Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Padilha, Juliana dos Santos [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89386
Resumo: Segundo Salmon (2007, 2008) storytelling é um tipo de discurso que usa da narrativa para persuadir e engajar emocionalmente indivíduos na política, nas empresas e na propaganda e no marketing. Para Nuñez, (2007) o storytelling é atualmente a principal ferramenta de comunicação, a única capaz de atrair nossa atenção em meio a tantas mensagens dispersas. A narrativa também pode aparecer na web como uma forma de seduzir e fidelizar um público. Blogs diários são como um storytelling, em que blogueiros relatam suas experiências de vida. Blogs informativos também recorrem à narrativa, que aparece junto a notícias como um discurso atraente. E o que dizer quando a narrativa aparece em um blog de um programa de TV? Seria uma espécie de propaganda? Este trabalho de pesquisa consiste em um estudo de caso sobre o blog Me leva Brasil, de Maurício Kubrusly. Através da observação e interpretação do corpus, pretende-se demonstrar como a narrativa do blog Me leva Brasil configuram um tipo de storytelling que promove na Internet produtos e conteúdos midiáticos da TV, bem como a participação do telespectador. Nesse percurso, são utilizados estudos sobre storytelling e blogs, bem como sobre o Advertainment
id UNSP_fc7de01bec02ccd66703ba8c82c29249
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89386
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propagandaBlogsMídia eletrônica - ConvergênciaAdvertainmentMedia storytellingMedia convergenceSegundo Salmon (2007, 2008) storytelling é um tipo de discurso que usa da narrativa para persuadir e engajar emocionalmente indivíduos na política, nas empresas e na propaganda e no marketing. Para Nuñez, (2007) o storytelling é atualmente a principal ferramenta de comunicação, a única capaz de atrair nossa atenção em meio a tantas mensagens dispersas. A narrativa também pode aparecer na web como uma forma de seduzir e fidelizar um público. Blogs diários são como um storytelling, em que blogueiros relatam suas experiências de vida. Blogs informativos também recorrem à narrativa, que aparece junto a notícias como um discurso atraente. E o que dizer quando a narrativa aparece em um blog de um programa de TV? Seria uma espécie de propaganda? Este trabalho de pesquisa consiste em um estudo de caso sobre o blog Me leva Brasil, de Maurício Kubrusly. Através da observação e interpretação do corpus, pretende-se demonstrar como a narrativa do blog Me leva Brasil configuram um tipo de storytelling que promove na Internet produtos e conteúdos midiáticos da TV, bem como a participação do telespectador. Nesse percurso, são utilizados estudos sobre storytelling e blogs, bem como sobre o AdvertainmentAccording to Salmon (2007,2008) storytelling is a kind of speech that uses narrative to emotionally persuade and engage people in politics, business and advertising and marketing. For Nuñez, (2007) storytelling is currently the most important communication tool, and the only able to grab our attention among so many scattered messages. Narrative may also appear on the web as a way to lure and retain an audience. Daily blogs are like storytelling, in which bloggers describe life experiences. Informative blogs also make use of narrative, which appears along with news as an appealing speech. And what about when narrative appears in a TV show blog? Would it be a kind of advertisement? This research consists of a case study of the blog Me leva Brasil, by Maurício Kubrusly. Through observation and interpretation of the corpus, it is intended to demonstrate how the narrative the blog Me Leva Brasil resembles a kind of storytelling that promotes products and TV media content on the Internet, as well as viewer participation. Along the way, studies are used on storytelling and blogs, as well as on AdvertainmentUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingos, Adenil Alfeu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Padilha, Juliana dos Santos [UNESP]2014-06-11T19:24:02Z2014-06-11T19:24:02Z2010-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 f. : il.application/pdfPADILHA, Juliana dos Santos. Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda. 2010. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.http://hdl.handle.net/11449/89386000628796padilha_js_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89386Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda
title Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda
spellingShingle Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda
Padilha, Juliana dos Santos [UNESP]
Blogs
Mídia eletrônica - Convergência
Advertainment
Media storytelling
Media convergence
title_short Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda
title_full Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda
title_fullStr Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda
title_full_unstemmed Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda
title_sort Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda
author Padilha, Juliana dos Santos [UNESP]
author_facet Padilha, Juliana dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, Adenil Alfeu [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Juliana dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Blogs
Mídia eletrônica - Convergência
Advertainment
Media storytelling
Media convergence
topic Blogs
Mídia eletrônica - Convergência
Advertainment
Media storytelling
Media convergence
description Segundo Salmon (2007, 2008) storytelling é um tipo de discurso que usa da narrativa para persuadir e engajar emocionalmente indivíduos na política, nas empresas e na propaganda e no marketing. Para Nuñez, (2007) o storytelling é atualmente a principal ferramenta de comunicação, a única capaz de atrair nossa atenção em meio a tantas mensagens dispersas. A narrativa também pode aparecer na web como uma forma de seduzir e fidelizar um público. Blogs diários são como um storytelling, em que blogueiros relatam suas experiências de vida. Blogs informativos também recorrem à narrativa, que aparece junto a notícias como um discurso atraente. E o que dizer quando a narrativa aparece em um blog de um programa de TV? Seria uma espécie de propaganda? Este trabalho de pesquisa consiste em um estudo de caso sobre o blog Me leva Brasil, de Maurício Kubrusly. Através da observação e interpretação do corpus, pretende-se demonstrar como a narrativa do blog Me leva Brasil configuram um tipo de storytelling que promove na Internet produtos e conteúdos midiáticos da TV, bem como a participação do telespectador. Nesse percurso, são utilizados estudos sobre storytelling e blogs, bem como sobre o Advertainment
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-31
2014-06-11T19:24:02Z
2014-06-11T19:24:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PADILHA, Juliana dos Santos. Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda. 2010. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/89386
000628796
padilha_js_me_bauru.pdf
33004056081P4
identifier_str_mv PADILHA, Juliana dos Santos. Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda. 2010. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
000628796
padilha_js_me_bauru.pdf
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/89386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790906919682048