese se propôs a estudar não somente a VPI, mas analisar, também, o engendramento dessa problemática (intenção de brasilidade vs ímpeto experimental diaspórico relacionado ao jazz) na formação da cultura musical brasileira durante o longo modernismo. Durante o período de atividade da VPI, inserido na ditadura militar (1964 – 1985), essa questão condutora foi remodelada com o autoritarismo do regime: tratando-se do terceiro eixo fundamental da pesquisa. Logo após o Ato Institucional 5 (AI-5), houve um período de grandes dificuldades para os instrumentistas. De 1976 em diante, a VPI e o jazz brasileiro viabilizaram formas alternativas de se inserir no mercado fonográfico, a partir das soluções encontradas somente via produção musical independente. Tratando de temas ainda pouco explorados pela historiografia (música instrumental, jazz, ditadura militar, produção independente, entre outros), a presente tese realiza um balanço histórico e bibliográfico sobre a presença do jazz na cultura musical brasileira, a partir da complexa relação entre a intenção de brasilidade e o ímpeto transnacional, manifestada na trajetória da Vanguarda Paulista Instrumental (1975 – 1986) e no longo modernismo nacional (1920 – 1980). Para tanto, recorreu-se a uma organização específica das temporalidades – de acordo com os objetivos, problemas e o recorte proposto – e a um corpus documental formado principalmente por: periódicos impressos, entrevistas e discografia selecionada, além de uma extensa pesquisa bibliográfica. Ao longo dessa investigação foi possível perceber como a VPI e o jazz no Brasil foram formados não somente pelos problemas em torno da brasilidade, como também ficaram circunscritos e subdimensionados, na memória e na historiografia, pela consolidação da MPB e da canção durante o período ditatorial.The Vanguarda Paulista Instrumental (São Paulo’s Instrumental Avant-Garde; VPI) emerges as an object of study capable of providing evidence about the transformations that occurred in the development of jazz in Brazil during the late 1970s and early 1980s. Formed by bands such as Metalurgia, Pé Ante Pé, Divina Increnca, Pau Brasil,and Grupo Um, the VPI combined new concepts into the universe of Brazilian popular music, aligned with jazz diasporas experimentalist proposals of that period (predominantly jazz fusion) in constant friction with a solid intention of Brazilianness. This ambiguous relationship is the thesis’s first axis at the core of the VPI’s sounds and rhetoric surroundings. In addition to these issues, relating to 1970s and 1980s, the VPI also explains a recurring problem in the relationship between jazz and popular music in Brazil: a nationalist presence created at the beginning of the lengthy Brazilian modernism (1920 – 1980), which imposed barriers to artistic development and the symbolic acceptance of jazz as part of Brazilian musical culture. Thus, this thesis proposed to study not only the VPI but also to explore the engendering of this problem: the intention of Brazilianness versus jazz diasporic experimental impetus in forming Brazilian musical culture in the long period of its modernism. During the period of VPI activity, part of the military dictatorship (1964 – 1985), this guiding question was remodeled with the authoritarianism of the regime: this is the third fundamental axis of the research. Soon after Institutional Act 5 (AI-5), there was a period of great difficulties for instrumentalists. From 1976 onwards, VPI and Brazilian jazz enabled alternative ways of entering the phonographic market, based on solutions found only through independent musical production. Dealing with themes still little explored by historiography (instrumental music, jazz, military dictatorship, independent production, among others), this thesis makes a historical and bibliographical assessment of the presence of jazz in Brazilian musical culture, based on the complex relationship between the intention of Brazilianness and the transnational impetus, manifested in the trajectory of the Vanguarda Paulista Instrumental (1975 – 1986) and in the long national modernism (1920 – 1980). To this end, a specific organization of temporalities was used – according to the objectives, problems and the proposed cut – and a documentary corpus formed mainly by: printed periodicals, interviews and selected discography, in addition to an extensive bibliographic research. Throughout this investigation it was possible to perceive how VPI and jazz in Brazil were formed not only by the problems surrounding Brazilianness, but also became circumscribed and undersized, in memory and historiography, by the consolidation of MPB and song during the dictatorial period.La Vanguarda Paulista Instrumental (VPI) se destaca como un objeto de estudio capaz de brindar evidencia sobre las transformaciones ocurridas en el desarrollo del jazz en Brasil, d esde finales de los años 1970 hasta principios de los 1980. Formada por las bandas Metalurgia, Pé Ante Pé, Divina Increnca, Pau Brasil y Grupo Um, la VPI incorporó nuevos conceptos al universo de la música popular, basando sus propuestas en el experimentalismo de las diásporas jazzísticas de ese período (principalmente jazz fusión) en constante conflicto con una fuerte intención de brasilidad . Esta relación ambigua es el núcleo de los sonidos y la retórica que rodean a la VPI , constituyendo el primer eje de la tesis. Además de estas cuestiones, relativas a las décadas de 1970 y 1980, el VPI también manifiesta un problema recurrente en la relación entre el jazz y la música popular en Brasil: la presencia de un contenido nacionalista, creado al inicio del largo modernismo brasileño (1920 1980), que impuso barreras al desarrollo artístico y a la aceptación sim bólica del jazz como parte de la cultura musical brasileña. Así, esta tesis se propuso estudiar no sólo la VPI, sino también analizar la generación de este problema intención de brasilidad versus ímpetu experimental diaspórico relacionado con el jazz) en la formación de la cultura musical brasileña durante el largo período del modernismo. Durante el período de actividad de la VPI , e n el contexto de la dictadura militar (1964 -1985), esta cuestión rectora fue remodelada con el autoritarismo del régimen: este es el tercer eje fundamental de la investigación. Poco después del Acto Institucional 5 (AI 5), hubo un período de grandes dificultades para los instrumentistas. A partir de 1976, la VPI y el jazz brasileño permitieron vías alternativas de ingreso al mercado fonográfico, basadas en soluciones encontradas sólo a través de la producción musical independiente. Abordando temas aún poco explorados por la historiografía brasileña (música instrumental, jazz, dictadura militar, producción independiente, entre otros), esta tesis hace un balance histórico y bibliográfico de la presencia del jazz en la cultura musical brasileña, a partir de la compleja relación entre la intención de brasilidad y el impulso transnacional, manifestado en la trayectoria de la Vanguarda Paulista Instrumental (1975 1986) y en el largo modernismo nacional (1920 1980). Para ello se utilizó una organización específica de temporalidades según los objetivos, problemáticas y el corte propuesto y un corpus documental formado principalmente por: publicaciones periódicas impresas, entrevistas y discografía seleccionada, además de una extensa investigación bibliográfica. A lo largo de esta investigación fue posible ver cómo l a VPI y el jazz en Brasil se formaron no sólo por los problemas de la brasilidad, sino que también quedaron circunscritos y subdimensionados, en la memoria y la historiografía, por la consolidación de l a MPB y de la canción durante el período dictatorial.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fenerick, José Adriano [UNESP]Cravinho, PedroRuiz, Renan Branco2023-12-01T19:14:48Z2023-12-01T19:14:48Z2023-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRuiz, Renan Branco. "O novo rumo para música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980). 2023. 485p. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023.https://hdl.handle.net/11449/251623http://lattes.cnpq.br/6382110096424918https://orcid.org/0000-0002-0778-8895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-05T06:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-05T06:27:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv "O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)
"The new direction for popular music": the Vanguarda Paulista Instrumental between the permanences and ruptures of jazz in Brazil (1920 – 1980)
“La nueva dirección de la música popular”: la Vanguarda Paulista Instrumental entre las permanencias y rupturas del jazz en Brasil (1920 – 1980)
title "O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)
spellingShingle "O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)
Ruiz, Renan Branco
Jazz
Música Popular
Modernismo
Ditadura Militar (1964 – 1985)
Vanguarda Paulista Instrumental (VPI)
Cultura Brasileira
Popular Music
Modernism
Military Dictatorship (1964 – 1985)
Brazilian Culture
Dictadura Militar (1964 – 1985)
Cultura Brasileña
title_short "O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)
title_full "O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)
title_fullStr "O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)
title_full_unstemmed "O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)
title_sort "O novo rumo para a música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980)
author Ruiz, Renan Branco
author_facet Ruiz, Renan Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fenerick, José Adriano [UNESP]
Cravinho, Pedro
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Renan Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Jazz
Música Popular
Modernismo
Ditadura Militar (1964 – 1985)
Vanguarda Paulista Instrumental (VPI)
Cultura Brasileira
Popular Music
Modernism
Military Dictatorship (1964 – 1985)
Brazilian Culture
Dictadura Militar (1964 – 1985)
Cultura Brasileña
topic Jazz
Música Popular
Modernismo
Ditadura Militar (1964 – 1985)
Vanguarda Paulista Instrumental (VPI)
Cultura Brasileira
Popular Music
Modernism
Military Dictatorship (1964 – 1985)
Brazilian Culture
Dictadura Militar (1964 – 1985)
Cultura Brasileña
description A Vanguarda Paulista Instrumental (VPI) desponta como objeto de estudo capaz de fornecer indícios sobre as transformações ocorridas no desenvolvimento do jazz no Brasil, durante o final dos anos 1970 e início dos 1980. Formada pelas bandas Metalurgia, Pé Ante Pé, Divina Increnca, Pau Brasil e Grupo Um, a VPI incorporou novas concepções ao universo da música popular, baseando suas propostas no experimentalismo das diásporas jazzísticas daquele período (principalmente o fusion jazz) em atrito constante com uma forte intenção de brasilidade. Essa relação ambígua é o cerne das sonoridades e das retóricas em torno da VPI, constituindo o primeiro eixo da tese. Além dessas questões, relativas às décadas de 1970 e 1980, a VPI também explicita um problema recorrente na relação entre jazz e música popular no Brasil: a presença de um conteúdo nacionalista, gestado no início do longo modernismo brasileiro (1920 – 1980), que impôs barreiras ao desenvolvimento artístico e à aceitação simbólica do jazz como parte da cultura musical brasileira. Desse modo, esta tese se propôs a estudar não somente a VPI, mas analisar, também, o engendramento dessa problemática (intenção de brasilidade vs ímpeto experimental diaspórico relacionado ao jazz) na formação da cultura musical brasileira durante o longo modernismo. Durante o período de atividade da VPI, inserido na ditadura militar (1964 – 1985), essa questão condutora foi remodelada com o autoritarismo do regime: tratando-se do terceiro eixo fundamental da pesquisa. Logo após o Ato Institucional 5 (AI-5), houve um período de grandes dificuldades para os instrumentistas. De 1976 em diante, a VPI e o jazz brasileiro viabilizaram formas alternativas de se inserir no mercado fonográfico, a partir das soluções encontradas somente via produção musical independente. Tratando de temas ainda pouco explorados pela historiografia (música instrumental, jazz, ditadura militar, produção independente, entre outros), a presente tese realiza um balanço histórico e bibliográfico sobre a presença do jazz na cultura musical brasileira, a partir da complexa relação entre a intenção de brasilidade e o ímpeto transnacional, manifestada na trajetória da Vanguarda Paulista Instrumental (1975 – 1986) e no longo modernismo nacional (1920 – 1980). Para tanto, recorreu-se a uma organização específica das temporalidades – de acordo com os objetivos, problemas e o recorte proposto – e a um corpus documental formado principalmente por: periódicos impressos, entrevistas e discografia selecionada, além de uma extensa pesquisa bibliográfica. Ao longo dessa investigação foi possível perceber como a VPI e o jazz no Brasil foram formados não somente pelos problemas em torno da brasilidade, como também ficaram circunscritos e subdimensionados, na memória e na historiografia, pela consolidação da MPB e da canção durante o período ditatorial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01T19:14:48Z
2023-12-01T19:14:48Z
2023-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ruiz, Renan Branco. "O novo rumo para música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980). 2023. 485p. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251623
http://lattes.cnpq.br/6382110096424918
https://orcid.org/0000-0002-0778-8895
identifier_str_mv Ruiz, Renan Branco. "O novo rumo para música popular": a Vanguarda Paulista Instrumental entre as permanências e rupturas do jazz no Brasil (1920 – 1980). 2023. 485p. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251623
http://lattes.cnpq.br/6382110096424918
https://orcid.org/0000-0002-0778-8895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401442286075904