Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Sousa, Eliana Ruth Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/193933
Resumo: Esta tese insere-se na temática da formação de professores indígenas em nível superior, em cursos específicos para atuação na escola indígena, caracterizada como um grande avanço nas políticas públicas de educação escolar indígena. As pesquisas nessa área vêm crescendo desde que iniciaram as primeiras turmas dos primeiros cursos de graduação. Entendendo a necessidade de ampliação das discussões dessa temática, focamos nosso olhar sobre um momento da formação de professores indígenas em um curso de graduação específico para indígenas, a Prática como Componente Curricular no curso Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará. Nesse contexto, propõe-se com problema de pesquisa: quais as potencialidades e limitações de um processo formativo intercultural na construção da autonomia de professores indígenas? E como objetivo: analisar um processo formativo pautado na dialogicidade e interculturalidade, desenvolvido durante a Prática como Componente Curricular – Povos Indígenas e Meio Ambiente (PCC II), no contexto da Licenciatura Intercultural Indígena, identificando suas contribuições para a construção da autonomia dos professores indígenas envolvidos. A pesquisa é do tipo qualitativa, na qual os dados foram constituídos a partir de pesquisa participativa, com observação participante e entrevistas junto aos discentes da área Ciências da Natureza e Matemática do referido curso. As análises foram delineadas pela Análise de Conteúdos (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008). Das análises, inseridas na perspectiva freireana de autonomia, identificamos que a pesquisa, a conscientização e o diálogo intercultural tiveram forte presença nas ações desenvolvidas pelos discentes na PCC II, o que nos permite afirmar que a formação de professores indígenas dentro da perspectiva da dialogicidade tem o horizonte mais alargado para as possibilidade de efetivação da educação escolar indígena intercultural, diferenciada, comunitária, específica e (multi)bilíngue
id UNSP_e8c4d92366e74ddd763e952081b4bb7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193933
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.Initial training of indigenous teachers from the freirean perspective: interculturality in practice as a curricular component for the area of activity sciences of nature and mathematics.InterculturalidadeEducação escolar indígenaFormação de professores indígenaAutonomiaDialogicidadeInterculturalityIndigenous school educationIndigenous teacher trainingAutonomyDialogicityEsta tese insere-se na temática da formação de professores indígenas em nível superior, em cursos específicos para atuação na escola indígena, caracterizada como um grande avanço nas políticas públicas de educação escolar indígena. As pesquisas nessa área vêm crescendo desde que iniciaram as primeiras turmas dos primeiros cursos de graduação. Entendendo a necessidade de ampliação das discussões dessa temática, focamos nosso olhar sobre um momento da formação de professores indígenas em um curso de graduação específico para indígenas, a Prática como Componente Curricular no curso Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará. Nesse contexto, propõe-se com problema de pesquisa: quais as potencialidades e limitações de um processo formativo intercultural na construção da autonomia de professores indígenas? E como objetivo: analisar um processo formativo pautado na dialogicidade e interculturalidade, desenvolvido durante a Prática como Componente Curricular – Povos Indígenas e Meio Ambiente (PCC II), no contexto da Licenciatura Intercultural Indígena, identificando suas contribuições para a construção da autonomia dos professores indígenas envolvidos. A pesquisa é do tipo qualitativa, na qual os dados foram constituídos a partir de pesquisa participativa, com observação participante e entrevistas junto aos discentes da área Ciências da Natureza e Matemática do referido curso. As análises foram delineadas pela Análise de Conteúdos (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008). Das análises, inseridas na perspectiva freireana de autonomia, identificamos que a pesquisa, a conscientização e o diálogo intercultural tiveram forte presença nas ações desenvolvidas pelos discentes na PCC II, o que nos permite afirmar que a formação de professores indígenas dentro da perspectiva da dialogicidade tem o horizonte mais alargado para as possibilidade de efetivação da educação escolar indígena intercultural, diferenciada, comunitária, específica e (multi)bilíngueThis thesis is part of the theme of the training of indigenous teachers at a higher level, in specific courses to work in the indigenous school, characterized as a major advance in public policies on indigenous school education. Research in this area has been growing since the first classes of the first undergraduate courses began. Understanding the need to expand the discussions on this topic, we focus our attention on a moment of the formation of indigenous teachers in a specific undergraduate course for indigenous people, Practice as a Curricular Component in the Indigenous Intercultural Degree course at the State University of Pará. In this context, proposes with a research problem: what are the potentials and limitations of an intercultural training process in the construction of autonomy for indigenous teachers? And as an objective: to analyze a formative process based on dialogicity and interculturality, developed during the Practice as Curricular Component - Indigenous Peoples and Environment (PCC II), in the context of the Indigenous Intercultural Degree, identifying their contributions to the construction of autonomy of indigenous teachers involved. The research is of the qualitative type, in which the data were constituted from participative research, with participant observation and interviews with the students of the Natural Sciences and Mathematics area of that course. The analyzes were outlined by the Content Analysis (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008). From the analyzes, inserted in the Freirian perspective of autonomy, we identified that research, awareness and intercultural dialogue had a strong presence in the actions developed by the students at PCC II, which allows us to affirm that the formation of indigenous teachers within the perspective of dialogicity has the broader horizon for the possibilities of carrying out intercultural, differentiated, community, specific and (multi) bilingual indigenous school education.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Eliana Ruth Silva2020-10-09T17:01:58Z2020-10-09T17:01:58Z2020-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19393333004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:05:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:05:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.
Initial training of indigenous teachers from the freirean perspective: interculturality in practice as a curricular component for the area of activity sciences of nature and mathematics.
title Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.
spellingShingle Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.
Sousa, Eliana Ruth Silva
Interculturalidade
Educação escolar indígena
Formação de professores indígena
Autonomia
Dialogicidade
Interculturality
Indigenous school education
Indigenous teacher training
Autonomy
Dialogicity
title_short Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.
title_full Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.
title_fullStr Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.
title_full_unstemmed Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.
title_sort Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.
author Sousa, Eliana Ruth Silva
author_facet Sousa, Eliana Ruth Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Eliana Ruth Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Educação escolar indígena
Formação de professores indígena
Autonomia
Dialogicidade
Interculturality
Indigenous school education
Indigenous teacher training
Autonomy
Dialogicity
topic Interculturalidade
Educação escolar indígena
Formação de professores indígena
Autonomia
Dialogicidade
Interculturality
Indigenous school education
Indigenous teacher training
Autonomy
Dialogicity
description Esta tese insere-se na temática da formação de professores indígenas em nível superior, em cursos específicos para atuação na escola indígena, caracterizada como um grande avanço nas políticas públicas de educação escolar indígena. As pesquisas nessa área vêm crescendo desde que iniciaram as primeiras turmas dos primeiros cursos de graduação. Entendendo a necessidade de ampliação das discussões dessa temática, focamos nosso olhar sobre um momento da formação de professores indígenas em um curso de graduação específico para indígenas, a Prática como Componente Curricular no curso Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará. Nesse contexto, propõe-se com problema de pesquisa: quais as potencialidades e limitações de um processo formativo intercultural na construção da autonomia de professores indígenas? E como objetivo: analisar um processo formativo pautado na dialogicidade e interculturalidade, desenvolvido durante a Prática como Componente Curricular – Povos Indígenas e Meio Ambiente (PCC II), no contexto da Licenciatura Intercultural Indígena, identificando suas contribuições para a construção da autonomia dos professores indígenas envolvidos. A pesquisa é do tipo qualitativa, na qual os dados foram constituídos a partir de pesquisa participativa, com observação participante e entrevistas junto aos discentes da área Ciências da Natureza e Matemática do referido curso. As análises foram delineadas pela Análise de Conteúdos (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008). Das análises, inseridas na perspectiva freireana de autonomia, identificamos que a pesquisa, a conscientização e o diálogo intercultural tiveram forte presença nas ações desenvolvidas pelos discentes na PCC II, o que nos permite afirmar que a formação de professores indígenas dentro da perspectiva da dialogicidade tem o horizonte mais alargado para as possibilidade de efetivação da educação escolar indígena intercultural, diferenciada, comunitária, específica e (multi)bilíngue
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09T17:01:58Z
2020-10-09T17:01:58Z
2020-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193933
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/193933
identifier_str_mv 33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965397229600768