Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Cardoso, Jerusa Ainoã Palheta de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/255300
Resumo: As Investigações Matemáticas correspondem a uma metodologia de ensino que busca diminuir as lacunas conceituais sobre os conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula que se contrapõem ao ensino tradicional. Adaptada para atividades dependendo da faixa etária e ano escolar, possibilita ao aluno tornar-se o autor do conhecimento adquirido sobre determinado assunto abordado, possibilitando diversas contribuições a ser utilizada no Ensino Fundamental I. O objetivo é de caracterizar as pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro a partir da perspectiva das Investigações Matemáticas, realizadas em sala de aula no Ensino Fundamental I, mediante pesquisa teórica e bibliográfica, de cunho qualitativo, com busca de trabalhos sobre a temática nos seguintes bancos de dados: CAPES, BDTD, Periódicos CAPES e Periódicos SCIELO, usando os indicadores: “Investigações Matemáticas”, “Investigação Matemática” e “Ensino Fundamental”, no período de 2012 a 2023. Foram encontrados 26 trabalhos e selecionados 23 para o presente estudo. Dentre os principais resultados tem-se que: a concentração maior das pesquisas está entre os anos de 2019 e 2020; o quinto ano é o ano escolar em que se realiza o maior número de investigações; os estudos se concentraram principalmente em escolas e instituições públicas, com maioria das pesquisas de intervenção e algumas bibliográficas, envolvendo professores, alunos e, em alguns casos, ambos. E os conteúdos mais abordados foram de Geometria e Álgebra. Os trabalhos possuíam diversos referenciais teóricos e como principal, o especialista no tema João Pedro da Ponte, presente em 21 pesquisas e com autoria de 23 obras nos trabalhos analisados. Os resultados desta pesquisa oferecem contribuições para o aprimoramento do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I, destacando a eficácia da metodologia abordada na promoção do papel ativo do aluno, autonomia, criatividade, bem como a ênfase da escola como um ambiente propício à construção do conhecimento matemático, podendo oferecer bases para outras pesquisas sobre a temática.
id UNSP_e991ac18d91f3211e0cd23c0f96637e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255300
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiroMathematical investigations for building mathematical knowledge in elementary school I classroom: an analysis of research conducted in the Brazilian contextEducação matemáticaInvestigações matemáticasConstrutivismoEnsino fundamental IMathematics educationMathematical investigationsConstructivismElementary school IAs Investigações Matemáticas correspondem a uma metodologia de ensino que busca diminuir as lacunas conceituais sobre os conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula que se contrapõem ao ensino tradicional. Adaptada para atividades dependendo da faixa etária e ano escolar, possibilita ao aluno tornar-se o autor do conhecimento adquirido sobre determinado assunto abordado, possibilitando diversas contribuições a ser utilizada no Ensino Fundamental I. O objetivo é de caracterizar as pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro a partir da perspectiva das Investigações Matemáticas, realizadas em sala de aula no Ensino Fundamental I, mediante pesquisa teórica e bibliográfica, de cunho qualitativo, com busca de trabalhos sobre a temática nos seguintes bancos de dados: CAPES, BDTD, Periódicos CAPES e Periódicos SCIELO, usando os indicadores: “Investigações Matemáticas”, “Investigação Matemática” e “Ensino Fundamental”, no período de 2012 a 2023. Foram encontrados 26 trabalhos e selecionados 23 para o presente estudo. Dentre os principais resultados tem-se que: a concentração maior das pesquisas está entre os anos de 2019 e 2020; o quinto ano é o ano escolar em que se realiza o maior número de investigações; os estudos se concentraram principalmente em escolas e instituições públicas, com maioria das pesquisas de intervenção e algumas bibliográficas, envolvendo professores, alunos e, em alguns casos, ambos. E os conteúdos mais abordados foram de Geometria e Álgebra. Os trabalhos possuíam diversos referenciais teóricos e como principal, o especialista no tema João Pedro da Ponte, presente em 21 pesquisas e com autoria de 23 obras nos trabalhos analisados. Os resultados desta pesquisa oferecem contribuições para o aprimoramento do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I, destacando a eficácia da metodologia abordada na promoção do papel ativo do aluno, autonomia, criatividade, bem como a ênfase da escola como um ambiente propício à construção do conhecimento matemático, podendo oferecer bases para outras pesquisas sobre a temática.Mathematical Investigations correspond to a teaching methodology that aims to reduce conceptual gaps regarding mathematical concepts addressed in the classroom, which are opposed to traditional teaching. Adapted for activities depending on the age group and school year, it allows the student to become the author of the knowledge acquired on a particular subject, enabling various contributions to be used in Elementary School I. The objective is to characterize the research developed in the Brazilian context from the perspective of Mathematical Investigations, carried out in Elementary School I classrooms, through theoretical and bibliographic research, of a qualitative nature, searching for works on the theme in the following databases: CAPES, BDTD, CAPES journals, and SCIELO journals, using the indicators: "Mathematical Investigations," "Mathematical Investigation," and "Elementary Education," from 2012 to 2023. 26 works were found, and 23 were selected for the present study. Among the main results, we have: the highest concentration of research is between 2019 and 2020; the fifth grade is the school year in which the most investigations are carried out; the studies were mainly concentrated in public schools and institutions, with a majority of intervention research and some bibliographic research, involving teachers, students, and, in some cases, both. The most addressed contents were Geometry and Algebra. The works had diverse theoretical references, and the main one was the specialist on the topic João Pedro da Ponte, present in 21 research studies and with authorship of 23 works in the analyzed papers. The results of this research offer contributions to the improvement of Mathematics teaching in Elementary School I, highlighting the effectiveness of the addressed methodology in promoting the active role of the student, autonomy, creativity, as well as emphasizing the school as aconducive environment for the construction of mathematical knowledge, and may offer a basis for further research on the topic.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]Cardoso, Jerusa Ainoã Palheta de Souza2024-04-23T17:22:22Z2024-04-23T17:22:22Z2024-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDOSO, Jerusa Ainoã Palheta de Souza. Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25530033004110040P502375798107685130000-0002-4245-2270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T06:03:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255300Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T06:03:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
Mathematical investigations for building mathematical knowledge in elementary school I classroom: an analysis of research conducted in the Brazilian context
title Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
spellingShingle Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
Cardoso, Jerusa Ainoã Palheta de Souza
Educação matemática
Investigações matemáticas
Construtivismo
Ensino fundamental I
Mathematics education
Mathematical investigations
Constructivism
Elementary school I
title_short Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
title_full Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
title_fullStr Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
title_sort Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
author Cardoso, Jerusa Ainoã Palheta de Souza
author_facet Cardoso, Jerusa Ainoã Palheta de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Jerusa Ainoã Palheta de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Investigações matemáticas
Construtivismo
Ensino fundamental I
Mathematics education
Mathematical investigations
Constructivism
Elementary school I
topic Educação matemática
Investigações matemáticas
Construtivismo
Ensino fundamental I
Mathematics education
Mathematical investigations
Constructivism
Elementary school I
description As Investigações Matemáticas correspondem a uma metodologia de ensino que busca diminuir as lacunas conceituais sobre os conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula que se contrapõem ao ensino tradicional. Adaptada para atividades dependendo da faixa etária e ano escolar, possibilita ao aluno tornar-se o autor do conhecimento adquirido sobre determinado assunto abordado, possibilitando diversas contribuições a ser utilizada no Ensino Fundamental I. O objetivo é de caracterizar as pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro a partir da perspectiva das Investigações Matemáticas, realizadas em sala de aula no Ensino Fundamental I, mediante pesquisa teórica e bibliográfica, de cunho qualitativo, com busca de trabalhos sobre a temática nos seguintes bancos de dados: CAPES, BDTD, Periódicos CAPES e Periódicos SCIELO, usando os indicadores: “Investigações Matemáticas”, “Investigação Matemática” e “Ensino Fundamental”, no período de 2012 a 2023. Foram encontrados 26 trabalhos e selecionados 23 para o presente estudo. Dentre os principais resultados tem-se que: a concentração maior das pesquisas está entre os anos de 2019 e 2020; o quinto ano é o ano escolar em que se realiza o maior número de investigações; os estudos se concentraram principalmente em escolas e instituições públicas, com maioria das pesquisas de intervenção e algumas bibliográficas, envolvendo professores, alunos e, em alguns casos, ambos. E os conteúdos mais abordados foram de Geometria e Álgebra. Os trabalhos possuíam diversos referenciais teóricos e como principal, o especialista no tema João Pedro da Ponte, presente em 21 pesquisas e com autoria de 23 obras nos trabalhos analisados. Os resultados desta pesquisa oferecem contribuições para o aprimoramento do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I, destacando a eficácia da metodologia abordada na promoção do papel ativo do aluno, autonomia, criatividade, bem como a ênfase da escola como um ambiente propício à construção do conhecimento matemático, podendo oferecer bases para outras pesquisas sobre a temática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-23T17:22:22Z
2024-04-23T17:22:22Z
2024-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Jerusa Ainoã Palheta de Souza. Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255300
33004110040P5
0237579810768513
0000-0002-4245-2270
identifier_str_mv CARDOSO, Jerusa Ainoã Palheta de Souza. Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
33004110040P5
0237579810768513
0000-0002-4245-2270
url https://hdl.handle.net/11449/255300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790754840510464