O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Vazzi, Marcio Roberto Gonçalves de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/151382
Resumo: Este trabalho investiga a utilização das metodologias ativas como instrumento para o ensino de Física a partir do uso de um “Kit Robótico” desenvolvido com uma plataforma de hardware livre chamada Arduíno. O planejamento do trabalho teve início em 2015, momento em que foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática e sobre as metodologias que poderiam a ser adotadas no seu desenvolvimento. Como resultado da revisão teórico-metodológica optamos por implementar o projeto por meio de um conjunto de atividades baseadas na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas focalizando a temática “Movimento”, dentro do currículo de Física do 1° ano do Ensino Médio de uma escola Técnica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O estudo de campo foi desenvolvido a partir de encontros periódicos com um grupo de alunos que manifestaram interesse pela proposta. Para direcionar as atividades e garantir que os alunos desenvolvessem as competências e habilidades desejadas foi utilizado os denominados os Roteiros de Atividades, que criava situações problemas para contextualizar a aprendizagem. Após a realização da pesquisa, verificamos alguns indícios de que o recursos e metodologias adotados podem auxiliar o professor e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, entretanto, não é a inserção da tecnologia, por si, o elemento fundamental que altera as condições de aprendizagem e sim de saber aproveitar as características que esses recursos possuem para fazer o aluno acreditar na legitimidade dos conteúdos escolares e envolver-se na construção do seu conhecimento. Deste modo, podemos dizer que, a ferramenta tecnológica utilizada nesta pesquisa (Kit Robótico), permitiu desenvolver satisfatoriamente atividades relativas ao tema “Movimento”, que atuou como elemento contextualizador e motivador no processo de aprendizagem.
id UNSP_fccc80dc457f1d0a7bd9ffb05e06217c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151382
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento UniformeThe Arduino and the Learning of Physics: a robotic kit to address concepts and principles of the Uniform MovementAprendizagem ativaEnsino de físicaRobóticaArduínoActive learningTeaching physicsEste trabalho investiga a utilização das metodologias ativas como instrumento para o ensino de Física a partir do uso de um “Kit Robótico” desenvolvido com uma plataforma de hardware livre chamada Arduíno. O planejamento do trabalho teve início em 2015, momento em que foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática e sobre as metodologias que poderiam a ser adotadas no seu desenvolvimento. Como resultado da revisão teórico-metodológica optamos por implementar o projeto por meio de um conjunto de atividades baseadas na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas focalizando a temática “Movimento”, dentro do currículo de Física do 1° ano do Ensino Médio de uma escola Técnica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O estudo de campo foi desenvolvido a partir de encontros periódicos com um grupo de alunos que manifestaram interesse pela proposta. Para direcionar as atividades e garantir que os alunos desenvolvessem as competências e habilidades desejadas foi utilizado os denominados os Roteiros de Atividades, que criava situações problemas para contextualizar a aprendizagem. Após a realização da pesquisa, verificamos alguns indícios de que o recursos e metodologias adotados podem auxiliar o professor e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, entretanto, não é a inserção da tecnologia, por si, o elemento fundamental que altera as condições de aprendizagem e sim de saber aproveitar as características que esses recursos possuem para fazer o aluno acreditar na legitimidade dos conteúdos escolares e envolver-se na construção do seu conhecimento. Deste modo, podemos dizer que, a ferramenta tecnológica utilizada nesta pesquisa (Kit Robótico), permitiu desenvolver satisfatoriamente atividades relativas ao tema “Movimento”, que atuou como elemento contextualizador e motivador no processo de aprendizagem.This work investigates the use of active methodologies as an instrument for teaching physics from the use of a "Robotic Kit" developed with a free hardware platform called Arduino. Work planning began in 2015, at which time a review of the literature on the subject and on the methodologies that could be adopted in its development was carried out. As a result of the theoretical-methodological revision we decided to implement the project through a set of activities based on the methodology of Problem-Based Learning focusing on the theme "Movement" within the Physics curriculum of the 1st year of High School of a Technical School Of the State Center of Technological Education Paula Souza. The field study was developed from periodic meetings with a group of students who expressed an interest in the proposal. In order to direct the activities and ensure that the students developed the desired skills and abilities, we used the so-called Activity Schedules, which created situations to contextualize the learning situations. After conducting the research, we verified some evidence that the resources and methodologies adopted can help the teacher and contribute to the teaching and learning process, however, it is not the insertion of technology, by itself, the fundamental element that changes the conditions of Learning but rather to know how to take advantage of the characteristics that these resources have in order to make the student believe in the legitimacy of the school contents and to be involved in the construction of their knowledge. In this way, we can say that, the technological tool used in this research (Robotic Kit), allowed to develop satisfactorily activities related to the theme "Movement", which acted as contextualizing and motivating element in the learning process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vazzi, Marcio Roberto Gonçalves de [UNESP]2017-08-23T19:37:09Z2017-08-23T19:37:09Z2017-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15138200089090833004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-22T06:22:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151382Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-22T06:22:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme
The Arduino and the Learning of Physics: a robotic kit to address concepts and principles of the Uniform Movement
title O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme
spellingShingle O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme
Vazzi, Marcio Roberto Gonçalves de [UNESP]
Aprendizagem ativa
Ensino de física
Robótica
Arduíno
Active learning
Teaching physics
title_short O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme
title_full O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme
title_fullStr O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme
title_full_unstemmed O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme
title_sort O Arduíno e a Aprendizagem de Física: um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme
author Vazzi, Marcio Roberto Gonçalves de [UNESP]
author_facet Vazzi, Marcio Roberto Gonçalves de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vazzi, Marcio Roberto Gonçalves de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Ensino de física
Robótica
Arduíno
Active learning
Teaching physics
topic Aprendizagem ativa
Ensino de física
Robótica
Arduíno
Active learning
Teaching physics
description Este trabalho investiga a utilização das metodologias ativas como instrumento para o ensino de Física a partir do uso de um “Kit Robótico” desenvolvido com uma plataforma de hardware livre chamada Arduíno. O planejamento do trabalho teve início em 2015, momento em que foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática e sobre as metodologias que poderiam a ser adotadas no seu desenvolvimento. Como resultado da revisão teórico-metodológica optamos por implementar o projeto por meio de um conjunto de atividades baseadas na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas focalizando a temática “Movimento”, dentro do currículo de Física do 1° ano do Ensino Médio de uma escola Técnica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O estudo de campo foi desenvolvido a partir de encontros periódicos com um grupo de alunos que manifestaram interesse pela proposta. Para direcionar as atividades e garantir que os alunos desenvolvessem as competências e habilidades desejadas foi utilizado os denominados os Roteiros de Atividades, que criava situações problemas para contextualizar a aprendizagem. Após a realização da pesquisa, verificamos alguns indícios de que o recursos e metodologias adotados podem auxiliar o professor e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, entretanto, não é a inserção da tecnologia, por si, o elemento fundamental que altera as condições de aprendizagem e sim de saber aproveitar as características que esses recursos possuem para fazer o aluno acreditar na legitimidade dos conteúdos escolares e envolver-se na construção do seu conhecimento. Deste modo, podemos dizer que, a ferramenta tecnológica utilizada nesta pesquisa (Kit Robótico), permitiu desenvolver satisfatoriamente atividades relativas ao tema “Movimento”, que atuou como elemento contextualizador e motivador no processo de aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23T19:37:09Z
2017-08-23T19:37:09Z
2017-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151382
000890908
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/151382
identifier_str_mv 000890908
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791234675179520