Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Gazzetta, Rodolfo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/154514
Resumo: A Educação Física, bem como todas as práticas corporais na escola, volta seu olhar, em sua maioria, para as correntes tradicionais da esportivização e do desenvolvimento motor. Porém, é nítido que as discussões em torno destas práticas podem ser ricas no sentido do desenvolvimento humano e suas relações. Sabemos que a coletividade, a imprevisibilidade a competição e cooperação são elementos que estimulam estados emocionais diversos, fazendo com que possamos para trabalhar o aprendizado emocional, de maneira eficaz. Este trabalho culmina com o que pensamos sobre a EF, uma disciplina multidisciplinar, que tem o dever de oferecer ambientes pedagógicos favoráveis para que nossos alunos experimentem e vivenciem estados emocionais e seus conflitos, oportunizando o desenvolvimento destas habilidades sociais de maneira realmente eficiente. O presente trabalho buscou entender como os alunos reagem socialmente e emocionalmente nos diferentes momentos de sua rotina escolar e como os estados emocionais são acionados nas aulas de EF durante a prática de jogos, ginástica, dança e jogos digitais. Não obstante, entender como eles conseguem identificar reações emocionais em seus pares. A opção metodológica foi a pesquisa-ação e foi realizada em estreita relação entre teoria e prática, onde participantes e pesquisadores, representantes da situação ou do problema, estão envolvidos de maneira cooperativa e/ou participativa. A pesquisa foi realizada com 120 alunos de 13 e 14 anos, do oitavo ano do ensino fundamental II em 2017, em Campinas e foram utilizados os instrumentos de observações participantes, bem como a aplicação de um questionário elaborado pelo autor, no começo e ao final do período da pesquisa. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a Roda de Estados de Ânimo (REA), que tornou possível a identificação dos estados emocionais acionados durante as diferentes modalidades praticadas no período da pesquisa. Todos os dados coletados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa, para tentar comprovar e explicar diferenças significativas nas respostas sociais e emocionais dos alunos aos diferentes estímulos no decorrer da pesquisa, considerando questões de gênero e o período em que estudam. Estas analises sugerem que as atividades praticadas durante a pesquisa acionaram estados emocionais variados, e que as práticas corporais, bem como as digitais podem contribuir para o desenvolvimento do aprendizado emocional.
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Este trabalho culmina com o que pensamos sobre a EF, uma disciplina multidisciplinar, que tem o dever de oferecer ambientes pedagógicos favoráveis para que nossos alunos experimentem e vivenciem estados emocionais e seus conflitos, oportunizando o desenvolvimento destas habilidades sociais de maneira realmente eficiente. O presente trabalho buscou entender como os alunos reagem socialmente e emocionalmente nos diferentes momentos de sua rotina escolar e como os estados emocionais são acionados nas aulas de EF durante a prática de jogos, ginástica, dança e jogos digitais. Não obstante, entender como eles conseguem identificar reações emocionais em seus pares. A opção metodológica foi a pesquisa-ação e foi realizada em estreita relação entre teoria e prática, onde participantes e pesquisadores, representantes da situação ou do problema, estão envolvidos de maneira cooperativa e/ou participativa. A pesquisa foi realizada com 120 alunos de 13 e 14 anos, do oitavo ano do ensino fundamental II em 2017, em Campinas e foram utilizados os instrumentos de observações participantes, bem como a aplicação de um questionário elaborado pelo autor, no começo e ao final do período da pesquisa. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a Roda de Estados de Ânimo (REA), que tornou possível a identificação dos estados emocionais acionados durante as diferentes modalidades praticadas no período da pesquisa. Todos os dados coletados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa, para tentar comprovar e explicar diferenças significativas nas respostas sociais e emocionais dos alunos aos diferentes estímulos no decorrer da pesquisa, considerando questões de gênero e o período em que estudam. Estas analises sugerem que as atividades praticadas durante a pesquisa acionaram estados emocionais variados, e que as práticas corporais, bem como as digitais podem contribuir para o desenvolvimento do aprendizado emocional.Physical Education as well as all the corporal practices in the school looks, for the most part, to the traditional chains of the esportivization and the sports skills development. However, it is clear that the discussions around these practices can be rich in the sense of human development and their relationships. We know that collectivity, competition and cooperation are elements that stimulate diverse emotional states, allowing us to work effectively on emotional learning. This work culminates in what we think about Physical Education, multidisciplinary, that has the duty to offer good moments for our students to experience and experience emotional states and their conflicts, allowing the development of these social skills in a really efficient way. The present work tried to understand how students react socially and emotionally in the different moments of their school routine and how emotional states are activated in Physical Education classes during the practice of games, gymnastics, dance and digital games. And also, understand how they can identify emotional reactions in their peers. The methodological option was action research and was carried out in close relation between theory and practice, where participants and researchers, representatives of the situation or the problem, are involved in al situations. The research was carried out with 120 students of 13 and 14 years of age, from the 8th year of middle school in 2017, in Campinas and the instruments of participant observations were used, as well as the application of a questionnaire elaborated by the author, at the beginning and at the end of the research period. Another research tool used was the Geneva Emotion Wheel (GEW), which made it possible to identify the emotional states during the different modalities practiced during the research period. All the data collected were quantitatively and qualitatively analyzed to try to prove and explain significant differences in the social and emotional responses of the students to the different stimuli during the research, considering gender issues and the period in which they study. These analyzes suggest that the activities practiced during the research triggered varied emotional states, and that physical as well as digital practices can contribute to the development of emotional learning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serapião, Adriane Beatriz de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gazzetta, Rodolfo2018-07-16T11:51:18Z2018-07-16T11:51:18Z2018-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15451400090593433004137066P569978143431898600000-0001-9728-7092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:22:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:22:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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