O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Vicente, Luciano Aparecido
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/182436
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir a emergência do discurso de autoajuda dirigido à educação escolar. Referimo-nos, especificamente, a algumas obras de Augusto Cury, que serão analisadas nesta Dissertação, cujo foco se volta para professores, alunos, pais e demais profissionais da educação. Analisamos esse discurso a partir dos conceitos de biopolítica e governamentalidade de Michel Foucault, para pensar de que maneira a autoajuda se transformou, hoje, num discurso que orienta o indivíduo a se transformar em um capital humano. A discussão da biopolítica, na perspectiva neoliberal, nos possibilita compreender que esse discurso orienta o indivíduo para que ele seja capaz de fazer render o seu corpo e seu valor – capital humano. Dentro do contexto contemporâneo, marcado por síndromes, ansiedades e processos de adoecimentos decorrentes das exigências competitivas do capitalismo, a busca pelos discursos de autoajuda tem-se apresentado como um fenômeno contemporâneo com forte ressonância, inclusive no âmbito educacional. Identificado como um discurso imperativo e com características específicas, ele visa a orientar e a treinar a conduta dos indivíduos em consonância com os interesses do empreendedorismo neoliberal. Identificamos, nas obras de Augusto Cury, com destaque para aquelas direcionadas à educação, as características assumidas pela literatura de autoajuda, em seus aspectos mais gerais. O intuito, nesta Dissertação, é compreender e explicitar o funcionamento dos discursos de autoajuda no contexto educacional e o quanto eles se articulam a modos de governo e condução de condutas, próprios às práticas neoliberais contemporâneas. Desse modo, essa literatura configura um tipo de tecnologia que objetiva a produção do si mesmo afinado com as ideias do mercado.
id UNSP_ef64715fefec2098fff61bc087ffeaea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182436
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultianaThe self-help discourse present in education: a reading from foucault’s biopoliticsAutoajudaBiopolíticaEducaçãoEmpreendedorismoSelf-helpBiopoliticsEducationEntrepreneurshipEsta pesquisa tem como objetivo discutir a emergência do discurso de autoajuda dirigido à educação escolar. Referimo-nos, especificamente, a algumas obras de Augusto Cury, que serão analisadas nesta Dissertação, cujo foco se volta para professores, alunos, pais e demais profissionais da educação. Analisamos esse discurso a partir dos conceitos de biopolítica e governamentalidade de Michel Foucault, para pensar de que maneira a autoajuda se transformou, hoje, num discurso que orienta o indivíduo a se transformar em um capital humano. A discussão da biopolítica, na perspectiva neoliberal, nos possibilita compreender que esse discurso orienta o indivíduo para que ele seja capaz de fazer render o seu corpo e seu valor – capital humano. Dentro do contexto contemporâneo, marcado por síndromes, ansiedades e processos de adoecimentos decorrentes das exigências competitivas do capitalismo, a busca pelos discursos de autoajuda tem-se apresentado como um fenômeno contemporâneo com forte ressonância, inclusive no âmbito educacional. Identificado como um discurso imperativo e com características específicas, ele visa a orientar e a treinar a conduta dos indivíduos em consonância com os interesses do empreendedorismo neoliberal. Identificamos, nas obras de Augusto Cury, com destaque para aquelas direcionadas à educação, as características assumidas pela literatura de autoajuda, em seus aspectos mais gerais. O intuito, nesta Dissertação, é compreender e explicitar o funcionamento dos discursos de autoajuda no contexto educacional e o quanto eles se articulam a modos de governo e condução de condutas, próprios às práticas neoliberais contemporâneas. Desse modo, essa literatura configura um tipo de tecnologia que objetiva a produção do si mesmo afinado com as ideias do mercado.This research aims to discuss the emergency of self-help discourse addressed to school education. We refer, specifically, to some works by Augusto Cury that will be analyzed in this dissertation, whose focus is directed to teachers, pupils, parents and other professionals of education. We analyze this discourse from Michel Foucault’s biopolitics and governmentality concepts, in order to consider how self-help has turned into a discourse that leads the individual to become a human capital. The discussion of biopolitics in the neoliberal perspective allows us to understand that this discourse guides the individual so that he is able to rise his body and his value – human capital. Within the contemporary context, marked by syndromes, anxieties and processes of illnesses resulting from competitive demands of capitalism, the search for self-help discourses has presented itself as a contemporary phenomenon with strong resonance, even in the educational scope. Identified as an imperative discourse with specific features, it aims to guide and train the behavior of individuals in accordance with the interests of neoliberal entrepreneurship. We identified in the works of Augusto Cury, especially those directed to education, the characteristics assumed by self-help literature in its broadest aspects. The purpose of this dissertation is to understand and explicit the operation of self-help discourses in the educational context and how they articulate themselves in terms of government and public policies, typical to contemporary neoliberal practices. Thus, this literature configures a sort of technology that aims for the production of oneself in tune with the ideas of the market.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Divino José da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Luciano Aparecido2019-07-01T12:36:03Z2019-07-01T12:36:03Z2019-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18243600091811833004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:28:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182436Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultiana
The self-help discourse present in education: a reading from foucault’s biopolitics
title O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultiana
spellingShingle O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultiana
Vicente, Luciano Aparecido
Autoajuda
Biopolítica
Educação
Empreendedorismo
Self-help
Biopolitics
Education
Entrepreneurship
title_short O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultiana
title_full O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultiana
title_fullStr O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultiana
title_full_unstemmed O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultiana
title_sort O discurso da autoajuda presente na educação: uma leitura a partir da biopolítica foucaultiana
author Vicente, Luciano Aparecido
author_facet Vicente, Luciano Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Divino José da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Luciano Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Autoajuda
Biopolítica
Educação
Empreendedorismo
Self-help
Biopolitics
Education
Entrepreneurship
topic Autoajuda
Biopolítica
Educação
Empreendedorismo
Self-help
Biopolitics
Education
Entrepreneurship
description Esta pesquisa tem como objetivo discutir a emergência do discurso de autoajuda dirigido à educação escolar. Referimo-nos, especificamente, a algumas obras de Augusto Cury, que serão analisadas nesta Dissertação, cujo foco se volta para professores, alunos, pais e demais profissionais da educação. Analisamos esse discurso a partir dos conceitos de biopolítica e governamentalidade de Michel Foucault, para pensar de que maneira a autoajuda se transformou, hoje, num discurso que orienta o indivíduo a se transformar em um capital humano. A discussão da biopolítica, na perspectiva neoliberal, nos possibilita compreender que esse discurso orienta o indivíduo para que ele seja capaz de fazer render o seu corpo e seu valor – capital humano. Dentro do contexto contemporâneo, marcado por síndromes, ansiedades e processos de adoecimentos decorrentes das exigências competitivas do capitalismo, a busca pelos discursos de autoajuda tem-se apresentado como um fenômeno contemporâneo com forte ressonância, inclusive no âmbito educacional. Identificado como um discurso imperativo e com características específicas, ele visa a orientar e a treinar a conduta dos indivíduos em consonância com os interesses do empreendedorismo neoliberal. Identificamos, nas obras de Augusto Cury, com destaque para aquelas direcionadas à educação, as características assumidas pela literatura de autoajuda, em seus aspectos mais gerais. O intuito, nesta Dissertação, é compreender e explicitar o funcionamento dos discursos de autoajuda no contexto educacional e o quanto eles se articulam a modos de governo e condução de condutas, próprios às práticas neoliberais contemporâneas. Desse modo, essa literatura configura um tipo de tecnologia que objetiva a produção do si mesmo afinado com as ideias do mercado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01T12:36:03Z
2019-07-01T12:36:03Z
2019-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182436
000918118
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/182436
identifier_str_mv 000918118
33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791192765693952